Segredo de santidade: Adoração

OUÇA HOMILIA NA ÍNTEGRA

Meus irmãos, o que está acontecendo é o que acabamos de cantar. O Senhor não só olhou, mas Ele olha a terra dos altos céus. E vemos que o que acontece no Brasil é uma parte do que acontece no mundo. É desolador ver o que acontece hoje na nossa nação.

E interessante: nas duas leituras temos a resposta de Deus. A primeira leitura é o final do dilúvio. No Gênesis, vimos que “o Senhor arrependeu-se de ter criado o homem sobre a terra e ficou muito magoado”. Enquanto Deus confiou ao homem o governo deste mundo, a maldade estava crescendo de maneira excessiva. Um retrato de nossas cidades. Já imaginou isso? Deus se arrependeu de ter feito o homem. Deus tem coração.

Muitos quiseram ver um deus sem sentimentos. Deus é amor e quem ama sofre, se magoa. Deus vê você, como viu Noé. Ele se agrada de você, da sua luta. Eu na quereria que, olhando para você, Deus ficasse magoado, ferido. Mas talvez Ele esteja magoado, ferido com coisas que acontecem dentro da sua casa. Talvez é seu filho, sua filha, seu pai, sua mãe. Que dor para o nosso coração, agora imagine para o coração de Deus. “Vou exterminar da face da terra o homem que criei”. Mas, logo em seguida, a Escritura mostra que Deus olhou para um homem que encontrou graça diante de Deus. Foi Noé.

Você diz que não pode mudar o mundo, mas pode mudar a frente e o interior da sua casa, o interior do seu coração. Deus está dizendo: “Preciso encontrar muitos ‘noés’, muitas famílias de ‘Noé’, hoje, na face da terra”.

O povo debochou de Noé. Mas Deus disse a ele para por a família dele dentro daquela barca pois Ele enviaria dilúvio. Deus não suporta imundície, a depravação. Deus não suporta porque Ele é Deus, é amor.

Deixe-me dizer: Esse acontecimento que mexeu com todo mundo, com aquele menino de sete anos do Rio de Janeiro. Mas aqueles rapazes que cometeram o crime são filhos como nossos filhos. Eles também são vítimas de nossa sociedade. Poderia acontecer com nossos filhos se eles estivessem naqueles lugares de drogas, prostituição, álcool, compra e venda de armas. Você como a corrupção está se mostrando de cima, e está aí ostensiva nos altos cumes da nação. E parece que as lentes da nação só se voltam para o meio do povo que está embaixo, nas favelas. Não é somente lá.

Deus está precisando encontrar ‘noés’ em todo o nosso Brasil. Não fique olhando para a porta dos vizinhos. Olhemos para dentro desta casa que somos nós, o nosso coração. Não adianta querer um mundo de bem enquanto este mal está acontecendo no coração das pessoas.

Deus quer mudança. Deus não quer castigar. Você conhece muito bem a aparição de Nossa Senhora da Salette. Ela apareceu chorando e revelou aos dois videntes que Ela estava segurando a mão de Deus, para que a ira de Deus não caísse. Ira quer dizer repulsa diante do mal. Deus, vendo o mal na face da terra, trazido pela própria criatura humana, nasce uma repulsa.

Se uma repulsa humana já é o que é, imagine o que é a repulsa, a ira de Deus. A ira de Deus está na mesma balança da misericórdia e justiça. Deus é justo. E vendo o mal, e os filhos e filhas dele que são vítimas desse mal.

Eu sei que tem muita gente que defende a ecologia, mas as grandes vítimas são os filhos de Deus. Há quanto tempo Nossa Senhora está segurando a mão de Deus? Só que não podemos abusar. Deus vai ter que usar de justiça para com seus filhos.

É preciso que você seja um Noé. Você precisa ser como um leão para que sua casa seja uma família de Noé. É luta na oração, no sacrifício. Que essa luta comece conosco mesmos. Não podemos mais abusar da misericórdia de Deus.

A humanidade-eu não pode mais abusar da misericórdia de Deus. Eu e minha família serviremos ao Senhor. Temos que ser família que alegre o coração de Deus.

No Evangelho encontramos a grande resposta de como fazer isto. No fim dos tempos, o Senhor só está esperando que todos aqueles que Ele quer ver convertidos estejam convertidos. Está bem claro quando Jesus diz que Ele é o bom pastor, mas o ladrão só vem para roubar, matar e levar à perdição. Por isso que Jesus não voltou ainda.

Nós não podemos abusar. Você viu que quando Jesus perguntou: “O que dizem ser o Filho do Homem?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo”. É preciso que a humanidade saiba disto. A humanidade sabe que Jesus existe, mas é como se Ele fosse – desculpe – um boboca qualquer. Eles dizem: “Por que não podemos fazer isso e aquilo? Para que ficar olhando para o ‘moralismo’ dele? Vamos aprontar tudo, buscar ‘defesa’, ‘preservativo’, nos esbaldar”. A nossa humanidade está assim. E ela precisa reconhecer como Pedro.

Não é brincadeira. É a pura realidade. E precisamos acordar a humanidade, a partir dos mais próximos de nós. Pela ignorância, o povo desconhece a Palavra de Deus. O que eles vêem no mundo é tudo contrário da Palavra de Deus.

O coração da pessoa humana é como uma bússola que mostra sempre que bem é bem e que mal é mal. Mas, infelizmente, as pessoas estão tão perdidas. Os maus continuam maus porque os bons não são melhores. E porque os bons não são melhores? Por que não querem ser santos. Os maus são maus porque os bons não são melhores. E s bons não são melhores, porque os melhores não são santos.

Você foi feito para Deus. Santidade não é coisa complicada. É buscar a Deus. Você precisa buscar a santidade. É muito mais fácil descer correnteza abaixo. Se você se satisfaz com a mediocridade, a correnteza já está te levando para baixo.

Temos que almejar continuamente. Um “não” todo dia para o pecado. “Por hoje não. Por hoje eu não vou mais pecar”. Quero ser dócil a Deus, adorar a Deus.

E aí estamos chegando ao segredo da santidade: a adoração. Não vemos mais Jesus como os apóstolos e inimigos dele antigamente. Mas cremos que a Pessoa de Jesus, o Corpo, o Sangue está totalmente presente na Hóstia Consagrada.

E aí está o segredo da santidade. O “pulo do gato”. Pela graça da fé você acredita e aplica a sua fé. Ser santo é uma questão de transformação. Não é um passe de mágica. Olhando com olhos humanos a adoração, a pessoa ali parada, podemos dizer que está perdendo a vida, jogando fora a vida. Mas não estamos jogando fora nossa vida não, porque pelo fato de estarmos ali, o quanto pudermos, em adoração ao Santíssimo, apenas crendo, a Majestade está ali.

É como fazia o Papa João Paulo II. Ele se deitava no chão da capela particular dele e ia repetindo: “Eis o nada diante do tudo. Eis o nada, meu Senhor”. Este foi o segredo da santificação de João Paulo II e é o segredo de todo aquele que quer santificar-se.

E eu louvo muito a Deus por ter colocado essa realidade na vida da canção Nova, desde 1978, quando Ele nos disse que queria que fôssemos uma “comunidade de amor e de adoração”. O fomos e você é testemunha disso.

O fogo do pavio e duas velas é maior. Por isso a Canção Nova se une à Toca de Assis e a você que desejar vir de qualquer lugar para adorar aqui conosco. Eu estou abrindo as portas. Teremos aqui uma chuva, uma torrente de graças caindo sobre todos nós. Teremos um grande derramamento do Espírito Santo.

Ou o Brasil recebe um derramamento poderoso do Espírito Santo e nós usamos os dons do Espírito Santo, ou não vai se recobrar. Mas o Brasil vai se recobrar, porque vamos completar 40 anos de Renovação Carismática para mudar a face da Terra de Santa Cruz.

Eu peço ao Senhor que dê a você o dom da adoração.

Renova, Senhor, em nós, com toda a força o dom, o carisma da adoração. E que nós, verdadeiramente adoremos sabendo que o Senhor está todo inteiro na Eucaristia. E mesmo se não sentimos nada com nossa sensibilidade. Dá-nos, Senhor, o dom da adoração.

Nós não fixamos o olhar na maldade que se alastra, não nos fixamos nessas tristes notícias. Nós fixamos nosso olhar em Ti, a quem adoramos. E nos tornando bons pela adoração, pela transformação que irá acontecer queremos ser santos. E vamos proclamar: “Ou santos, ou nada”.

Aprendemos que o segredo da santidade está na adoração que acontece na Missa e no Sacrário, onde o Santíssimo fica exposto.

Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Natalino Ueda
Áudios: Renan Félix 

↑ topo