Seis pontos importantes para a fertilidade do casal

Um ovário saudável não é suficiente para uma boa fertilidade, pois é preciso que a ovulação tenha bons níveis hormonais. Isso, com certeza, proporcionará à mulher um corpo lútio bem formado. Esse é o primeiro ponto importante. Outro ponto são a saúde das trompas de falópio, pois são elas que transportam o esperma, que vai nadar e passear pelas trompas de falópio. Quando houver ovulação, o óvulo que está viajando por toda trompa é levado pelos cílios. O esperma passa, então, pelo útero e é levado também pelos cílios. Esse é o segundo requisito: boas e saudáveis trompas de falópio.

Outro fator importante é ter um endométrio que responda e que cresça. Na fase proliferativa e na fase pós-ovulatória, o endométrio se torna secretor para receber a nova vida. Então, é preciso que o endométrio também esteja saudável. O fator seguinte é o bom funcionamento da cérvix, para que ela produza os diferentes tipos de muco.

As condições para uma boa fertilidade
Foto: Flávio Pinheiro/CN

Quando uma mulher usa contraceptivo hormonal, sua taxa de muco G aumenta e a fertilidade diminue. Para uma boa fertilidade, é preciso de que as criptas produzam boa quantidade de cada um dos mucos. Um bom espermatozóide também é fundamental para a fertilidade. Há homens que possuem uma baixa quantidade de esperma ou um alta quantidade de espermas anormais. Por isso, ensinamos esse casal a ter relações dentro do padrão básico de infertilidade, e quando ela sentir a sensação de que está "escorregadia", essa espera vai ajudar o marido a se recuperar. Então, eles vão ter uma relação num momento ótimo de fertilidade para ambos.

O sexto e importante ponto para uma boa fertilidade é um bom relacionamento amoroso do casal. Às vezes, eles começam a culpar um ao outro por não conseguirem engravidar. Eles começam a ficar tensos e isso pode causar estresse, o que dificulta a fertilidade.


Marie Marshell


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo