Santa Teresinha, exemplo de santidade

Eliana e Ricardo Sá
Foto: Robson Siqueira
Hoje comemoramos o aniversário de morte de Santa Teresinha do Menino Jesus. Esta mulher sofreu muito na terra. Teresa nasceu depois que sua mãe, Zélie Martin, havia perdido uma criança. A mãe dela estava enferma e não podia amamentá-la. Teresinha ficou um tempo com uma ama de leite numa família humilde da França.

.: Veja site especial sobre Santa Teresinha
.: Adquira o livro "Os pais de Santa Teresinha"

Aos 4 anos, ela ficou órfã de mãe. Zélie morreu de câncer. O pai de Santa Teresinha queria ser monge e a mãe dela, irmã da caridade. Como fazer isso depois de casados? Louis Martin estudou muito tudo que falava sobre matrimônio. Mas, depois de muita reflexão, Zélie percebeu que tinha um forte chamado para a maternidade, apesar de sua vontade [de seu chamado à vida religiosa].

Seus pais tiveram 9 filhos, dos quais cinco viraram religiosos. Zélie fazia uma oração a Deus, antes do parto, pedindo que os filhos fossem santos. Se não o fossem, pedia que Deus os levassem. Quatro se foram.

A família corre grande risco de ter apenas um filho. O dom de criar pertence ao Pai, nós somos colaboradores. Eu e Ricardo só temos um filho por causa da doença que tive em 2000. Tive câncer e até hoje tomo medicamentos para evitar que ele volte, isso faz com que não consigamos mais engravidar.

Voltando a falar sobre Santa Teresinha: ela entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Era um exemplo de santidade!

O tema desta pregação é a mudança, pois eu tenho uma notícia muito ruim para dizer a vocês: todos nós vamos morrer. Santa Teresinha faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos. A gente não quer morrer, não é? A gente quer ser muito feliz. Santa Teresinha entendeu tanto o que era o céu que, antes de a mãe falecer,  ela chegou e disse que queria que ela fosse muito feliz. E desejou que a mãe morresse a fim de ir para o céu logo. Uma criança de quatro anos não quer ficar sem a mãe, mas Terresinha não queria vê-la [mãe] sofrer e sabia que Deus lhe reservava o melhor.

"A família corre grande risco de ter apenas um filho"
Foto: Robson Siqueira

Santa Teresinha nasceu quando Zélie já estava doente, parecia que esta já fazia ideia de que a filha seria uma grande doutora da Igreja. E ela o é! Teresinha ingressou com 15 anos ao Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Teresinha mudou muito: de menina mimada a uma grande santa. Ela tinha uma irmã insuportável (talvez como seu marido, sua esposa), mas tinha de amá-la. Então, decidiu dar-lhe um sorriso todas as vezes em que ela a irritasse. Isso também nós devemos fazer a quem nos irrita. Ela sabia que se morresse, naquele momento, o céu estava garantido. O céu é para os pequeninos.

Santa Teresinha foi proclamada principal Padroeira das Missões em 1927, Padroeira Secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, ensinando-nos que o caminho da santidade passa pela humildade. Em 1997 foi comemorada a data do seu centenário.

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo