Sejamos santos

Padre Toninho
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Hoje, a Igreja celebra a Festa de São Mateus, um cobrador de impostos, que viva na cidade de Cafarnaum. Mantinha uma profissão cobiçada e odiada por muitos. No momento em que Jesus foi até ele, chamou-o pelo nome e disse:“Vem e segue!” Ele por sua vez, levantou e seguiu-o.

Se era um meio de Mateus ganhar dinheiro, pois sua profissão o sustentava com fartura, o que fez com que ele mudasse de ideia e seguisse Jesus? O olhar. O olhar de Jesus o conquistou! Da mesma forma, os pais que antigamente ensinavam com o “olhar” a educação de seus filhos, pois era só olhar para seus filhos que lhes obedeciam. O olhar de Jesus cura e por muitas vezes, Ele tem lançado sobre nós o olhar e quer nos curar. Qual é o olhar que Jesus tem lançado sobre o hoje da sua história? E qual tem sido a sua atitude diante desse olhar. Deus nos chama no momento oportuno da nossa vida. Mateus poderia ter dito que iria resolver algumas coisas e depois o seguia, mas se fizesse isso ele iria perder a oportunidade de mudar de viva. Como ele, quantas vezes, nós perdemos a oportunidade de mudar a nossa vida!

Já imaginou se Mateus tivesse dito “amanhã eu vou”, saiba que toda resistência à graça de Deus endurece o coração. Jesus quer levá-lo a experimentar uma vida nova, Ele te chama! Não endereçais o coração, pois um coração dura não atrai o coração de Deus.

O cobrador de imposto queria mudar de vida e o olhar de Jesus comoveu o seu coração, por isso que ele não pensou duas vezes: levantou e seguiu-O! Muitas vezes, pela vontade queremos ficar com o que é cômodo, você precisa de uma oportunidade, assim como Mateus, por isso haja como ele: levante e segue Jesus!

Muitos cobradores de impostos sentaram com Jesus na casa de Mateus, era a festa do convertido! A festa da eucaristia é a festa de nós pecadores com Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi isso que aconteceu: Mateus celebrou a sua conversão, mas na festa havia o grupo dos fariseus que se achavam os “puritanos” que indagou: “por que o vosso mestre come com os cobradores de impostos”, Jesus ao ouvir isso responde: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores,” Mt 9, 12-13.

"Não tenha medo de deixar para trás aquilo que lhe aprisiona,"Padre Toninho
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Veja + fotos no Flickr

Você já se perguntou porque Jesus te chamou? Ele te chama para sermos santos. A vontade é de Deus é a vossa santificação” I Ts 4,3, não se esqueça disso! Serdes santos pois o vosso Pai do Céu é santo. Ser santo não é ter auréola, mas ser santo naquilo que ele nos chama, por isso sejamos bons cristãos e seus seguidores.

Deus quer te tornar santo e é por misericórdia que Ele te chama. Quando voltar em sua Segunda Vinda, quer encontrar um povo santo. Quando falarem mal de você por estar buscando a santidade, não ligue, não tenha medo de viver uma santidade de vida, seja em seu namoro, em seu noivo ou ainda você solteiro.

Seja santo para que se corresponda aquilo que Ele quer de você
. A escola da santidade para quem quer ser santo é a Sagrada Escritura.

O Senhor nos convida a vivermos em sua misericórdia, assim como Mateus deixou sua coletoria de impostos, Ele pede para que você deixe para trás aquilo que nos impaca na vida, ser santo é romper como homem velho e assumir o homem novo.

Não tenha medo de deixar para trás aquilo que lhe aprisiona, sejamos pois, alcançados pela misericórdia de Deus para sermos por Ele renovados, abra-se a experiência com o Sangue Preciosíssimo do Senhor.

 

 

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo