Seguindo os passos de Maria

Qual é o caminho, quais são os passos que devemos dar para chegar a felicidade eterna? O Evangelho pode nos ajudar, então eu quero fazer um caminho com Nossa Senhora que vai nos ensinar o que fazer. Neste caminho vamos sendo ajudados por Nossa Senhora, e por que é que ela nos ajuda? Porque deu um sim planamente a Deus e por isso pode contemplá-lo.

Em Lucas 1,26-38 vamos dar este primeiro passo: 'Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.'

"Você está disposto a se dar a Deus plenamente?" questiona Padre Antonello
Foto: Robson Siqueira/CN

São Bernardo dizia que no momento em que o anjo apareceu a Nossa Senhora e perguntou se ela aceitava ser a mãe do Filho de Deus, diz o santo que no mundo inteiro se fez um grande silêncio. Deus Pai tinha criado a filha e esperava dela o seu 'sim'. O Espírito Santo, os anjos, arcanjos, dominações, o anjo da guarda, toda a natureza, o universo inteirinho sabiam que de Nossa Senhora dependia a salvação deles. São Bernardo dizia que os anjos a um certo ponto diziam a Nossa Senhora: 'Maria de você esperamos a salvação'.

Nós que estamos aqui e que também estávamos no coração de Deus, esperávamos o 'sim' com um silêncio de esperança. E eis a resposta: 'Faça-se em mim segundo a tua Palavra'. Filhos e filhas, Maria falou o 'sim' de cada um de nós. Como você pode ver, Maria gera Jesus pela força do Espírito Santo que vem sobre ela,´só então é que ela percebeu o sentido de ser a mãe de Deus e mãe da humanidade. Foi isso que Maria experimentou.

É também para nós, padres, bispos, consagrados e leigos esta a força do Espírito que quer gerar a vida nova em nós. Como é que Deus nos dá a possibilidade? Ele derrama sobre cada um de nós a força, e cada um que tocado pelo fogo do Espírito Santo, dando o seu 'sim', vive a experiência de querer converter até os peixes. Não é mesmo verdade que quando nos convertemos a Deus com este fogo do Espírito que recebemos, queremos evangelizar a todos? Com o desejo de anunciar a Palavra de Deus a todo mundo, e isto não é coisa da nossa cabeça, isso também aconteceu com Nossa Senhora que também saiu apressadamente para evangelizar Isabel.

Cada um de nós depois de fazer a experiência do poder do Espírito Santo, em um certo tempo, o que acontece? Parece que nada mais dá certo. Você evangeliza e não acontece mais nada, quer se tornar santo e se vê cheio de tentações. Aí parece que Deus não fala mais, vamos a frente de Jesus na adoração e nos vem pensamentos impuros, sentimentos de tristeza.

E quantos de nós já estão vivendo este sentimento de silêncio de Deus? O que nos consola e nos conforta é o fato que até mesmo Maria viveu isto. Que sofrimento ela passou por anos e anos, ela que também fez este caminho espiritual, também ela deveria dizer o seu 'sim' de cada dia.

"Deus nos prova até a morte e você pode dizer 'sim' ou 'não'"
Foto: Robson Siqueira/CN

Então filhos, podem chorar, porque estes momentos muitas vezes duram anos e anos. Assim como Maria, você disse a Deus o seu 'sim', mesmo que agora você acabe dormindo rezando o terço, e até mesmo sinta preguiça de ir a Missa.

Qual é a chave para tudo isto? É você entender que está vivendo o mesmo que Maria viveu. E mesmo em meio aos sofrimentos e solidão, no profundo do teu coração tem uma voz que diz: 'Eu estou aqui'. Este é o caminho que Deus faz conosco para purificar-nos. Não tenha medo! E este período de escuridão pode durar anos, mas não tenha medo porque a tua fé se fortalecerá. 

Outro passo, em João 19, 25 diz: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena”. Você quer viver todos os caminhos de santidade pouco ou plenamente? Você está disposto a se dar a Deus plenamente? Vai chegar um momento em que a morte interior tocará o teu ser.

Maria nos ensina que depois de ter dito 'sim', evangelizado Izabel, de ter criado Jesus, Deus quis que ela ficasse cada vez mais perto de Jesus, e assim acontece comigo e com você, chega um momento que, como Maria ficamos aos pés da cruz de Jesus.

:: Quando as provas vem

Deus te pede a cruz. Se você quer subir a meta mais alta em busca da santidade, Deus desaparece, e te permite doenças, depressões onde você se sente um nada, e pensa ter errado em tudo, e parece que todos murmuram sobre você. Saiba Deus está te preparando, porque Ele te quer puro, para o paraíso.

Tem fundadores de comunidade que vivem esta cruz. Chega um momento na vida de santidade que o fundador se sente, desprezado e não amado, nem mesmo pelos seus filhos. Em certo ponto da vida de São Francisco de Assis, ele pensava que tudo era vaidade, que ele não tinha escutado nada, estava vivendo um inferno terrível. Durante dois anos de desespero, um certo dia ele correndo pela floresta ia gritando: “Deus onde está você?

Deus nos prova até a morte, e você pode dizer 'sim' ou 'não', e podemos dizer 'sim' quando também não entendemos nada. Assim como aconteceu com  Padre Pio, que viveu a vida inteirinha assim. 50 anos de chagas. Ele nunca moveu um dedo contra a Igreja e dizia: 'Se Deus me quer morto com Ele na cruz eu digo 'sim'".

Nesse dia de Pentecostes, Deus te pergunta: Você está disposto a dizer 'sim'? Está disposto a dizer sim e estar de pé, forte, deixando Deus falar e não a sua inteligência?

Rezem muito, porque têm pessoas que estão vivendo esta cruz hoje, fundadores que vivem este tipo de morte, e a nossa oração se torna respiração para eles. Em atos 2,1 diz que estavam no cenáculo, Maria e os apóstolos e o Espírito Santo desceu sobre eles. Então eu lhe digo: 'Maria te espera, filho e filha, para que o Espírito Santo tome conta de você. Não tenha medo, viva a tua cruz interiormente, porque o Espírito virá ao teu encontro para agir através de você'.

Transcrição e adaptação: Célia Grego


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600



Veja também:

:: Dom da fortaleza
:: Dom da inteligência e dom da sabedoria
:: Dom da ciência
:: Dom da piedade
:: Dom do temor de Deus
:: Dom do conselho



:: WebTVCN, muitos vídeos para você

:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova


Padre Antonello Cadeddu


Fundador da Comunidade Aliança da Misericórdia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo