Ser conduzido pelo Espírito

.: Ouça essa pregação, na íntegra
\”Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: \’Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição\’.\” (Lc 3, 21-22)

O silêncio do Pai foi quebrado neste momento. O Pai derrama o seu Espírito sobre Jesus – novos tempos serão iniciados. Este é o significado do céu que se abre. É claro que Jesus já tinha feito a experiência com o Espírito Santo na encarnação.

Na humanidade de Jesus, que é nossa humanidade assumida por Ele, somos mergulhados no Espírito Santo, para que seja gerada em nós a nova criatura. É o fim do castigo e início uma vida nova.

A primeira condição para uma pessoa que quer receber o Espírito Santo é ter humildade. É desta forma que Jesus age, quando entra na fila dos pecadores para ser batizado por João Batista. Ele nos comunica o Espírito Santo através de sua humanidade. Este Espírito é derramado na nossa humanidade, para nos renovar. A missão do Espírito Santo é nos guiar para vontade do Pai.

É importante entendermos a obra e a missão do Espírito Santo para nos deixarmos conduzir por Ele. Jesus nos unge com seu Espírito para que sejamos dóceis à vontade do Pai. Tudo na nossa vida deve ser conduzido pelo Espírito Santo de Deus.

Buscamos realizações em tantas coisas e nos esquecemos que somos filhos amados de Deus e que pela ação do Espírito Santo, Ele cuida de nós. Tudo o que Jesus fez não foi por si mesmo, mas pela ação do Espírito Santo.

Em Lucas capítulo 4, dos versículos 1 ao 13, vemos que, após o batismo, o Espírito Santo conduz Jesus ao deserto, onde foi tentado pelo demônio. Se não nos apoiamos no Cristo, que venceu a tentação, já somos derrotados. Jesus venceu a tentação para nos mostrar que podemos vencer também. A única forma de vencermos a tentação é estarmos cheios do Espírito Santo.

Jesus vai nos ensinar como lutar contra as tentações do demônio: dependendo única e exclusivamente do Pai.

Nós precisamos estar de olhos abertos, pois quando não nos deixamos conduzir pelo Espírito, o demônio entra em ação para nos fazer cristãos que não dão testemunho de sua fé, incapazes de reconhecer os seus erros. Somos tentados a todo instante, por isso, o que precisamos é aprender a vencer as tentações com Jesus.

Muitas vezes, a nossa oração não é por amor a Deus, mas por interesses próprios e isso é um perigo. Não podemos ter no nosso coração o interesse de manipular Deus. Quantos têm buscado seitas por causa deste desejo de manipular o Senhor? Eu não posso e não preciso manipular o Senhor.

Jesus nos ensina no Evangelho, que muitas coisas não recebemos porque pedimos mal, cheios de interesses egoístas.

Quando nos esquecemos onde precisamos chegar, perdemos a direção. Tenha uma vontade firme, deixe-se conduzir pelo Espírito Santo. Vamos ser tentados – isto é uma realidade -, mas saiba: Jesus nos ensinou a vencer. Nossa humanidade é fraca, mas com a morte e a ressurreição de Cristo, ela foi revigorada, recriada. Jesus, vencendo a morte, quebrou as obras de Satanás.

Transcrição: Claudenilson José
Fotos: Tatiana Gomes

↑ topo