Senhor, aumentai a minha fé

Padre Roger Luís
Foto: Maria Andrea

Deus quer levar a cada um de nós a um propósito: fazer a nossa fé renascer! Estamos celebrando o martírio de São Tomé, e é somente através do Espírito Santo que esta fé irá renascer e assim chegará um momento que assim como este santo iremos dizer: “meu Senhor e meu Deus, eu creio mais aumentai a minha fé”.

Precisamos desejar um coração ardoroso em seguir a Jesus Cristo. Independente da idade que tenhamos, precisa ter essa coragem e a consciência de que o estamos em um milênio de mártires, onde os cristãos são chamados a dar a vida por Jesus Cristo. No ano de 2012, mais de 200 mil cristãos foram martirizados, irmãos, isso é atual. Ontem, por exemplo, um sacerdote na Síria, foi decapitado por ser cristão e amar a Jesus Cristo, ele estava num convento escondido e os rebeldes sírios o encontraram o mataram-no.

O amor a Jesus Cristo se dá num total atitude de entrega. Por vezes nós questionamos a Deus, sendo infiéis ao seu amor. Estamos dando brechas para a ação do inimigo em nossas vidas, enquanto há no mundo cristãos que estão dando suas vidas em favor de Cristo.

O primeiro país que Tomé evangelizou foi a Síria, justamente o país que este padre foi decapitado. Foi lá que o povo ensinou pelas palavras de Tomé a amar e dar a vida pelos outros, no entanto, este mesmo povo se esqueceu disso.

No capítulo do evangelho de São João, Jesus, sabia que iria morrer, mas por amor e sabendo do projeto do Pai, foi até Bethânia encontrar-se com Maria e Marta irmãs de Lázaro. A atitude de Pedro, quando Jesus revela que ele deveria ir a Jerusalém, sofre, ser morto e ressuscitar, Pedro diz: “longe do Senhor isso”, mas o Senhor diz: “Longe de mim Satanás”. Agora, perceba a atitude de Tomé: "Vamos nós também para morrermos com ele," Jo 11,16.

A coisa mais importante para nós e que precisamos tomar no dia de hoje é de jamais nos separar de Jesus Cristo. Esta foi a decisão de Tomé: ir e se precisasse, morrer com o Mestre. Isto é questão de decisão. Ou seja, onde Ele for nós devemos ir, isso é a vida cristã, numa total dependência de Cristo. Nossa vida deve ser vivida com Jesus, como diz o papa emérito Bento XVI.

O Senhor nos chama a avaliar a nossa vida e se temos seguido a Ele ou segui-lo por interesse, pelo que Ele pode me dar, pois se for assim eu não ser capaz de ir até ao fim. Há uma decisão na vida de Tomé, e nós devemos imitá-lo.

"Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho." Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?" Jo14, 1-4.

"A coisa mais importante para nós é jamais nos separar de Jesus Cristo"
Foto: Maria Andrea

 :: Veja + fotos também no Facebook

Tomé se esvaziar, pois ele não quer encontrar respostas em si mesmo, mas quer encontrar no Senhor a resposta, que é: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” É uma decisão radical aceitar percorrer este caminho que o Senhor nos indica.

Devemos pensar nas decisões que estamos tomando, para que ela esteja na vontade de Deus. Como manter viva no coração a chama da esperança ao ponto de abraçar a cruz e seguir a Jesus. Tenhamos a coragem de Tomé, ter o sonho de seguir o seu Mestre. Jovens, quais são os seus sonhos? Irmãos tudo passa, não existe vida sem Jesus, tudo o que se vive fora dele, é passageiro. Tenha coragem de se arriscar.

Que tipo de opção você tem feito? Qual o sentido da sua vida? Você está atrás apenas de ter poder, de ser reconhecido pelos homens? Como você tem vivido o hoje que terá o amanhã como consequência. Jesus é o caminho a verdade e a vida.

 

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo