Saia do seu lugar e vá ao encontro de Deus

Emanuel Stênio
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
Nosso primeiro foco deve ser o de buscar o Senhor. Não podemos ser católicos que buscam as coisas que Deus pode nos dar, mas sim que buscam o Deus das coisas. A nossa oração e nossa atitude devem ser buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, pois tudo mais nos será acrescentado.

Todos os nossos encontros são marcados por um lugar específico. Quando queremos namorar, por exemplo, escolhemos um ambiente especial: uma lagoa, a serra, um mirante… Quando queremos estar com os amigos, vamos ao clube, à praia, ao campo de futebol… As mulheres, quando querem “relaxar”, vão ao shopping. Para cada momento de nossa vida existe um ambiente e ele a marca. Para conversarmos com Deus é a mesma coisa. Existe um cenário no qual vamos repousar n'Ele e deixar que Ele nos cure e traga paz ao nosso coração.

Você também usa uma roupa específica quando vai à praia ou a um casamento. Assim, para ir à casa de Deus também temos de nos adequar; temos de ir com o coração alegre, pois lá encontramos a Palavra do Senhor, o Corpo de Cristo, que nos sustenta e ali vivemos uma experiência de felicidade.

Alguns lugares nos são especiais não pelo ambiente em si, mas pelos acontecimentos. Com isso, quero lhes dizer que não é pela estrutura que a casa de Deus é importante, mas pelo que acontece lá dentro: o mistério da salvação, a manifestação do Senhor que vem até nós.

Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num espinheiro. Pegou o carneiro e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.14.Abraão passou a chamar aquele lugar “O SENHOR providenciará”. Hoje se diz: “No monte em que o SENHOR aparece” (Gênesis 22,13-14).

Desde o início as pessoas vão a lugares específicos para fazer sua oração. Abraão ergueu um local, porque ali Deus se manisfestou.

Muitas vezes, vamos à igreja ou à capela e rezamos muito, mas quando precisamos nos calar para Deus falar, vamos embora. Escutar o Senhor é um passo difícil. Quanto tempo você reserva do seu dia para o Senhor? Nós precisamos ouvir o Senhor, porque Ele quer falar conosco.

Precisamos entrar em sintonia com o Senhor.
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Quando eu entro numa catedral, sinto um ambiente diferente. Também, ao contrário, quando passo perto de algum lugar em que há bares ou vejo prostituição pelas ruas, sinto que o ambiente é “pesado”!

Meu irmão, quem não quer ir a lugares que se parecem com um pedaço do céu? Todos queremos ir a lugares em que sabemos que Deus está. A Igreja, a casa onde Deus habita, parece para nós um pedaço do céu.

Precisamos lutar com Deus, estar com Ele em oração constante, mas deixá-Lo vencer, deixá-Lo ser vitorioso em nossa vida. Jacó lutou com Deus e, nessa luta, foi vencido. Depois, chamou o lugar de Fanoel, porque viu o Senhor face a face. Brigar com Deus é desabafar, é dizer a Ele tudo o que sentimos, é fazer uma oração sincera. Com certeza, depois sairemos tranquilos, em paz! Precisamos entrar em sintonia com o Senhor.

Mais adiante, Deus manda Jacó voltar a Betel para cumprir uma promessa, porque aquele é um lugar santo, pois lá o Senhor havia se manifestado.

Para que nos encontramos com as pessoas? Não é para conversar, dialogar, falar, ouvir, compartilhar? Deus também nos chama para um encontro com Ele. Na igreja, essa é a experiência que devemos fazer com o Senhor. Ele nos diz que há uma tenda do encontro.

“Moisés pegou na Tenda e montou-a fora, a certa distância do acampamento. Chamou-a “Tenda do Encontro”. Assim, todo aquele que quisesse consultar o SENHOR saía até a Tenda do Encontro, fora do acampamento” (Êxodo 33,7).

Deus só lhe pede para não faltar à Santa Missa aos domingos. Você precisa sair do seu local e ir ao encontro do Senhor.

“Salomão tinha terminado a Casa do SENHOR e o palácio real, e tudo o que Salomão se tinha proposto realizar no templo e em seu palácio lhe saiu muito bem.12.Então, durante a noite, o SENHOR apareceu a Salomão e lhe disse: “Ouvi tua oração e escolhi este lugar como casa para receber os sacrifícios.13.Quando eu trancar o céu e faltar chuva, quando mandar os gafanhotos para devorarem os campos, quando enviar a peste contra o povo,14.se então o povo sobre o qual for invocado meu nome se humilhar, orar, me procurar e se converter de sua má conduta, eu escutarei do céu, lhe perdoarei o pecado e restituirei a saúde à terra.15.Meus olhos estarão abertos e os ouvidos atentos à oração feita neste lugar.16.Pois agora escolhi e santifiquei esta casa dedicada a meu nome para sempre. Meus olhos e meu coração estarão nela todo o tempo” (II Crônicas 7,11-16).

Precisamos nos abrir para Deus e buscá-Lo nos lugares onde Ele está. Na igreja, não acontecem pequenas coisas, mas o sacrifício de Jesus, que morreu na cruz, sempre é renovado. Feliz de você que sai da sua casa para rezar e viver a intimidade com Deus!

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186-2600
Nome registrado: "Meu pai é quadrado"


 

 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo