Sede Santos, esta é a minha vontade


.: Walmir Alencar canta música. Ouça trecho.

Essa música vem colocar muito bem, para nós, a vontade de Deus.

Livro Tessalonicenses 4,3: ‘Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação’. Eu me reporto a tudo aquilo que Dom Alberto nos falou. Ele começou e eu peço a Deus a graça de concluir. A graça, a coragem de programa de vida que é a santidade, como objetivo de minha vida.

\”Eu quero, Senhor, ter a graça, a coragem, a determinação de programá-la como objetivo de minha vida, porque essa é a primeira vontade de Deus. Que eu me torne santo, pois o Senhor diz: \’Sede perfeitos, porque Eu sou Santo’. Senhor, eu quero ser santo! Vem, Senhor, confirmar com o Teu selo esta palavra. Essa é palavra Sua, e peço que isso se grave em nós. Tudo na minha vida se volta para isso, pois sem ser santo eu sou nada. \”Ou santo ou nada\”.

Livro de Gálatas 5, 16: \”Deixai-vos guiar-vos pelo espírito não pelo que é carnal\”. Quando o apóstolo fala da carne, refere-se a tudo aquilo que a nossa vida humana quer e, muitas vezes, é contra o que o Espírito Santo deseja para nós.

A carne é cheia de vontade, ela chega a oprimir o corpo. Por outro. o Espírito Santo é suave, calmo. Muitas vezes, achamos que estamos sendo movidos pelo Espírito de Deus, mas na verdade é ainda a carne, a minha vontade que está me guiando. Ela camufla a vontade de Deus, por isso precisamos do discernimento do Espírito Santo. Peçamos a Deus a docilidade de ouvir a Sua voz, que é suave, sempre suave, uma brisa leve. Que façamos o que o Senhor quer. É a Palavra de Deus que está nos mostrando o que devemos fazer para chegar à Santidade.

São bem conhecidas as obras da carne: contendas, ciúmes, orgias e outras coisas semelhantes. Nós não podemos admitir nenhuma dessas obras, precisamos ser conduzidos pelo Espírito Santo.


.: Ouça: Padre Jonas fala que é preciso ter coragem de programar a santidade para a nossa vida

Somos chamados à Santidade, qualquer um de nós, desde o batizado. Não tem exceção. Faz parte de nossa essência sermos santos. O estranho é continuarmos tíbios, medíocres. Não tem coisa pior que a mediocridade na vida cristã. Muitos pensam assim: \”Eu não sou fanático, para que ser radical? Eu estou na justa medida e vivo da mediocridade\”.

No livro de Apocalipse, Deus disse: ‘você que não é nem frio nem quente, eu não o agüento mais, estou para vomitá-lo de minha boca’.

Rezemos: ‘Senhor, por favor, não me vomite! Eu me arrependo, sei que tenho sido morno, eu optei por isso, não quis ser radical e tenho vivido mormalmente. Eu tomei consciência, Senhor, e me decido, pedindo do fundo do coração, não me vomite, dê-me tempo, modo e determinação para deixar para sempre de ser mais ou menos. A minha meta é a santidade! Não posso ficar paparicando minha carne. Hoje, pela Sua graça estou Lhe pedindo que quero ser santo e diante do Senhor quero programar a santidade como meta para a minha vida. Não a mediocridade!
Ou santo ou nada!’

\”Sede santos! Essa é a minha vontade, é o que eu mais quero\”.

Nós precisamos fazer um momento de confissão comunitária de renovação carismática, todos nós sem exceção. Somos por demais exigentes no caminho dos carismas e esquecemos do caminho de santidade.

Eu, padre Jonas, tenho dado tudo para falar dos carismas, mas não coloquei todo o empenho para buscar a Santidade e creio que vocês também não. É por isso que nós da Renovação não fomos todos o fermento e sal para Igreja do Brasil e do mundo. Porque, infelizmente, fomos pelo caminho dos carismas. Não vai ser pelos carismas que vamos ser julgados. Veja no Sermão das Montanhas: ‘Jesus disse que muitos dirão: Senhor, Senhor,[…] Pregamos em Seu nome. E o Senhor diz: \”sim, você realizou cura em Meu nome, mas não reconheço você e por quê? Porque você não realizou a Minha vontade, que é que você seja santo.’

Ainda há muitas trevas em nosso meio, em nossa Igreja e mais que usar os carismas, eu quero a Sua santidade, Senhor! Somente assim a eficácia será ainda mais forte em nós.

