Segredos da cura pela força do amor

Padre Reginaldo Manzotti
Foto: Robson Siqueira

O que você quer que Jesus faça em sua vida? A cura é pelo amor, pela libertação, pelo perdão, pela oração.

Quem verdadeiramente ama, reza. Quem verdadeiramente reza, ama. Somos chamados a ser tocados pelo Senhor através de uma vida de oração, e o amor de Deus vai se manisfestando em nós.

Todos os dias somos chamados a estar na presença de Deus. Todos os dias somos chamados a oração. Jesus era um homem de oração, e nos momentos mais difíceis de sua vida, Ele rezou. Jesus era um homem de oração e que amava profundamente. Você encontra na Bíblia que Jesus passava a noite em oração.

Para se colocar diante de Deus, é preciso silenciar o interior. Temos a triste mania de ir na Igreja só para cumprir os ofícios, chegamos para a Missa em cima da hora. Percebo que não se visita mais o Santíssimo Sacramento, nós não temos esse hábito, mas vivemos de shopping em shopping. Ah! Mas eu não sei o que falar para Jesus. Não precisa falar nada, deixe que Ele fale com você. Mas é importante falar com Deus, desde que em cada palavra o coração esteja junto, aquilo que rezamos precisa ser nossa vida.

Alguns padres do deserto nos ensinam esse itinerário para Deus, um caminho sem atalho.

São Nilo, padre do deserto, dizia: “Você está triste, desanimado, depressivo? Eu lhe dou um remédio, a oração”. Mas o que rezar? Rezar a Palavra de Deus, rezar a sua vida, pedir mais graças santificantes que temporais. Uma alma sem oração é como carro sem gasolina, não funciona. O combustível mais seguro para que Deus nos mantenha no caminho do bem é a oração, a fé, é o amor.

"Ninguém experimenta o amor de Deus se não viver na Sua presença" Padre Reginaldo Manzotti
Foto: Robson Siqueira

Ninguém experimenta o amor de Deus se não viver na Sua presença. Se um jovem não levar a sério sua vida com Deus, se perde, pode ser um consagrado, se perde. Temos que sempre olhar a bússola de Deus para sabermos para onde estamos indo. Se você tem um problema espiritual, dê a devida atenção. Está em risco a sua salvação. Se queres uma cura, comece pela cura espiritual.

Não tem como curar a vida espiritual se não passar pela confissão, por bom exame de consciência. Quem não confessa, não comunga. Não adianta fazer 12 anos de terapia com um psicólogo se a vida espiritual está cheia de orgulho, egoísmo… Então, faça uma boa confissão.

Eu não consigo entender alguém que diz que é da Igreja Católica e não tem uma vida de confissão. Qual a regularidade da tua confissão? O novo Catecismo da Igreja Católica apresenta os sacramentos de cura que são a confissão e unção dos enfermos.

Faça um bom exame de consciência. Arrependa-se. Faça confissão individual, tenha desejo de mudança. Leve a sério a penitência dada pelo padre. Se você quer uma cura em Deus, marque uma confissão.

Purifique sua fé, não dá para a levar a vida desse jeito. Não dá para ficar com o coração dividido entre Deus e o mundo. Ou eu sou todo de Deus, ou eu não sou nada. O que significa Jesus na sua vida? Deus não tenta ninguém, mas Ele permite que sejamos atribulados. Deus é forte e poderoso, mas o inimigo existe e quer semear em nosso coração a dúvida e a confusão. Se queremos uma cura espiritual, precisamos purificar a nossa fé.

"Quem tem dificuldade de perdoar está buscando sua própria amargura"
Foto: Robson Siqueira

Como eu chego na verdade? Ela está na Bíblia no magistério da Igreja. Magistério não é o que um padre fala, mas a Igreja é quem fala. No coração da Igreja, na vivência dos sacramentos, seremos curados.

São Jerônimo dizia: “desconhecer a Bíblia é desconhecer Jesus Cristo. Quanto mais fores importunas e perseverantes as nossas orações mais agradáveis são elas a Deus”. Se queremos a cura temos que pedir.

Comungue. Comunhão em Deus. Como é necessário a Eucaristia, ela é o alimento. Nossa alma tem fome de Deus e precisa ser alimentada em Deus. Sobre a qualidade de nossa Eucaristia, eu tenho me questionado, tem gente que sai da Missa e não sabe do que o padre falou. Dê mais valor a Eucaristia. É preciso após a comunhão adorar Cristo vivo dentro de você, isso cura.

A cura que queremos está mais próxima do que imaginamos. Deus que é Pai, deixou as coisas bem certinhas para nós não errássemos. O dia a dia santifica. Santa Teresa vivia um problema no Carmelo, as monjas não queriam cozinhar, só queriam ficar diante do Santíssimo, achavam que era mais importante aqueles que estavam diante do Santíssimo. Santa Teresa disse: “quando Deus quer nos encontrar, Ele nos encontra quando fazemos tudo com perfeição. Entre as panelas está o Senhor”. O nosso dia tem que ser santificado. Deus caminha conosco no dia a dia. A santidade vem no dia a dia de nossa vida.

Nós queremos que Deus faça a nossa hora. A hora é de Deus. Saiba esperar mesmo na aflição, mesmo não compreendendo, persevere até o fim. Não desista! Se a cura não está completa, acredite que uma ferida foi curada, a cicatrização vem de dentro para fora.

Perdoe as pessoas que estão do seu lado. Quanto mais perdoamos mais felizes somos. Quem tem dificuldade de perdoar está buscando sua própria amargura. A vingança nunca edifica, o perdão cura. Quanto mais você perdoa, mais pleno de Deus você estará.

Quando buscamos uma vida em Deus é preciso disciplina. Deus ama uma vida disciplinada. Muitas vezes deixamos de experimentar o amor de Deus, o que fazer? Se em algum momento da vida você se cansar e der conta de sua imperfeição, vá diante de Deus e recomece; Ele lhe estenderá a mão para que você chegue mais perto de Seu amor.

Transcrição e adaptação: Willieny Isaias


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

↑ topo