São João Bosco exemplo de santidade

Dom Alberto Taveira
Foto: Robson Siqueira

OUÇA NA ÍNTEGRA ESSA HOMILIA

Queridos irmãos e irmãs, hoje nós estamos celebrando São João Bosco, foi ele quem fundou os Salesianos e as filhas de Maria Auxiliadora, depois dessa figura do século XIX nasceram muitos frutos.

Nós queremos solenizar essa liturgia, e a Missa é solene por si só, pois sabemos que a formação do monsenhor Jonas foi numa escola de São João Bosco e as raízes da Canção Nova se encontram nisso.

Hoje esse dia foi todo dedicado a formação da Comunidade Canção Nova. Os consagrados puderam confrontar a sua vida com o Senhor. As pessoas que a aqui vivem precisam sustentar a vida espiritual, e se não a cultivam, ela se estraga, pois a obra de Deus se estraga porque falta tantas vezes a nossa resposta.

O Evangelho proposto para a festa de São João Bosco, no capítulo 18 de São Mateus, nos abre para a realidade da Igreja. Quem é mais importante dentro da comunidade cristã? São Mateus mostra os elementos para que se avalie quem vale mais, vale mais aquele que é o menor.

Viver em comunidade cristã é saber que um casal não vive para si mesmo, mas para os outros. É experimentar o perdão e não escandalizar aquele que é pequeno. Isso é viver em comunidade. Não é fácil fazer este caminho, mas é um desafio que nos liberta.

'Ver os adolescentes não como problemas, mas destinatários de nosso amor'
Foto: Robson Siqueira

São João Bosco criou uma paixão para cuidar dos adolescentes: servir aqueles que são pequeninos. Ensinou a ver os adolescentes não como problemas, mas destinatários de nosso amor.

Aquele menino problema da sua família é o seu tesouro, você tem que aprender a amá-lo e ir ao encontro dele, desdobre-se em amor. Sei que não é simples, mas não há outro caminho, até porque Deus fez isso conosco.

Como amar essas pessoas? A receita é simples, que esse Evangelho de hoje contamine muita gente – eu quero ir ao encontro daquela criança na rua, aquele jovem que está nas drogas – Porque Jesus tirou o pequeno que nem era contado e colocou na frente.

A Eucaristia que é nosso alimento, é esse fogo que nos leva a ser missionários com sensibilidade a caridade.


Transcrição: Willieny Isaias


Dom Alberto Taveira Corrêa


Arcebispo de Belém – PA

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo