Revesti-vos do homem novo

Ironi Spuldaro
Foto: Weslei Almeida/CN

É preciso uma atitude nova, decisão e determinação nos caminhos do Senhor. A vida de combate exige de você uma nova postura com a intimidade com o Senhor e a rejeição ao mal.

Se até agora as pessoas olhavam para você e viam a sua beleza humana, sua capacidade e virtudes, a partir deste momento é preciso que elas vejam em você a potência divina. Se as pessoas olhavam para você e viam apenas uma mulher competente, uma pessoa honesta, é preciso que elas vejam agora a força de Deus em você. É preciso que elas digam: “Lá vai uma pessoa cheia do Espírito Santo”. Isso significa que você vai fazer guerra contra o "homem velho" em seu interior. O corpo gosta do pecado, mas a alma quer a cruz, ela almeja o sacrifício. Aqui se encontra a virtude dos grandes santos e santas de Deus, pois eles se deixaram conduzir pela natureza divina a ponto de, no sofrimento, encontrar a vontade divina, e na perda encontrar a conquista.

Deus nos dá, nesta manhã, alguns caminhos para vencermos o mal e sermos cheios do Espírito Santo.

1º Crer no Evangelho: é preciso crer na Palavra de Deus. O Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Novo "Millenio Ineunte", nº 59, disse: “Os Evangelhos não são sínteses, normas, preceitos ou regras para mudar a humanidade. O Evangelho é uma Pessoa: Jesus Cristo”.

Eu preciso crer em Jesus Cristo. É impossível viver o "homem novo" sem crer em Jesus e ter intimidade com Ele.

2º Ide e evangelizai: não basta crer em Jesus Cristo, é preciso se colocar a serviço. Paulo VI diz na "Evangelii Nuntiandi": “A Igreja existe para evangelizar”. A minha casa e a minha família existem para evangelizar. A Igreja sem esta ordem “ide” não tem sentido; sem cumprir este mandato ela será assolada pelo mal.

O mandato de evangelizar não é para os outros; nos ocupar com as coisas de Deus não é para as outras pessoas, é para mim, é para você, para nós! A Palavra de Deus só chegou até nós porque outras pessoas perseveraram nesta certeza.

3º Estar com Deus: precisamos estar na intimidade da Palavra do Pai, para que o mal se dobre sob o poder de Deus. Nós precisamos estar com Deus para saber distinguir a Sua voz da voz do maligno. O próprio Jesus disse: “Eu estarei convosco todos os dias”. Se Deus está conosco, por que não estaríamos nós com Ele!? Nossa batalha não é contra homens de carne, mas contra o demônio, por isso temos que estar com Deus.

"É impossível viver o 'homem novo' sem crer em Jesus", afirma Ironi
Foto: Weslei Almeida/CN

4º Deus nos deu as 'ferramentas do Espírito': Ninguém pode vencer um eleito de Deus. Não se pode prender o Espírito Santo. Deus colocou a seu dispor os dons do Espírito Santo para que você leve a Palavra de Deus a todos os cantos.

5º Alimentar o povo de Deus: Existe um povo que está sedento de Deus. O mundo está mergulhado na cultura da morte, no relativismo, no subjetivismo, no paganismo, e em meio a tudo isso, existe um povo que Deus quer salvar e alimentar. Deus conta com você para levar, na potência do Seu Espírito Santo, a Sua presença para este povo.

6º Apegar-se a Nossa Senhora: Na virada no Novo Milênio, enquanto todo o mundo dizia que se instaurava uma nova era, a “Era de Aquário”, o Papa João Paulo II consagrou o Terceiro Milênio a Nossa Senhora, dizendo que, com ela, se inaugurava a era da nova evangelização, da qual Maria é a “Estrela da nova evangelização”. Ninguém teve maior intimidade com o Espírito Santo de Deus do que a Santíssima Virgem Maria. Então não fique aí sofrendo, apegue-se a Nossa Senhora e encurte o caminho.

7° Promover a paz: Você não pode mais matar, não pode mais destruir, tem que morrer [para o pecado e para si mesmo] para que outros tenham vida. Os primeiros cristãos tinham alegria de dar a vida pelo Reino de Deus e eram construtores da paz. Morrendo eles davam vida a outros. Mas deixe-me lhe dizer uma coisa: só pode dar a vida quem está cheio do Espírito Santo.

 

Transcrição e adaptação: Daniel Machado 

 


Ironi Spuldaro


Membro do Conselho Nacional da RCC Brasil

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo