Seja parte da família de Deus

Padre Kleber Tostes
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Estamos unidos à Igreja, celebrando a apresentação de Maria no Templo. Essa condição de Nossa Senhora também tem a ver conosco, pelo fato de também sermos consagrados ao Senhor.

Ser consagrado é ser separado para Deus, para as coisas d'Ele. O nosso mundo precisa de pessoas que tenham essa disposição, mas que atuem no mundo, iluminado-o, levando a presença do Senhor para seu ambiente de trabalho, para o convívio com os amigos.

Maria foi preparada por Deus para ser a Mãe do Salvador. Deus deu a ela a liberdade de escolher e ela disse 'sim': “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

E nós, temos dito 'sim' a Deus? Temos nos esforçado para ser um reflexo d'Ele no meio dos homens? Afinal, somos também habitação do Senhor por meio do batismo que recebemos do Espírito Santo. Todos somos templos do Espírito, em todos nós habita Deus.

Ligando essa importância de sermos templo de Deus, palavras vivas no mundo, entramos no Evangelho de hoje.

Diz o evangelista: ”Eis minha mãe e meus irmãos” (Mt 12,49). O que Jesus faz é nos propor algo maior a partir desse momento. Ele quer que tenhamos um coração aberto para vivermos de acordo com a Palavra: “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,50).

Todos somos templos do Espírito, em todos nós habita Deus.
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O 'sim' de Maria é a disposição de colocar em prática a Palavra do Senhor. Será que teríamos coragem de dizer o mesmo 'sim' que ela disse? Maria é fiel cumpridora da Palavra de Deus. Ela está comprometida em viver aquilo que lhe foi comunicado por meio de sua fé.

Nós, que conseguimos ver com clareza o que Deus quer de nós, temos coragem de dizer 'sim' ou será que vamos arrumar justificativas para dizer 'não' ou, talvez, um 'sim' parcial?

Deus quer, hoje, o nosso reconhecimento de que Ele habita em nós. Somos parte de uma família importante, portanto, precisamos viver coerentemente com essa condição de filhos d'Ele.

Quantas vezes, não somos reconhecidos como consagrados do Senhor, como templo de Deus, porque não sabemos manifestar esse amor! Um amor que nos liga ao outro sem esperar nada em troca.

Hoje, coloquemo-nos diante do Senhor e peçamos a intercessão de Nossa Senhora para que ela venha nos ajudar a sermos membros da família de Deus, para que tenhamos condições de levar a nossa beleza de filhos d'Ele para o mundo.

Conhecemos muitas pessoas que estão distantes do Senhor, mas o que temos feito para proporcionar a elas uma experiência de encontro com Jesus Cristo? Ao contrário do que pensamos, há muitas pessoas desejosas de ouvir a nossa experiência com Deus, o que Ele tem realizado na nossa vida.

Somos pecadores, frágeis, temos limitações, mas somos consagrados ao Senhor, somos parte da família d'Ele, que nos acolhe e nos ajuda a sermos melhores a cada dia, transformando nossa vida, nossa história.

↑ topo