Se queres, verá a glória de Deus

Padre Alberto Linero

Não somos nós que buscamos Jesus, é Ele quem nos busca. A fé é um presente e, todos os dias, temos de pedir a Ele que a revele a nós. A primeira coisa que precisamos fazer com este presente: agradecê-lo todos os dias. Que sejamos sempre agradecidos, pois o melhor presente que podemos ganhar é a fé.

Não duvidemos que essa foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em nossa vida. Mas nós não podemos apenas agradecer, temos de cuidar também, defendê-la daqueles que não a possuem. Temos que ser um defensor e ter cuidado com quem nós andamos.

Nós cuidamos dos nossos tesouros?

Os relatos de cegos curados nos fazem sempre pensar em homens e mulheres que foram salvos pela fé.

“Caminhando, viu Jesus um cego de nascença. Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus. Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar. Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego. Depois lhe disse: Vai, lava-te na piscina de Siloé (esta palavra significa emissário). O cego foi, lavou-se e voltou vendo. Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: Não é este aquele que, sentado, mendigava? Respondiam alguns: É ele. Outros contestavam: De nenhum modo, é um parecido com ele. Ele, porém, dizia: Sou eu mesmo. Perguntaram-lhe, então: Como te foram abertos os olhos? Respondeu ele: Aquele homem que se chama Jesus fez lodo, ungiu-me os olhos e disse-me: Vai à piscina de Siloé e lava-te. Fui, lavei-me e vejo. Interrogaram-no: Onde está esse homem? Respondeu: Não o sei. Levaram então o que fora cego aos fariseus. Ora, era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo. Diziam alguns dos fariseus: Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda sábado. Outros replicavam: Como pode um pecador fazer tais prodígios? E havia desacordo entre eles. Perguntaram ainda ao cego: Que dizes tu daquele que te abriu os olhos? É um profeta, respondeu ele. Mas os judeus não quiseram admitir que aquele homem tivesse sido cego e que tivesse recobrado a vista, até que chamaram seus pais. E os interrogaram: É este o vosso filho? Afirmais que ele nasceu cego? Pois como é que agora vê? Seus pais responderam: Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego. Mas não sabemos como agora ficou vendo, nem quem lhe abriu os olhos. Perguntai-o a ele. Tem idade. Que ele mesmo explique. Seus pais disseram isso porque temiam os judeus, pois os judeus tinham ameaçado expulsar da sinagoga todo aquele que reconhecesse Jesus como o Cristo. Por isso é que seus pais responderam: Ele tem idade, perguntai-lho. Tornaram a chamar o homem que fora cego, dizendo-lhe: Dá glória a Deus! Nós sabemos que este homem é pecador. Disse-lhes ele: Se esse homem é pecador, não o sei… Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo. Perguntaram-lhe ainda uma vez: Que foi que ele te fez? Como te abriu os olhos? Respondeu-lhes: Eu já vo-lo disse e não me destes ouvidos. Por que quereis tornar a ouvir? Quereis vós, porventura, tornar-vos também seus discípulos?… Então eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: Tu que és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos de onde ele é. Respondeu aquele homem: O que é de admirar em tudo isso é que não saibais de onde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos. Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz a sua vontade. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada. Responderam-lhe eles: Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?… E expulsaram-no. Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: Crês no Filho do Homem? Respondeu ele: Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele? Disse-lhe Jesus: Tu o vês, é o mesmo que fala contigo! Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, o adorou”. (São João 9, 1-38).

Deus é a luz do mundo. Não diga que você tem medo do futuro, mas olhe para Jesus e encontrá a sua luz, pois com Ele você sabe o que fazer da sua vida.

A segunda coisa, é que você compreenda que as pessoas precisam perceber a sua fé, os seus pensamentos. Isso é muito importante: não podemos viver na fé como se ela fosse somente para nós. Se você segue sendo o mesmo, e as pessoas olham-no do mesmo modo, é porque você não crê. Mostre que você mora na luz da fé.

Jesus, queremos viver em Sua luz!Amém!

A fé é um falar com Jesus, não é uma mágica; ter fé é relacionar-se sempre com Deus. É necessário que você se relacione sempre com Jesus todos os dias. Fé é vida!

A fé é crer em um homem chamado Jesus de Nazaré.

É fascinante, quando o Papa diz que a fé não é seguir uma ideologia, mas um homem. Muitas vezes, esquecemo-nos que temos de escutar Jesus na oração, pois Ele tem muitas coisas para cada um de nós. Esse é o primeiro passo para a fé: conhecer o Senhor.

Lamento que muitos tenham perdido a paixão por Jesus. Nós temos que morrer por Ele, mas é de paixão. Quando você prega, você tem que morrer de paixão por Jesus, pois você não está falando de uma novela, de uma notícia, mas d’Aquele que tem o poder. Que não percamos esse ardor, por aquele que é nosso salvador: Jesus.

O que é um profeta? É aquele que fala de Deus para os homens. Jesus é o profeta, porque Ele é a Palavra de Deus para os homens.

Tudo o que queremos saber do Senhor, Jesus nos fala, mas precisamos ter muito cuidado, pois, todos os dias, têm surgido novas palavras, novas ideologias. Não podemos nos enganar, pois o diabo não nos seduz com coisas ruins, mas com coisas boas.

Vocês, irmãos, estão sendo chamados a seguir Jesus. A glória de Deus é o amor, a solidariedade, e aquele que crê viverá em Deus. Se você crê, você terá muito mais problemas, mas vencerá todos eles, pois terá Jesus ao seu lado.

O dia em que você não tiver mais problemas, preocupe-se, pois estará morto. Os problemas lhe mostram se você possui fé ou não.

A fé é um dom de Deus, a fé é viver na luz, pois Jesus é essa luz!

Tarefa: Glorifique a Deus, ou seja, faça-O presente em seus atos, em sua família, em seu trabalho, em sua vida cotidiana.

Creia! E acreditando, você verá a glória. Amém!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo