Seja sinal de Deus na vida do irmão

Padre Jorge Bispo
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Uma vez ouvi um testemunho de um rapaz que se envolveu com drogas e a avó, todos os dias, rezava o terço por ele. No entanto, a situação só piorava, pois ele se envolveu com o tráfico; e mesmo diante dessa situação ela não parou de rezar por ele.

Até que, um dia, quando ele estava pronto para entrar em disputa contra uma facção rival, ele parou e disse: “Deus, se você realmente existe, então me tire dessa situação”. Quando ele chegou em casa sua avó estava rezando o terço e pediu que ele fosse até a igreja. Depois daquele dia esse rapaz nunca mais se envolveu com drogas e, hoje, faz trabalho de recuperação com dependentes químicos.

E da mesma forma é Nossa Senhora, ela, como nossa mãe, não desiste de nós jamais. No dia de hoje celebramos o dia da Visitação, quando Maria visita sua prima Isabel com o intuito de cuidar dela, que já estava nos últimos meses de gestação.

E assim como Santa Isabel reconheceu a grandeza da Virgem Maria, nós precisamos fazer o mesmo. Não podemos receber os cuidados e a presença de Nossa Senhora de qualquer forma.

No Novo e no Velho Testamentos vemos, muitas vezes, a dificuldade do povo em reconhecer a figura de Deus. Mas isso muda quando o Verbo se faz carne e, por intermédio do ventre de uma santa mulher, veio habitar entre nós.

Deus não precisaria de Nossa Senhora para trazer Jesus ao mundo, mas Ele quis que Maria fosse um grande instrumento. E foi com a ajuda dela que a salvação entrou neste mundo.

O Senhor escolhe aqueles que talvez ninguém escolheria. Ele opta pelos pequeninos para fazê-los grandes. E assim foi com Nossa Senhora, que se fez humildade e dócil para cumprir os desígnios de Deus Altíssimo.

Nós pensamos que Deus Pai só age em algumas pessoas, mas, na verdade, Ele age naqueles que estão dispostos a abrir o coração, a pegar sua cruz e segui-Lo.

É preciso que sejamos sinais de Deus, pois Ele quer se utilizar de nós. E nossa "visitação" precisa ser agradável ao irmão, porque Jesus disse que quem recebe alguém em nome d'Ele é como se O recebesse.

Quando alguém olhar nos seus olhos, ele deve ver os olhos de Deus. Da mesma forma deve acontecer com todas as suas atitudes. Será que você tem sido presença de Cristo por onde tem passado?

"É preciso que sejamos sinais de Deus." exorta Padre Jorge Bispo
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Deus se usou de muitos para tocá-lo para permitir que o seu encontro com Ele acontecesse. E agora é sua vez de retribuir esse mesmo cuidado e atenção que tiveram com você.

Quem sabe você hoje não tem um parente que esteja precisando de você, no entanto, em vez de ir ao encontro dessa pessoa você prefere inventar desculpas. Imagine se Maria tivesse feito o mesmo, isto é, em vez de ir cuidar de Isabel e de João Batista, que posteriormente seria um dos anunciadores de Jesus, ela tivesse desistido da ideia?

Talvez hoje você precise sair da acomodação que sua vida está e ser presença de Deus na vida de alguém. Ser cristão não é apenas viver dentro da uma igreja, mas sim estar atento às necessidades do irmão e estar disposto a atendê-las. Faça essa experiência no dia de hoje e acolha alguém que necessite deste cuidado. Sua humildade e docilidade devem ser assim como a da Mãe de Jesus que não se deixou acomodar.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo