Transfigurado no amor

Silvia Novadski
Foto: Regiane Calixto

Temos de aproveitar o dia de hoje da festa da Transfiguração do Senhor. Quando vocês vieram para cá, tiveram de subir um monte (E que monte! Não é mesmo?). Também Jesus subiu um e ali, no alto do Monte Tabor, Ele transfigurou-se. Hoje o Senhor o convida para subi-lo com Ele. Cristo quer realizar uma nova realidade em seu interior. Ele chamou os Seus amigos ao Monte Tabor. E hoje Ele chama você.

Somos muito amados por Deus. Eu não sei o que você tem vivido. Mas diga: “O Senhor me ama muito!”. Hoje, Ele quer nos preparar para as batalhas, quer nos preparar para o combate. Por isso, Ele nos convida para subir esse monte de forma a nos enchermos com esse amor a fim de nos mostrar novas realidades.

O Senhor nos dá Seus sinais. Hoje Ele quer que você veja os sinais de Deus em sua vida. É preciso deixar que o Senhor nos transfigure. A Palavra de Deus nos diz: “O coração do homem modifica o seu rosto: seja em bem ou seja em mal” (Eclesiástico 13,31). Muitas vezes, ao atender pessoas em oração encontro algumas que não conseguem se olhar no espelho, porque não conseguem se amar!

O dia em que nós descobrirmos que somos filhos e filhas amados de Deus, nós não temeremos a mais nada, nem mesmo ao inimigo! Por isso, nós precisamos nos transfigurar no amor de Deus Pai todos os dias, pois caso contrário, o mundo nos deforma. Um coração alegre, cheio de Deus se descobre no amor.

O Senhor, nesta quinta-feira, vem nos transfigurar. Jesus levou para o monte Pedro, Tiago e João. Muitas vezes, nós nos afastamos das obras de Deus, pois queremos que todos sejam perfeitos. Mas Jesus não escolhe os perfeitos, Ele escolhe os pecadores. Vejamos na Palavra: “Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. 52.Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. 53.Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. 54.Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” 55.Ele, porém, voltou-se e os repreendeu” (Lucas 9,51 -55).

Silvia Novadski
Foto: Regiane Calixto


Deus nos chama atenção, porque nos ama. Muitas vezes, tínhamos um plano certo, como por exemplo, o de xingarmos quem nos ofendeu; mas o Senhor nos repreende. Mas também tem paciência conosco e vai nos seduzindo, vai nos esperando e nos “regando”, porque Ele sabe que um dia poderemos dar frutos maravilhosos. Da mesma forma, Jesus tem paciência com João, que antes queria que descesse fogo do céu sobre as pousadas. Esse discípulo foi amado e “regado” por Jesus, então escreve as Cartas de João. O mesmo João que antes queria quebrar tudo, mandar fogo, escreve esta maravilhosa carta: “Caríssimos amemos uns aos outros”. Quando ele era jovem queria quebrar tudo e quando mais velho diz: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.” (I São João 4, 7).

A nossa vocação vem de Deus; saiba que você precisa ser centrado no Senhor, porque o amor vem d'Ele, e se você ama, você nunca ficará só! Quando nós nos descobrimos amados pelo Senhor, Ele é fiel em Sua Palavra que diz: “Estou convosco em todos os momentos” (cf. São Mateus 28,20).

Jesus é abundantemente maravilhoso e Ele nos surpreende. Ele nos dá abundantemente a Si mesmo! Mas se nós ficamos diante d'Ele pedindo carros, casas, entre outros, Ele nos dá o necessário. Nós, primeiramente, queremos coisas materiais, mas o que temos de querer primeiramente é Deus!

Se você não fez até agora a experiência do Cristo ressuscitado, eu peço essa graça para você hoje. Eu espero que você experimente essa alegria, que seja transfigurado como São João, que antes queria colocar fogo nas pousadas e depois deixou o amor reinar sobre sua vida.

Que possamos sair daqui apóstolos do amor!

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo