Toda graça e toda bênção

Monsenhor Jonas Abib

“Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção!” (Salmo 66)

É isso mesmo que o Senhor está nos falando, nós estamos nos abrindo e Ele está nos dando a sua graça e a sua bênção.

Propositadamente, nós abrimos o ano com esta leitura:
“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”. (Números 6, 24-27)

É isso que o Senhor quer que aconteça conosco dia após dia, e Ele quer que nós agarremos a bênção de hoje. E qual é a bênção de hoje? Ela está expressa na segunda leitura (Gálatas 4, 4-7): que vivamos como filhos de Deus, essa é a maior bênção.

Quando o sacerdote diz: ‘Em nome de Deus, que o Senhor o abençoe’, é algo muito concreto, é o amor de Deus sendo derramado sobre você.

Deus o ama mesmo quando você comete as maiores loucuras, mesmo que você esteja “na pior” o Senhor o ama e não deixa de amá-lo porque você errou. Ele não quer que você continue na vida errada, mas como Deus é Deus, e Deus é amor, mesmo que você esteja na vida de pecado, Ele o ama. Esta é a maior notícia dessa noite.

Quando dizemos: ‘O Senhor te abençoe’, estamos dizendo que o Senhor derrama o amor sobre você. Se você entrou no alcoolismo, prostituição, adultério, nos piores esquemas de corrupção, Deus não deixou de o amar e perseguir você – perseguir significa seguir de perto – se você dá duro para dizer não ao pecado, da mesma forma Deus o ama. Mas o Senhor não o ama porque você é bom ou deixa de ser bom, Ele o ama porque Ele é amor e o amor d’Ele é incondicional, essa é a maior bênção de hoje.

Dom Bosco dizia: “Não basta amar os jovens é preciso que eles saibam que são amados”. Deus quer que você se sinta amado, mesmo que você seja um “filho pródigo” e tenha acabado com tudo que Ele lhe deu. O Senhor está de braços abertos o esperando, Ele quer abraçar você. Há quanto tempo Deus está esperando por você! Volte hoje, e volte depressa para a casa do Pai. Mesmo você, que está bem, volte! Essa é grande bênção de hoje.

Nós estamos dentro do acampamento que tem como tema “Deus cuida de mim”, no Sermão da Montanha, Jesus disse que Deus manda o sol e a chuva para os maus e para os bons. Resumindo, Deus dá vida e saúde para os maus e pecadores, e nós com nossa justiça queremos que Deus mate os maus, mas a misericórdia de Deus é infinita, Ele dá graça e bênção aos maus em primeiro lugar. Você poderia dizer que isso é injustiça, mas não é, meu irmão, isso é amor de Pai.

Mesmo que você seja mau e teime em permanecer no mal, Deus ama você. O seu coração mostra que é justamente ao contrário, uma vez que eu sei que Deus me ama mesmo eu estando no mal, eu preciso voltar e eu quero voltar, é isso que brota no nosso coração porque fomos feitos para Deus.

Muitas vezes o que nos impede de sair do mal é a acusação que temos de nós mesmos, mas Deus é ao contrário, Ele não nos acusa, Ele nos acolhe, e é por isso que Ele disse que veio para os pecadores. “Eu vim não para os justos, mas para os pecadores”.

Talvez você esteja até revoltado com Deus por coisas que te aconteceram, ou alguém está gravemente doente e você pediu a Deus e como não aconteceu você se revoltou. Quando seu casamento acabou, você se revoltou, quando sua filha se prostituiu, quando seu filho foi pra drogas, quando você perdeu sua fortuna, ou quando você perdeu seu emprego, você acabou se revoltando contra Deus, mas Ele continua te esperando, e quer lhe dar um abraço e na hora do abraço a revolta vai cair.

O que afasta você de Deus? Há muita gente que já foi fervorosa, pregava em grupos, era ministro da palavra, padre e por razões deixou o ministério, deixou a Igreja, talvez se decepcionou, mas Deus continua de braços abertos esperando por você. Você que exerceu ministério da palavra, da eucaristia, você religioso que abandonou, Deus continua o esperando, por que você não volta? Às vezes, você pensa: “Com que ‘cara’ eu vou voltar?” Você vai voltar com sua cara, talvez de início de “filho pródigo”, mas o mal que você fez vai cair na hora do abraço. Volte para seu Pai, pois Ele quer guardar você perto do coração d’Ele, e só ali temos proteção.

Volte para a guarda de Deus. Até juridicamente existe isso, no caso de separação, ou alguém se tornar órfão, ou o pai e a mãe serem incapazes de cuidar dos filhos, o juiz dá guarda a alguém. Talvez você tenha abandonado a “guarda” de Pai, pela bênção Ele o abençoa. Volte para a guarda do Pai mesmo que você esteja numa vida errada, não espere mudar de vida para você voltar para Ele, pois, assim, você não vai voltar nunca, porque talvez você tenha perdido até a dignidade. Volte como você está, “na pior”, como o filho pródigo, volte para a casa do Pai, Ele lhe devolverá tudo e fará uma festa chamando os criados para lhe dar um banho de purificação, e lhe dará um “anel” em sinal de filiação.

Eu sei no coração você já está quase voltando, e quando a gente volta de coração o Pai já está nos abraçando.

Você não pode ficar na “coluna do meio” se satisfazendo em ser simplesmente bom, você precisa ser filho recebendo a bênção e ser bênção para os outros. Justamente porque é morno, nem frio nem quente, Deus quer vomitar você; então, grite para o Senhor, fale que você voltará, peça a Ele que tenha misericórdia e não o vomite!

Sabe, meus irmãos, é muito mais fácil quem está nos caminhos piores se arrepender do que os mornos, os mais ou menos, “igrejeiros”, que nem cheiram nem fedem. Volta para o Senhor!

Sabe por que falta paz? Porque falta Deus; quando você se voltar para Deus você verá que a agitação interior de ter emoções mais fortes vai desaparecer porque Deus preencheu seu coração. Só Deus preenche o coração da criatura humana. 

Volte porque o Pai está esperando por você. Não fique com desculpas, deixe Deus pegá-lo pela mão, Ele derramou o sangue sobre você.

Diga então: “Jesus, eu te aceito como meu Salvador, eu precisava muito de um Salvador. Eu agarro a sua mão, agarra-me Senhor, e tira-me dessa situação. Eu agarro na sua mão, arranca-me, Senhor, e traz-me pertinho do seu coração”.

E saiba que os anjos, que cantaram glórias, estão cantando maior glória porque você aceitou o Senhor. Só falta agora o “selo”, e a própria Palavra de Deus nos fala que Ele nos selou com seu Espírito. O Pai quer preencher você com o Espírito Santo. Você precisa ser como um “pneu” cheio do ar do Espírito Santo; muitos, no decorrer da vida, se esvaziam, mas você voltou, então, o Pai quer agora encher você com seu Espírito Santo, porque você é filho, Ele o enche do Espírito, que clama: ‘Aba – ó Pai!’

Porque você pediu o Pai lhe deu o Espírito Santo, que é a maior bênção. O Pai já derramou sobre você o seu Espírito Santo.

Transcrição e áudio: Willieny Isaias
Fotos: Luciana Sitta

↑ topo