Rezemos: ‘Que eu não me desvie, Senhor, desta Sua vontade. Senhor, como Renovação Carismática Católica, nós nos arrependemos de não ter colocado como meta na nossa vida a Santidade’.

\”Ler Livro de Gálatas 5, 19. Deus nos livre de ter tudo e não herdar o Seu Reino. O apóstolo São Paulo começa a mostrar os frutos do Espírito que são o amor, a alegria, a paz… Esses três frutos são na verdade um só fruto, um produz o outro, tudo vem do amor. Santidade é enfrentar todas as situações de nossa vida, mas enfrentá-las com amor, alegria e paz. Mesmo quando me desprezam, ainda que a morte chegue, ainda que pareça que não tenho mais chão sob meus pés… Precisamos enfrentar tudo com amor, mesmo com a traição. Quando você enfrenta uma situação assim, sua cabeça começa a funcionar, e você revive tudo, acaba se martirizando e parece que aquilo não se desapega de você, e por quê isso? É porque você afrontou tudo com raiva, rancor, com ódio, com sentimento de vingança.

Nas coisas mais difíceis da vida, o Espírito Santo sopra o amor, é um amor sofrido, dolorido, amor de cruz, de martírio. Seu filho está nas drogas? Isso é doloroso demais, é um martírio. Seu marido está bebendo? Isso é terrível! Você deve dizer que não agüenta mais… Meu irmão, minha irmã, sozinhos não agüentam mesmo! Mas é pelo Espírito que vocês conseguirão isso. É com o amor da cruz que vocês terão gestos e sinais concretos do amor. Talvez não seja marido ou filho, mas seja o seu superior, seu colega, seja o seu irmão religioso ou de grupo de oração, que o faz sofrer. A nossa primeira reação é a impaciência, e falamos para todos, murmuramos, criticamos e acabamos cheios de ódio. Sozinhos não mudamos isso, só com a força do Espírito Santo.

Quando perdoamos, amamos. Isso nos traz uma grande paz, a qual o mundo não conhece e, talvez, você não a conheça ainda. Que você exale o perfume do amor e do perdão.

\’Que eu não solte cólera, mas o restinho do amor que há em mim\’. Esse é o segredo da santidade!

Você vai ver que essa paz vai produzir alegria, fazendo com que você seja alegre, mesmo, ao carregar a cruz. Eu sei que há cruzes que você carrega há anos, e que você tem sido um verdadeiro herói. Mas, sem perceber, talvez tenha perdido a chance de ser santo.

Ame! Pois o Espírito Santo é amor! Tenha gestos de amor e seja transformado. Jesus quer ser \”um Jesus com seu nome\”. Ele quer ser você, agindo em você! Eu preciso ter a cara de Jesus. Se eu reajo, se tenho a determinação do amor, isso vai acontecer! Passaremos a ter brilho no olhar, o nosso sorriso será como o de Jesus, tudo ficará mais belo. Não nos moldemos no mundo, mas no molde de Deus!


.: Ouça: Padre Jonas fala que é preciso ser Jesus do nosso jeito

Sede santos, essa é a minha vontade!

Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Palmas, faz uma colocação durante a pregação do padre Jonas:

‘Padre Jonas, entro nesse momento da sua pregação para falar dos santos. Lutamos para que o Papa canonize os beatos do Brasil, mas o que eu peço, agora, pode ser ousado e parecer meio louco: será que essas quinze mil pessoas, aqui, aceitariam o desafio de fazer parte dessa lista? É muito sério! Qual a matéria que Deus quer para nos fazer santos?

Há pessoas aqui que se corromperam pelo dinheiro, que exploraram os pobres, que praticaram o aborto, que assassinaram… Você que já roubou até um alfinete, que se prostituiu, que se entregou ao homossexualismo, que viveu sua vida \’por baixo\’, na mediocridade, e tantas outras coisas… Deus quer você, seja como for, para fazê-lo santo!

O que falei agora, nós não veremos na terra, mas no Céu. Não sei qual a geração vai ver quem daqui virou santo.

Escreva como resultado desse congresso: ‘Volto para casa para fazer-me santo!’. Esse atrevimento vem do Espírito Santo e eu assino embaixo. Não esqueça, escreva isso no caderno. Aceite esse compromisso. Como Bispo eu faço isso, porque não posso pedir outra coisa a não ser a nossa santificação. Isso não é apenas um bom conselho, mas a vontade de Deus!.

Transcrição: Manoela Almeida
Fotos: Anderson Nunes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo