Suas fraquezas não são obstáculos para Deus

Padre Gleuson Gomes
Foto:Gustavo Borges

Eu fiquei surpreendido quando me deparei com o Evangelho de Hoje, o encontro de Jesus com Pedro, ainda chamado Simão, ali com suas redes, com seu barco de pesca, com sua história a ser completamente refeita por aquele encontro. Acredito que hoje todas as leituras nos ajudam a compreender o mistério deste encontro.

A primeira leitura que mostra a grandeza de Deus, diante de um coração perdoado, é o testemunho de Paulo que se diz um abortivo, e que completamente transformado, de um perseguidor para um pregador, e o evangelho que nos mostra também o encontro de Pedro com o homem que iria mudar a sua vida.

Uma barca que antes servia apenas para pegar tantos peixes, e que agora vai se transformar em uma barca para pescar muitos corações e muitas vidas, é misterioso este diálogo, Jesus vai roubar seu coração, tomar para si a sua vida, pois as fraquezas de Pedro não são obstáculos para Deus, assim como suas fraquezas não são obstáculos para o Senhor.

Jesus pede a barca de Pedro emprestada e fala ao coração de uma grande multidão, e esse apóstolo estava ali cansado, frustrado e decepcionado, o estado do coração dele [Pedro] propõe para nós o que vivemos tantas vezes diante das tentativas desta vida, nosso desejo de acertar, de ver os frutos do nosso trabalho, somos frustrados, desgastados pela vida, abatidos. E parece que exatamente nestes momentos em que estamos triturados, destruídos, cansados, desacreditados, e é exatamente nestes momentos que Deus usa para falar ao nosso coração e nossa vida da aquela 'reviravolta'.

Jesus olhou nos olhos de Simão Pedro, e o coração de Pedro foi mexido ali, algo tocou o coração de Pedro, Jesus começou o dialogo e aparentemente falou algo para Pedro que para um pescador era uma ousadia, pois Jesus era filho de um carpinteiro e provavelmente não entendia nada de pescaria e disse a Pedro: “Lança as redes”

"Nos não precisamos de crendices, de amuletos, de horoscopo"
Foto: Gustavo Borges

Você pode imaginar o que isto significava no coração de Pedro, depois de uma noite inteira de tentativas frustadas, cheio de cansaço e vem o profeta, e diz lança a redes, imagina aqueles dias que não dormimos direito, estamos cansados, estamos triturados por um dia difícil e vem alguém e põe o dedo na ferida da gente.

Jesus na verdade queria dizer: 'Abre mão da sua experiência de pesca, abre mão das suas logicas, por que eu vou te ensinar um outra tipo de pesca, abre mão da sua forma de ver e pensar as coisas, pois eu vou te abrir um novo mar'. Imagina o sofrimento para abrir mão das nossas logicas e perceber que Deus nos dá uma nova direção, isto é lindo.

Olha o quanto nos não queremos ouvir o que Deus tem falado ao nosso coração, tem gente que não quer abrir mão das suas logicas, que não quer se desvencilhar da história não curada. Abra os olhos para este novo mar, nada te prenda, nada te aprisione, seja livre no Espirito Santo.

Nos não precisamos crêndices, de amuletos, de horoscopo, nem de simpatias, a nossa sorte, o nosso destino esta nas mãos de Deus, só o Senhor é dono da nossa historia. Que nada nos impeça de enxergar a Graça que esta em Cristo Jesus, seja uma pessoa livre, nada de magoa, nada de ressentimento, você foi a confissão e Deus te tocou, Deus afundou no mar, os seus pecados, um mar de graça vai se abrir diante de você, abra os teus olhos, abre o teu coração.

Pedro melhor do que ninguém sabia que o 'mar não estava pra peixe' mas Pedro lançou as redes, e seus olhos contemplaram as redes que voltaram abarrotadas de peixes, então Pedro começou a pensar: 'Quem é este, que pode fazer uma pesca tão frutuosa? Que conhece este mar mais do que eu ? Que pode ver meu coração? Quem é este?', deve ter pensado Pedro.

Jesus podia se afastar de Pedro, podia o rejeitar, mas Jesus diz a Pedro: “Vinde após mim, e eu farei de vós pescador de homens.” Mesmo que você tenha vindo da bebida, vindo das drogas, de uma história de podridão, de sujeira mesmo, Cristo continua te dizendo: “Eu te farei pescador de homens”.

Toda a vez que venho a Canção Nova eu me surpreendo com tudo que Deus fez aqui nesta obra, e como é bom participar e então vemos o que é o poder de Deus quando alguém se coloca humilde, e se coloca a disposição da Graça de Deus, e ai vemos o local de benção e de salvação que é a Canção Nova.

Imagina o que Deus ia fazer com a vida de Pedro, e ele não imaginava, não era mais uma pesca, mas era o homem que iria mudar a sua vida, mudar a sua história, naquele lugar que em tantas vezes Pedro pescou, agora ele é pescado por Deus.

Nada gere obstáculos para que você abrace a vontade de Deus. Se apaixona de novo, pede o Dom do Espirito Santo, para voltar ao primeiro amor, que hoje a Canção Nova seja a sua barca, que hoje você possa ser pescado por Deus nesta tarde reservada pra você, peça que Deus pesque o seu coração, e diga eu estou disposto, rompa definitivamente com as obras da carne, volta pra Deus e que nada seja obstaculo para Deus na sua vida.


Transcrição e adaptação:Carlos Eduardo Andrade 


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: (12) 3186 2600

↑ topo