Santos e irrepreensíveis

Ricardo Sá
Foto: Robson Siqueira/ Foto CN
Hoje, quero trazer-lhe uma palavra de consolo. Nós não sabemos pedir, ficamos atrapalhados com tudo que acontece em nossas vidas, não é verdade? Mas não precisamos ficar com medo, pois temos um Amigo que quer nos conduzir: o Espírito Santo.

Vamos abrir a nossa bíblia em Efésios, 1-3:

“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo”.

Fomos abençoados e somos abençoados. Esta Palavra de Deus vai nos ajudar a darmos direção para a nossa vida. Eu e você andamos um pouco "tontos "com o mundo, de tanta coisa que tem nos acontecido: coisas boas e coisas assustadoras. Coisas que pensávamos que nunca iríamos ver de perto, hoje, vemos e elas nos assustam. Eu também ando assustado e espero que você não tenha medo de assumir isso. Entretanto, somos um povo abençoado com toda a bênção de Cristo Jesus.

Vejamos a continuação desta linda Palavra. O versículo 4, do mesmo capítulo, nos diz ainda:

“E nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”.

Que lindo! Deus, que me escolheu em Cristo antes da criação do mundo, me ama! Que amor é esse? Você acredita que Jesus escolheu você? Peça ao Espírito Santo que venha ajudar você. Eu não sei o que você tem passado, se tem sofrido, mas saiba: Deus o escolheu e o ama. Bendito seja Deus, que escolheu você antes da criação do mundo! Não tema!

A sua vida precisa caminhar nessa direção. Tanto sofrimento! Dor? Eu sei. Não tem sido fácil, caminhamos no deserto que é a vida. Não tem sido fácil, mas deixe que o Espírito Santo transforme agora a sua vida. Não podemos viver por viver. Precisamos estar conscientes da graça de Deus. Ele nos indica quem somos e por que estamos aqui.

São tantos conflitos na família, nos afetos, no pecado, neste mundo que esvazia nossa alegria de viver. Invoque o Espírito Santo para as situações e coisas que você não entende. Peça que Ele endireite os seus passos. Não se esqueça: você é um escolhido.

Agradeça ao Senhor. A sua cabeça não entende, mas peça que, pela graça, esta Palavra de Deus seja escrita dentro de você em letras de fogo, para que você viva o que ela indica. Descanse sua alma nessa Palavra, ela é consoladora. Eu e você somos filhos abençoados com toda a bênção. Tanto amor para que sejamos santos e irrepreensíveis diante dos olhos de Deus. Quem somos nós? Somos escolhidos desde sempre por Jesus.

Mas onde é que vivemos isso? É aqui, nesta vida. Muitas pessoas perdem o fio da meada, porque não tomam consciência de quem realmente são. Eu e você precisamos, com todas as forças que temos e com todas as outras que não temos, pontuar a nossa vida numa resposta a essa Palavra de Deus. Queira que ela esteja viva em você.

"Eu não sei o que você tem passado, se tem sofrido, mas saiba: Deus o escolheu e o ama"
Foto: Robson Siqueira/ Foto CN

Precisamos aprender a enxergar “além da montanha”. Além dos seus problemas afetivos, além da dor e do sofrimento. Deus dá a mim e a você, por meio da Sua Divina Providência, todas as forças e circunstâncias de modo que nós vivamos o que Sua Palavra diz, ou seja, que tenhamos a mira no lugar certinho para que sejamos santos e irrepreensíveis.

Vejamos agora os versículo 5 e 6 dessa Palavra:

“No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado”.

Meu Deus, que amor lindo do Senhor por nós! Essa Palavra nos remete a outra que nos fala de como devemos viver. Veja Mateus 6, 25-32:

“Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”.

"Que tenhamos a mira no lugar certinho para que sejamos santos e irrepreensíveis"
Foto: Robson Siqueira/ Foto CN

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo". Guarde esta Palavra. Estamos falando do sentido da nossa vida. Quais são as circunstâncias e pessoas que estão hoje em sua vida? O que o santifica hoje?

Talvez essas situações que você está vivendo tenham lhe causado traumas, pequenos ou grandes, na sua vida. Alguém que você amava e que o machucou; ou talvez você tenha escutado coisas que não são verdades sobre você. Lembre-se sempre disso: somos o que Deus pensa de nós. E você é o filho abençoado e amado do Senhor! É único aos olhos d'Ele!

A vida está aí, cada vez mais desafiando nossa fé e a santidade para a qual fomos chamados. Tope essa parada! Você não precisa fazer isso sozinho, clame ao Espírito Santo. Ele estará com você, sua família estará, sua pastoral, sua comunidade também estarão. Obrigado, Senhor, por me escolher antes da criação do mundo para que eu seja santo. Diga: “Eu quero viver assim”.

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: (12) 3186 2600

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com