Tua palavra é de vida eterna

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

A Bíblia é como nossos amigos que, ao nos verem tristes, nos despertam e nos dão força. A Palavra do Senhor no dia de hoje está voltada para mim e para você – desafiando-nos a viver essa experiência. Só o Pai tem palavras de vida eterna para nós.

Não existe felicidade sem Deus, por isso, muitas pessoas vivem deprimidas atualmente: pensam que as coisas do mundo vão realizá-las. Não é uma coisa que nos realiza; é Alguém. Abra a sua Bíblia no Evangelho de São João 6, 25-33; 34-35; 60-69:

“E, achando-O no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.

Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”.

"Quando ficamos apegados às coisas deste mundo, não conseguimos nos libertar para experimentar as coisas de Deus"
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Você que viaja muito, sabe como é ruim passar a hora de fazer as coisas: passar a hora de comer, de ir ao banheiro… Nesta Palavra, Jesus não tinha comida para dar as pessoas, a pregação demorou e não havia o que comer. A viagem daquelas pessoas era demorada.

Então, o Senhor disse para os discípulos confiarem n'Ele, porque quando, aparentemente, nós não vemos solução para os problemas, Ele a vê! Não vá trabalhar simplesmente pelo pão que perece, busque aquilo que vai levar você para a vida eterna. Todo o mundo tem os seus apegos: títulos, emprego, fama, dinheiro… Muitas pessoas perdem a vida, mas não perde o patrimônio que têm.

Quando ficamos apegados às coisas deste mundo, não conseguimos nos libertar para experimentar as coisas de Deus. Nós todos precisamos das coisas desta terra, mas só seremos felizes com as coisas do céu. A nossa felicidade não está nas superficialidades do mundo!

Confiar em Deus nos faz experimentar o inesperado. Confie no Senhor nas suas dificuldades e deixe-O provar-lhe, como o fez com os discípulos, que Ele é maior que tudo e que pode resolver os seus problemas.

O Senhor está lhe estendendo a mão, basta abrir o seu coração. O que Jesus precisa fazer para que você deixe-O agir? Quantas vezes nós pedimos uma coisa ao Senhor que nos faz bem, mas faz mal aos outros?

Cristo não atende só o que você pede, Ele faz o que vai ser bom para você
Foto: Wesley Almeida/ Foto CN

Cristo não atende só o que você pede, Ele faz o que vai ser bom para você. Muitas pessoas não sabem pedir as coisas a Deus; ou ainda pior: não sabem enxergar a graça que Ele atende. “Busque primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e tudo vos será dado por acréscimo” afirma-nos a Palavra de Deus.

Os discípulos fizeram a escolha de ficar com o Senhor, porque viram que Ele era o Salvador. E você? Vai se decidir por quem? A cura, o emprego, a comida que a gente pede ao Senhor são só a gorjeta; Jesus reservou muito mais para nós! Com Ele a vida eterna se manifestou. Queira essa felicidade plena!

A sua alegria não terá fim no Reino dos Céus e essas não são palavras minhas, são do próprio Salvador. Se depois de tudo que eu disse, você acha que ainda não vale a pena seguir o Pai, abra a sua Bíblia em II Corintios 4, 16-18:

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.

Se alguém o questionar do motivo de você não desanimar, mostre essa passagem para ele. Mesmo que a doença, o cansaço e a idade aparecerem, no nosso coração ficamos cada dia mais jovens. Não se entristeça, alegre-se no Senhor! No céu, nunca mais ninguém vai poder separar você das pessoas que ama. Cristo é maravilhoso, não se esqueça de que estamos aqui na terra apenas nos preparando para ir para lá [céu] um dia.

Transcrição e adaptação:
Ariane Fonseca

Veja também:

↑ topo