Ser ovelha aos cuidados do Bom Pastor

Padre Paulinho
Foto: wesley Almeida/Cancaonova.com

Que benção encerrar este acampamento celebrando a solenidade de Cristo Rei do Universo e é interessante, pois as leituras de hoje providencialmente falam sobre o homem do campo, e como já nos diz o salmista: “O Senhor é o Pastor que me conduz, não me falta coisa alguma”. O Bom Pastor, nós sabemos que é Jesus, e sabemos que o pastor dá a sua vida à suas ovelhas. Ele fica 24 horas com a ovelha, é ele que as conduz.

Nós somos as ovelhas do Senhor, e precisamos nos submeter ao Senhorio d'Ele, nosso Salvador. Na primeiro leitura, do profeta Ezequiel 34,11-12.15-17 ele vem nos dizer: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar — oráculo do Senhor e que no Evangelho Jesus vem nos dizer: “Vinde a mim todos vós que estais cansado que eu vos aliviarei”.

O Pastor é aquele que cuida das suas ovelhas, e hoje Jesus, o Bom Pastor, vem ao nosso encontro trazer todo conforto o repouso que precisamos. Jesus o Bom Pastor veio para cuidar de todos nós!

Saiba que o Bom Pastor está cuidando de você, que as pessoas podem nos abandonar e falhar conosco, mas Jesus nunca nos abandonará e nem falhará conosco. Infelizmente, nós trazemos as limitações próprias do pecado, mas o Bom Pastor vem sempre ao nosso encontro para nos resgatar de todo mal que estamos vivendo. Ele age em nós através do Espírito Santo.

"Nosso Deus é um Deus vivo, presente e real"
Foto: wesley Almeida/Cancaonova.com

 Veja + fotos no FLICKR

Hoje, celebrando a festa de Cristo Rei do Universo, Jesus não veio pra reinar com cetro de ferro, mas o seu reinado se dá no serviço do seu do povo, muito mais que o nosso pecado esta a graça de Deus, através da renovação do nosso batismo, através dos sacramentos.

Abra o seu coração para as riquezas que a Igreja tem nos dado, nosso Deus é um Deus presente, vivo e real. É um Deus que se misturou no meio das pessoas que, na sua época, mal sabiam reconhecê-lo, porém elas iam ao encontro de Jesus, para ouvir as suas palavras para seguí-lo. Hoje, meus irmãos, somos nós estas pessoas que vem ao encontro de Jesus, estamos querendo ouvir a voz d'Aquele que é o nosso Bom Pastor. Muitas vezes, nós nos afastamos desta voz e nos machucamos, mas Ele hoje veio nos resgatar.


Como diz no Evangelho de hoje, que está em Mateus 25,31-33, “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.”

De que lado você gostaria de ficar, do lado das ovelhas ou do lado dos cabritos? Nós somos as ovelha do Senhor e queremos ficar do lado direito, em sua glória. Portanto, devemos nos preparar dia após dia para estar do lado direito de Jesus, e Ele nos aponta um caminho muito simples para conquistarmos este lugar: Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

Nossa vida cristã precisa ser vivida na prática, porque se isso não acontecer, ela perde a sua força. Após este Acampamento Canção Nova Sertaneja, o que Deus colocou em seu coração para direcionar a sua fé a partir de hoje? Foram tantas as coisas que Deus fez e falou ao seu coração não é mesmo? Agora é a hora de levar a tantas pessoas as experiencias que você fez aqui, porque muitas pessoas esperam para viver essa mesma experiência.

Mude as suas atitudes, mostre para as pessoas o que Deus operou em sua vida, neste encontro. Mostre para as pessoas que você quer ser uma pessoas diferente, dê respostas diferentes diante das situações. Dê espaço dentro de você para que Jesus reine em seu coração, e através de suas atitudes, e gestos de amor.

Que de fato Jesus ocupe o trono do seu coração, para que quando Ele vier, possa dizer a você: “Vinde benditos de meu Pai”, que seja esta voz a entrar em nossos ouvidos, para que nós coloquemos em práticas os seus ensinamentos, não tenha medo de levar e de ser este exemplo vivo de ovelha que ouve e obedece a voz do Bom Pastor.

Transcrição e Adaptação: Mariana Lazarin Gabriel

↑ topo