Sacerdócio e Vida Consagrada nas Comunidades Novas

Pe. Nilson Leal de Sá
Comunidade Beatitudes/França

Ouça: Apresentação comunidade Beatitudes (França)

Nós jovens temos muitos sonhos e ideais e isso me fez lembrar palavras de Joao Paulo II quando falava aos jovens para não deixarem de sonhar e para realizarem seus sonhos.

Eu procurava meu lugar na Igreja e o Senhor pôs a comunidade Beatitudes, uma comunidade de vida onde todos nós, padres freiras e celibatários vivemos juntos.

O Senhor não me fez sonhar em vão.

Eu não conheço todas as comunidades, mas digo de mim,  como sacerdote  que vive numa  comunidade nova, a Beatitudes,  que é uma experiência muito rica. Digo sem minimizar em nada a riqueza das comunidades clássicas. 
Outro ponto importante de destacar nas novas comunidades é o fato de vivermos a vida fraterna com diferentes estados de vida. Isso enriquece a minha própria vocação.

A minha vida é inteiramente para Deus, e a vida fraterna me ensina que o amor maior precisa ser para Deus.

Vendo os meus irmãos frades e freiras percebo que eles me interpelam à vida de oração.

As irmãs, por exemplo,  levam o mundo na intercessão; elas lembram a importância da oração na minha vida enquanto sacerdote.

Quando olho os celibatários, percebo a  disponibilidade deles devido ao tempo que se dispõem a servir a Deus e descobrir o que Deus tem para a concretização da vocação deles. E olhando para eles eu percebo o quanto devo me entregar mais a Deus, dispondo do meu tempo. 

As novas comunidades são frutos do Concílio Vaticano.

Lembro que antes de qualquer coisa sou irmão de todos, como uma grande família, é a vocação ao qual eu fui chamado.

Graças a Deus, nas nossas comunidades temos a oportunidade de exercer o nosso ministério.

No texto do Concílio cita sobre os sacerdotes; diz que todo sacerdote mesmo encardinado à sua Diocese, os srs. Bispos e Padres devem se abrir à universalidade da Igreja para servir a Igreja.

Vivo atualmente na França e  sou responsável pela formação dos seminaristas,  e também estive na África para atividades apostólicas.

A Igreja não deve se fechar em suas próprias atividades mas abrirem-se à universalidade da Igreja.

Agradeçamos ao Senhor pelo que Ele faz na Igreja.


Irmã Marliane de Andrade
Comunidade Doce Mãe de Deus/Paraíba

Ouça: Irmã Marliane (comunidade Doce Mãe de Deus) diz que aprendeu com o padre Jonas a sorrir.

Os sacerdotes são um dom de Deus na Igreja. Eles fazem grande diferença na vida comunitária.

Quero dizer que como irmã e membro de uma comunidade nova que quem crê não está sozinho, já dizia o  Papa Bento XVI. 

No dia em que eu fiz a opção de me consagrar, fiz a opção de ser feliz. A minha consagração passa aos fiéis felicidade. Eu optei por Jesus Cristo de forma radical.

Deus nos chamou a  vivencia radical do Seu Evangelho.

Os casais da comunidade são uma graça a ser traduzida. Eu louvo a Deus por cada família, porque o meu fundador é casado.

Desde quando entrei na vida comunitária o meu desejo perdura no meu coração de continuar sempre. Por muitas vezes a mão de Deus me segurou.

Um dos presentes maiores da vida consagrada nas novas comunidades é o dom de ter irmãos. Deus nos deus irmãos que nós não escolhemos, foi iniciativa de Deus essas escolhas.

Ele nos deu pessoas na vida comunitária que nós muitas vezes até dizemos: ‘No céu tem cada morador, hein?’ ( risos )

Nos queremos louvar a Deus por sua Misericórdia!

 

 

 

 

Adaptação: Tatiane Bastos

Fotos: Lucilene Silva

Áudios: Anderson Nunes


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


↑ topo