Revolução do Espírito

Ouça: refrão do Salmo 102


Meus irmãos, nenhum de nós consegue adentrar na profundidade deste salmo. Compadecer quer dizer padecer com. A palavra de Deus está dizendo que Deus se compadece com os seus sofrimentos. Não tire o corpo, pois Deus é compassivo contigo também. Mesmo com os seus pecados, Deus se compadece com você. Assim como uma mãe que ama mesmo aquele filho, que é uma “ovelha negra”, Deus também te ama, mesmo que você não mereça.

Por isso quando se diz “O senhor é bondoso e compassivo”, estamos dando uma qualidade maravilhosa de Deus. Se eu nego, se eu peco, se eu sofro, Ele sofre. Mesmo eu não merecendo, Ele me amou e me escolheu. Ele não nos trata como exigem nossas faltas e nem como nós merecemos, Ele nos trata com compaixão.

Deus é bom para mim! Não falamos isso em um intimismo, mais porque Ele é misericordioso, bom para mim.

Por isso São Paulo vai dizer: “Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo!”.
Paulo tinha um temperamento terrível, mas viveu toda a vida controlando o seu temperamento para ser cada vez mais parecido com Cristo. Não falo aqui daquelas pessoas “boazinhas” que não se importam com o que está acontecendo. Deus gosta daqueles que são determinados, são violentos consigo mesmo para serem bondosos e compassivos. É desses que Deus gosta e está buscando.

Não tenha medo de ter um temperamento difícil, mas você não pode parar nele. Você tem que se esforçar para ser como Paulo, cada vez mais parecido com o Cristo, mesmo que você precise ser violento consigo mesmo. Isso não quer dizer se machucar fisicamente, mas controlar o seu temperamento com todas as suas forças. Deus não vai levar em conta o quanto você conquistou, mas o quanto você lutou.

Davi também era colérico. Os grandes homens de Deus tinham o temperamento difícil: São Francisco de Sales, Dom Bosco, Davi, Paulo, etc. Por isso não desanime, lute!

A atitude de Davi, na primeira leitura, é própria de quem tem um coração mudado. Um coração que o próprio espírito, foi modelando no tempo da perseguição. Um coração que não odeia o seu inimigo, mas o perdoa. Um coração moldado pelo Espírito. Precisamos ter um coração como o de Davi. Peça ao Senhor a graça de um coração manso e humilde.

Ouça: Pe. Jonas fala do exemplo de Davi

O Evangelho vem nos dizer que nós precisamos ter um coração compassivo, um coração bondoso para com aqueles que o persegue, que o ataca. Precisamos ter um coração mudado pelo Espírito Santo, mas isso leva tempo. Nós precisamos conquistar esse coração capaz de amar os nossos inimigos. Isso exige luta, exige violência contigo mesmo.

Você sozinho não poderá conseguir essa graça mas somente com o Espírito Santo. Tudo é possível aquele que crê. O que você não consegue sozinho você consegue com o Espírito Santo, mas é preciso você permitir que Ele aja em você. Para isso você precisa de dedicação. Você precisa aprender a deixar o Espírito Santo agir, assim como os santos permitiram. Deus não quer essa graça somente para os santos de altar, mas Ele a deseja para todos os Seus filhos. Por isso Ele quer que a graça do derramamento do Eespírito Santo caia sobre todos nós. Você precisa desejar essas graça por primeiro.

Talvez você diante do Evangelho diga que não é possível. É preciso que você lute com a sua vida, a cada dia, sem vacilar. Não podemos mais ter cristãos lights, que de semelhança com Cristo não tem nada. Isso precisa acabar.

Aquilo que você deseja que façam a você, você deve fazer primeiro. Pois mais do que um trator, você tem o próprio Espírito Santo de Deus dentro de você.

Ouça: Pe. Jonas explica que o Espírito Santo que nos ensinar a amar os nossos inimigos

São Lucas entende o coração de Jesus, pois foi vendo a mudança que o Espírito Santo foi realizando no coração de Paulo. Mesmo sem ter conhecido Jesus pessoalmente, ele entendeu a vontade de Jesus, por isso é necessário ter um coração misericordioso como o dD'Ele.

Peça Deus a graça de um coração igual ao d'Ele. Se você pedir com todas as suas forças para que o Senhor arranque do seu peito esse coração de pedra, Ele colocará em ti o Espírito Santo.

Transcrição: Renan Félix
Fotos: Natalino Ueda
Edição Áudio: Tatiane Bastos


Adquira essa pregação pelo telefone:
(12) 3186-2600

↑ topo