Somos fiéis a Palavra de Deus?

Padre Edimilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Nas leituras de hoje, diante da proclamação da Palavra pelo sacerdote Esdras, podemos ver um povo emocionado, pois naquela época já não era comum que isso fosse feito. Tudo isso porque aquele povo tinha sido, por muito tempo, escravo na Babilônia, e isso fez com que perdessem sua cultura e até mesmo suas práticas religiosas.

Imagine se você fosse privado de ir à Santa Missa por muitos anos, de estar reunido com outros irmãos para ler a Palavra de Deus. Você não ficaria também emocionado em poder voltar às suas origens? Porém, irmãos, escutar a Palavra não basta, nós precisamos colocá-la em prática.

Quantas vezes, paramos diante da nossa limitação, nos reconhecemos pecadores e assumimos o compromisso de uma mudança de vida? É justamente isso que a Palavra precisa gerar em nosso coração. Se você tem lido a Palavra, mas ela não tem incomodado seu coração, então você não tem feito uma verdadeira experiência com Jesus Cristo!

Eu poderia fazer uma homilia de horas e, mesmo assim, nunca conseguiria provocar o efeito que um versículo da Bíblia é capaz de produzir em seu coração. Sabe quando você para e diz que não aguenta mais o seu matrimônio, porque já buscou ajuda em todos os profissionais e não a encontrou? Então, você procurou em muitos lugares, menos aonde deveria ter ido: na Sagrada Escritura.

"Jesus precisa ser o Senhor da sua vida", exorta Padre Edimilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Ao contrário do que muitos pensam também, a Bíblia não é um livro que abrimos apenas para ver a sorte, esperando que um versículo surja como em um passe de mágica. A Palavra de Deus nos dá resposta para tudo, mas é um discernimento que deve ser acompanhado com muita oração. O padre Jonas nos diz que só somos capazes de amar aquilo que conhecemos. Diga-me então como é que você vai amar Deus se, na verdade, não O conhece? Como vai amar e reconhecer o sacrifício de Jesus se você nem sequer conhece a história da salvação?

As Sagradas Escrituras narram que aquele povo foi oprimido e privado de fazer uma experiência com Deus. Talvez, por isso mesmo, muitos tenham se afastado do Senhor e perdido sua própria história. Não deixe que a sua história com Deus também seja perdida, não importa qual o motivo, porque nada pode ser maior do que o poder de Deus em sua vida! Permita que o Senhor faça morada em seu coração pela força da Sua Palavra. Se você tem uma Bíblia na sua casa, e há muito tempo nem sequer a abre, mude isso hoje. Busque conforto na Palavra do Senhor e muitas bênçãos cairão sobre você e sua família. Você pode até dizer: “Mas eu não tenho costume de ler a Bíblia e não sei nem por onde começar”. E eu lhe digo que isso não é desculpa. A Palavra inteira foi feita para você e não se preocupe, pois o Senhor guia os corações desejosos por encontrá-Lo. Conheço pessoas que não sabem ler, mas são capazes de ler perfeitamente a Bíblia. Não tenha medo de assumir as promessas de Deus e, principalmente, que Ele é o Senhor da sua vida. Aquele que confia em Jesus jamais será desamparado. Proclame hoje que Jesus é o Senhor e permita que Ele entre na sua vida.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo