Ser discípulo é estar preparado para o fim dos tempos

Carlos Biajoni
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
A palavra “discípulo” aparece cerca de trinta e três vezes no Novo Testamento, enquanto aparece apenas três vezes no Antigo Testamento. Por que será que essa palavra é tão presente com a presença de Jesus? A Igreja nos mostra que é preciso viver o discipulado para viver o seguimento de Cristo. E só pode se considerar um discípulo aquele que é capaz de viver uma experiência com o próprio Cristo, vivendo de acordo com a Sua escola e pedagogia.

Talvez neste momento, você esteja se lembrando de muitas coisas que você deixou de viver e precisa retomar. Por isso que o discipulado é uma escola contínua, na qual estamos em constante formação. É justamente, neste tempo, que Jesus capacita os discípulos que escolheu. Nosso discipulado hoje pode ser diferente daquele que os apóstolos viveram, pois eles caminharam com o próprio Cristo ao lado deles.

Mas, hoje, o nosso discipulado tem como objetivo nos preparar para a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desculpe-me, mas se você e eu não estivermos prontos, correremos o risco de o Senhor nos pegar desprevenidos e recebermos a triste notícia de que Ele não nos conhece, pois verdadeiramente nunca colocamos nossos talentos a serviço de Deus.

Será que temos amado ao Senhor de todo o nosso coração? Ou reservamos apenas alguns momentos da nossa vida para Ele? Quando optamos por levar uma vida de qualquer forma, corremos o risco de abusar da Misericórdia de Deus, pois estamos sendo indiferentes ao amor d’Ele.

Carlos Biajoni
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Aquele que deseja ser um discípulo autêntico, não pode esperar as coisas acontecerem, mas sim, se antecipar e viver como se este fosse seu último dia e seu último momento. Não podemos mais perder tempo com coisas passageiras, pois não conseguiremos esconder de Jesus a forma como levamos nossa vida. Outro ponto essencial do discipulado é nos preparar para dar ao próximo aquilo que recebemos de Deus. No entanto, ninguém pode dar ao próximo aquilo que não vive ou não experimentou. Para fazer discípulos é preciso ter sido discípulo de Cristo antes. O nosso discipulado precisa ser autêntico, porque, quando a verdadeira perseguição começar, teremos que estar preparados para esse tempo. Ser discípulo é estar preparado para o fim dos tempos!

Uma das formas de nos prepararmos para isso é por meio da Palavra de Deus. Não pode existir um discípulo que não conheça a palavra ou não seja capaz de ouvir aquilo que seu mestre tem para falar. Muitos não são capazes de ouvir o que Jesus tem para lhes dizer porque estão com os corações ocupados com as coisas do mundo.

Infelizmente, algumas pessoas trocam o convívio com a família pelo capítulo da novela, alegando que é tudo uma distração. Porém, essa distração tem levado o adultério, a pornografia, a morte e muitas outras coisas para dentro da sua casa. O testemunho do discipulado precisa começar dentro do nosso lar. Não basta sermos salvos, mas precisamos também levar todos os que foram confiados a nós à salvação. Para sermos discípulos, precisamos de um coração puro e aberto ao Espírito Santo de Deus, pois só assim Ele será capaz de reinar sobre todas as coisas.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

Carlos Biajoni


Missionário da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo