Só uma palavra

Padre Gleuson Gomes
Foto: Weslwy Almeida/ Foto CN
Abra a sua Bíblia comigo no Evangelho de São João 5, 1-14:

“Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. [Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.] Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim. Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado. E os judeus diziam ao homem curado: E sábado, não te é permitido carregar o teu leito. Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar. Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior”.

Esse é o Evangelho que eu acho mais lindo. Peça ao Senhor para que você seja amado, porque amor é tudo o que nós precisamos. Nada perde um coração quando ama, essa é a verdade do Senhor, hoje, para nós. A Palavra de Deus sempre traduz uma novidade ao nosso coração. Essa Palavra quer ser um itinerário de fé para você.

Aquele paralítico tinha um coração desgastado por tantas tentativas e frustrações e, de repente, um encontro repentino muda tudo. Deus quer fazer isso também no seu coração. Imagine o que era o coração daquele homem. Quantas vezes vivemos a mesma situação! Estamos esperando as demoras de Deus, temos expectativas diante de um acontecimento.

O paralítico tinha tudo para desistir, tinha um tempo marcado por frustrações profundas. Talvez seja como você, lutando pelo seu casamento, para seu filho largar das drogas ou ainda uma enfermidade que está tirando a sua fé. Às vezes, olhamos para nós e não encontramos mais fé., mas aquele homem não desistiu e você também é convidade a perseverar na fé.

As nossas "paralisias" não são poucas, mas precisamos continuar firmes. Os milagres aconteciam para os outros, não para aquele paralítico. "Queres ficar curado?", Jesus perguntou a ele. Mesmo sabendo da resposta, o Senhor precisava saber qual é o verdadeiro desejo daquele homem. Muitas vezes, nós achamos que queremos ser curados, mas não temos o verdadeiro desejo.

"Você quer mesmo ficar curado? Levanta, toma o seu leito e anda!"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Hoje, pode ser o grande dia do resgate da sua vida, vai depender de você. Você quer mesmo ficar curado? Levanta, toma o seu leito e anda! Jesus não vai pegar na sua mão e erguê-lo. Você tem fé suficiente para se reerguer? Jesus não pega na mão do paralítico, manda ele se levantar como quem diz: "Reacende sua fé e levante-se". O seu sofrimento não é maior que você.

Tudo depende de uma resposta sua, é uma decisão de vida firmar-se na vontade de Deus. Não basta levantar, porém, é preciso caminhar. Muita gente recebe a graça, consegue ver o sofrimento com novos olhos, mas não continua. Não deixe isso acontecer com você.

Este Evangelho é uma resposta para muitas pessoas que estão sofrendo as demoras de Deus, Ele está aí do seu lado. Diga ao Senhor: “Mesmo com meu coração machucado, ferido; mesmo com as tentativas e frustrações que têm visitado o meu coração, Jesus, reergue a minha esperança. Eu quero e preciso ser um pessoa nova”.

"Deixa Jesus curar muito mais que o seu corpo,  também a sua alma, suas frustrações, suas dores".
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Submeta-se ao Senhor, hoje, a piscina de Betesda é a sua vida, a situação que você tem vivido. Deixa Jesus curar muito mais que o seu corpo,  também a sua alma, suas frustrações, suas dores. Volte a olhar para Ele, experimente o que só Deus pode dar ao seu coração. Carências profundas e o refúgio nos vícios não vão curar você e diminuir os seus problemas, muito pelo contrário. Não desista, não abandone o plano de Deus. Ele pode fazer um Natal diferente no seu coração e no da sua família.

Mesmo que o seu coração esteja vivendo um desespero, Jesus resgata, agora, toda a esperança perdida. Não desista, leve essa palavra para o coração da sua casa. Profetize: "Senhor, a mesma autoridade que exerceu sobre aquele paralítico, exerça agora sobre mim nos problemas que eu já não acredito mais que podem ser superados". Coloca a sua esperança em Jesus, meus irmãos. Basta uma palavra, e Ele vai curar você.


Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo