Ser discípulo hoje


Padre Alberto

O Evangelho de hoje nos presenta o modelo perfeito de discípula: Maria Santíssima. Precisamos viver como Maria, que encarnou em si as características de Jesus.

Vou apresentar para vocês as duas característica, da discípula modelo: A primeira característica do discípulo é escutar a Palavra de Deus. Precisamos ter um coração aberto, pois quem não está aberto à Palavra de Deus, não poderá ouvir nem compreender o que Deus fala através de Sua Palavra. A abertura de coração, é uma pré disposição para ouvir o que a Palavra diz e não o que eu quero ouvir da Palavra.

O discípulo é aberto a Palavra de Deus.

É necessário disposição para ouvir com humildade a Palavra de Deus e descobrir o que Ele quer fazer em nós através de sua Palavra. Para escutar a Palavra de Deus é preciso humildade; deixar para trás tudo aquilo que sabemos e trazemos. É falar para o Senhor como Maria falou: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra.”

Sem humildade perante a Palavra de Deus não existe discipulado. Por isso a Bíblia expressa bem o que é esta humildade. O discípulo precisa estar reclinado sobre a Palavra de Deus.

Uma coisa que me preocupa muitas vezes, é quando nos tornamos muito atentos aos milagres e prodígios e não paramos para escutar a Palavra de Deus. Isso vai nos esvaziando.
Maria, ela é o modelo de discípula porque escuta a Palavra de Deus e se deixava surpreender pela Palavra.

Maria tinha uma atitude atenta diante da Palavra de Deus, ela se colocava a disposição da Palavra de Deus e nós também precisamos imitar o seu exemplo.

"Deixe-se surpreender pela Palavra de Deus"
Foto: Clarissa Oliveira/cancaonova.com

:: Veja + fotos também no Facebook

A segunda característica do discípulo é a de se deixar surpreender pela Palavra de Deus.

Se a Palavra de Deus não te surpreender é porque você não está escutando a Palavra de Deus. Aproxime-se da Palavra de Deus com coragem e deixe-se surpreender pela Palavra, pois ela pode transformar a sua vida.

A Palavra de Deus sempre nos surpreende a cada vez que a lemos.

“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. (Lucas 11,28). Não basta apenas escutar a Palavra de Deus, precisamos aplicar esta Palavra em nossa vida através de nossas atitudes. Precisamos colocar em praticar o que diz a Palavra de Deus. O nossa problema é que nós escutamos a Palavra de Deus, mas depois a esquecemos e não praticamos.

Sigamos a partir de hoje o exemplo da Virgem Maria, a modelo perfeita

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

↑ topo