Ser presença de Deus para ter um mundo melhor

Cardeal Dom Odilo
Foto: Natalino Ueda

Hoje nós celebramos um domingo bonito, não só porque São Paulo está de sol, e porque é dia do Senhor e para nós que temos fé, ele é dia especial de manifestação de Deus e mas é todo especial também para a Igreja católica e para todos que tem fé numa verdade que proclamamos de modo todo particular, que é a Assunção da Santíssima Virgem ao céu, depois de sua dormição.

Hoje nós recordamos com fé que ela foi levada ao céu em corpo e alma, porque como diz a liturgia e a fé da Igreja, não era possível, ela que trouxe ao mundo o filho de Deus Salvador, aquele que nos alcançou o perdão de nossos pecados, sofresse a corrupção do corpo na sepultura e ficasse esperando a volta de Jesus para fosse ressuscitada e morar com seu Filho, por isso a Igreja acredita que Maria já está juntamente com seu filho no céu.

E como ela mesma proclamou o Senhor fez em mim maravilhas e disse todas as gerações me proclamarão bem aventurada, porque Deus é grande, Deus é bom e se nós recordamos é porque queremos proclamar as grandes obras de Deus fez em Maria.

Nós que peregrinamos na fé, e ainda não vemos claramente o que um dia também será um grande dom de Deus para nós, vemos na fé, porém em Maria já se realizou o que ainda é uma esperança para nós, o sonho de toda humanidade de estar com Deus para sempre. E olhando para ela nós temos coragem de prosseguir na fé, no caminho de Jesus e na esperança de merecermos ser acolhidos por ela, com os santos no céu.

Não podemos perder de vista que Deus tem muito mais para nós, que a simples vida na terra, Deus tem uma vida eterna para nós.

Com este evento “Deus habita esta cidade” nós quisemos proclamar publicamente a nossa fé, em espaço público anunciar a verdade do Evangelho, a nossa esperança como cristão e não somente na cidade de São Paulo, mas em todas as cidades, Deus habita no meio de nós, que isto é bom, que não faz mal para ninguém. Deus que é presença boa no meio dos homens, que nos ama e por isso quer estar no meio de nós. Queremos dizer isto a todos, com toda a convicção do coração, respeitando o pensamento de quem não concorda conosco. Mas, de toda maneira, queremos dizer para nossa cidade, Deus habita nesta cidade, e com isso dizer que somos testemunha dessa cidade, nos comprometemos a sermos testemunhas de Deus e ajudar essa cidade a ser melhor, a convivência humana ser melhor, mais solidária, mais pacífica, com menos violência, com menos desonestidade.

Cardeal Dom Odilo
Foto: Natalino Ueda

Que a nossa presença como filhos de Deus, seja uma colaboração para que o mundo seja melhor. Que queremos nos empenhar para a solução dos problemas que nossa cidade enfrenta. Que âmbitos da convivência humana seja bom não só para Deus, mas para os filhos de Deus, muitas vezes abandonados e que sofrem injustiça, queremos ser presença do amor de Deus.

Deus habita nesta cidade, quer nos recordar que a presença de Deus é uma realidade, pois Deus não abandona seus filhos, mas nos envia como portador dessa boa notícia, através da construção de nova sociedade.

Essa missão significa continuar a anunciar o evangelho a todos, eu me alegro que isto esteja acontecendo pelos meios de comunicações, em especial da Canção Nova, e tantos outros existentes na nossa Igreja. Que a missão se torne uma realidade muito concreta que alcance muita pessoas.

Sabendo nós que somos instrumentos, mas o Espírito Santo que dá o fruto e o efeito da missão, nós com toda humildade, mas com todo ardor, queremos continuar esse trabalho não somente em São Paulo, mas em todos os lugares.

A Igreja unida com toda a Igreja da América Latina está em estado de missão, de ir ao encontro com as pessoas para anunciar a boa nova a todos, por isso depende de nós que esta boa nova chegue a todos os recantos.

E que Maria que levou boa nova à casa de Zacarias, seja para nós um exemplo e estímulo para todos nós que queremos levar a boa nova a todos os povos.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo