Renovar o coração pelo Espírito Santo

Padre Fabrício
Foto: Maria Andrea/fotos CN

A proposta desta quinta-feira de adoração, que nos prepara para o Pentecostes, é que já o [Pentecostes] experimentemos, pois ele acontece no coração.

Deus colocou no mundo as coisas simples para nos ensinar a profundidade das mais complicadas, para que os pobres de coração entendam as coisas grandes.

Observando uma flor percebi que a beleza da vida vem de dentro para fora, não é preciso buscar a juventude de fora para dentro. Quanto mais o tempo passa, tanto mais vemos que a renovação do homem é de fora para dentro, mas não o é. Cada vez mais as pessoas se tornam velhas e buscam a juventude de fora de si. Mas a proposta feita hoje não é de um produto que renova de fora para dentro. Com o desgaste do tempo vamos nos cansando e nos desgastando. A renovação de Deus é de dentro para fora. A fonte da juventude está num coração cheio do Espírito Santo.

Deus tem um "Produto" capaz de nos renovar de dentro para fora, que não foi elaborado na farmácia: É o Espírito Santo Paráclito, que pode renovar nosso coração duro. O que torna o homem velho não é a quantidade de rugas que ele tem, mas sim o ato de perder a capacidade de manter o Espírito  Santo de Deus dentro de si, de não ter um coração de carne, sobretudo, o que o envelhece é o ato de se acostumar com o pecado.

O grande desafio é encontrar um jovem que tenha a disposição dos velhos homens de Deus, cujo coração era cheio do Espírito Santo, por isso são novos.

"A fonte da juventude está num coração cheio do Espírito Santo", afirma o sacerdote

A proposta de Pentecostes não é a proposta de um barulho externo, mas interno, de transformação do nosso coração. Um coração de jovem reconhece o coração de outro jovem. O que nos envelhece não é a doença, mas quando perdemos a capacidade de deixar o coração sadio.

O lugar da reunião, onde o Espírito vai nos transformar, não é mais a sala em que aconteceu o Pentecostes, mas o nosso coração. O nosso problema hoje é um envelhecimento precoce da experiência com Deus. Pentecostes, para nós, é a proposta de renovar o coração.

Talvez o Pentecostes que precisa acontecer no seu coração hoje seja a de reconciliação consigo mesmo, com Deus e com as pessoas. Hoje o Senhor lhe faz a proposta de renovar-se como a flor, de dentro para fora, purificando o coração envelhecido, acostumado com o pecado.

Essa proposta de renovação é a mesma que os discípulos viveram reunidos com a Virgem Maria ali no Cenáculo. Eles estavam ali fechados, como pode estar fechado seu coração. Não há nada que envelheça mais uma pessoa do que a falta de perdão. Não existe nada que tire mais nossa vida do que um coração fechado em si mesmo, incapaz de perdoar. Os discípulos estavam assim, reunidos com medo e fechados em si, mas Jesus entrou e disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio. Então, soprou sobre eles e falou: 'Recebei o Espírito Santo'” (Jo 20, 21-22).

Por meio de Pentecostes Deus recria o nosso coração e nos envia para a missão. Deixe-se conduzir por Aquilo [Espírito Santo de Deus] que se encontra dentro de você.

Transcrição e adaptação: Clarissa Oliveira

Assista a um trecho desta pregação:

 


Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600 begin_of_the_skype_highlighting            (12) 3186-2600      end_of_the_skype_highlighting


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo