Salvo conduto para o céu

Prof. Felipe Aquino
Foto: Wesley Almeida

“Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu” (Mateus 18,18).

A Igreja determinou este tempo de quaresma como os quarenta dias no deserto, é a preparação para esta grande festa da Páscoa da Ressurreição. Na quaresma a cor é a roxa e é tempo da verdadeira alegria, porque a tristeza é o pecado, e a penitência é a alegria de deixar o pecado. É diferente a alegria e do prazer, este é da carne e a alegria é da alma.

"O pecado é o motivo da tua tristeza. Deixa a santidade ser o motivo da tua alegria.” diz Santo Agostinho.

Agora é tempo de buscar a santidade para ser feliz. Como está na Bíblia, quando jejuardes passe perfume e seja alegre. É tempo de lutarmos contra o pecado. Jesus veio para isto, para nos livrar do pecado.

Quando Deus mandou que João Batista anunciasse o Filho de Deus, ele anunciou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O cordeiro era o holocausto da época, um cordeiro de manhã e um à tarde para que de dia Deus tirasse o pecado deles.

Jesus é o Cordeiro Imolado de Deus que derramou seu sangue para tirar o pecado do mundo. Jesus nos amou, e sabia de todo sofrimento que iria passar; quando diz a São Pedro em Mateus 16,22 – “Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” – Pedro estava influenciado pela mentalidade errada querendo afastar Jesus do sofrimento.

Depois que Jesus ressuscitou, a primeira coisa que Ele fez foi desejar a paz dizendo: “A paz esteja convosco”. E enviou os apóstolos. Ele vai tirar o pecado do mundo pela confissão, que é a aplicação do Sangue derramado na cruz. Jesus morreu por nós.

'Qual é o pecado que você não está conseguindo vencer?'
Foto: Wesley Almeida

Não tem pecado na Igreja em que ela não perdoe. Não é a absolvição do sacerdote, mas a morte e o sangue de Cristo que lhe salvou. Quando a Igreja te toca é o Cristo que te batiza. A Igreja é simplesmente o Corpo Místico de Cristo. Muitas pessoas dizem: ‘Não vou confessar com tal padre porque é um homem igual a mim’. É com um homem que tem o Sacramento da Ordem, membro da Igreja, como parte mística do Corpo de Cristo que tem o poder de livrá-los de todo pecado.

Não deixe para se confessar depois, você pode morrer e não ter absolvição. Deus nos dá a graça da absolvição para nos perdoar, pois Jesus nos perdoou com o sangue tirando todos os pecados de nossa alma.

Como São Paulo nos diz: “Se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8, 13 e 14).

Nós temos duas mortes: A primeira quando a alma se separa do corpo; a segunda quando a alma se separa de Deus. Imaginem viver eternamente sem Deus. O Senhor nos fez para Ele, e se perdemos Deus, perderemos tudo.

Em Gálatas 5,17-21 diz: “Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis. Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!”

'É o Espírito Santo que te dá força para orar, comungar, confessar e adorar '
Foto: Wesley Almeida

O pecado tem mais força que nós, e muitas pessoas lutam e lutam muito, mas lutam sozinhos, pois só pelo poder do Espírito Santo conseguiremos. Por isso insistimos a serem batizados no Espírito Santo, para que ele conduza a sua vida. Ele que fez os apóstolos perderem o medo e terem a coragem de evangelizar os povos.

Irmão, qual é a obra da carne? Qual é o pecado que você não está conseguindo vencer? Peça o Espírito Santo para que vença o seu pecado. Lógico que temos que fazer a nossa parte, rezando e pedindo o batismo do Espírito Santo. Não sofra sozinho. Corra atrás de um irmão e peça oração, até Jesus pediu isso aos apóstolos, para que rezasse por Ele.

Jesus era verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. O Espírito Santo é forte, mas a carne é fraca. Tem gente que quer sair do pecado, mas não evita a situação do pecado. Quer se limpar, mas não quer sair da lama. Vigiai!

A graça é a potencialização da natureza, aquilo que a ela não consegue fazer sozinha, a graça vem e acontece. Deus lhe concede a graça para conseguir vencer aquele pecado. Exemplo: Quando você tem vergonha de contar os seus pecados, a graça vem e o ajuda a confessar. É o Espírito Santo que te dá força para orar, comungar, confessar, adorar e ir à Missa.

Transcrição: Eliziane Alves


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12)3186-2600

↑ topo