Tudo a partir da páscoa de Jesus

Padre Wagner
Foto: Robson Siqueira

Hoje nos deparamos com este evangelho, onde São Marcos nos apresenta, o que se chama do segundo anuncio da paixão, no domingo passado, o próprio evangelista nos apresentou o primeiro momento onde Jesus fala sobre sua paixão, morte e ressurreição, mas o evangelista ainda, coloca um terceiro momento, onde Jesus fala abertamente sobre sua morte e ressurreição, é interessante percebermos a insistência de Jesus, de falar de sua páscoa.

Como ouvimos no evangelho de hoje, Jesus e seus discípulos atravessam o mar da Galiléia, mas Jesus não queria que ninguém soubesse, pois Ele estava ensinando os seus discípulos, era uma formação particular, somente para os seus discípulos. Jesus queria deixar bem claro, para os que estavam seguindo que Ele iria manifestar o reino de Deus de uma forma sublime no mistério da sua paixão, morte e ressurreição.

Ao falar disso, os discípulos não entenderam, no evangelho de hoje, acontece a mesma coisa, eles não entenderam, enquanto eles percorriam o caminho e Jesus ia falava de sua páscoa, eles discutiam entre si, quem era o maior entre eles, estavam preocupados com os títulos, com a boa posição, por isso que Jesus precisou insistir, deixar bem claro no coração de seus discípulos, que sua missão se realizaria, por meio de sua páscoa.

A liturgia da palavra de hoje, quer deixar bem claro que na vida do cristão, o centro deve ser a páscoa de Jesus, sua paixão, morte e ressurreição, Quem a discípulo de Jesus? Sua identidade? A identidade se revela no mistério pascal.

A vida do cristão, deve ser uma vida toda ela vivida em comunhão com o mistério pascal de Cristo. Comunhão que cultivada, pela participação na igreja, principalmente na eucaristia. Pelo mistério pascal Jesus nos ensina, que ele não veio para ser servido, mas para servir, para a salvação de todos.

Reinar é servir, fazer de sua vida um dom, um sacrifício em função da salvação dos irmãos.

Padre Wagner
Foto: Robson Siqueira

Nós estamos neste final de semana vivendo um acampamento particular em função do encontro de novas comunidades, quero dirigir uma palavra aos fundadores e todos aqueles que fazem parte de uma comunidade, nas novas comunidades e isso também serve para você que faz parte de uma comunidade paroquial, nas nossas comunidades tudo precisa partir do mistério pascal e tudo precisa voltar para o mistério pascal.

A vida fraterna em comunidade, o apostolado, a missão, tudo precisa partir e voltar para o mistério pascal, porque do contrário, acontecerá o que São Tiago nos diz na segunda leitura: “Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más.” Uma comunidade cristã , vai de mal a pior porque perdeu de vista, a razão de ser de sua própria comunidade, a paixão de cristo.

Vocês sabem que não existem vida sem sofrimento, e na hora da dor, o sofrimento pode ser físico de ordem moral, espiritual, mas não há existência humana, sem a experiência do sofrimento. Se não tivermos essa consciência poderemos nos desesperar, pois a vida cristã é marcada pela paixão de Cristo, mas se você não responde a essa fé, a cruz irá pesar muito mais, na nossa vida.

A paixão, morte e ressurreição de Jesus, precisa ser assimilada pela fé, pela vida comunitária, pela eucaristia. Assimilar que a páscoa de Jesus precisa ser a minha páscoa, o meu coração precisa bater em sintonia, com o coração de Jesus. Assim também precisa ser em nossas comunidades, tudo o que uma comunidade é e faz, precisa ter a marca da paixão, morte e ressurreição de Jesus, como tudo na sua vida, precisa ter a marca da paixão, morte e ressurreição só Senhor, do contrário nossa vida se torna um inferno, sem sentido, que nos deixa desorientado, perdido, assim vejo acontecer na vida de muitos membros de novas comunidade, porque perderam de vista o fundamento de vida cristã.

Nós estamos aqui como membros de comunidades, como membros da Igreja, para professarmos nossa comunhão com o mistério pascal de Cristo, eu sigo Jesus onde quer que ele vá, eu sigo Jesus no mistério da sua paixão e morte, para seguir Jesus no mistério da ressurreição, no dia final eu ressuscitarei com Cristo, mas até lá, pela graça de Deus eu irei perseverar no seguimento de Cristo na sua paixão, morte e ressurreição.

Padre Wagner
Foto: Robson Siqueira

São Tiago nos que é preciso que despertem os sábios, quem semeia a paz nas comunidades? Os sábios e ele diz muito bem que a sabedoria que vem do alto e que torna os discípulos sábios “17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. ”, ele não diz de uma sabedoria, que vem de estudos, ele diz de uma sabedoria que vem do Espírito de Deus e que torna portanto, os simples, humildes, torna essas pessoas sábias, nossas comunidades precisam desses sábios, pois eles são puros, pacíficos, modestos, conciliadores, cheios de misericórdia … Assim devem ser os membros das comunidades Cristãs, da novas comunidades, para não dar lugar a intrigas, fofocas, disse-me-disse…

Os sábios que são puros modestos, na realidade são pessoas que vivem seu dia-a-dia aprendendo da graça, sabedoria que nos vem da páscoa de Jesus.

Está é a sabedoria do alto e esta sabedoria que nossas comunidades precisam, Jesus é o Senhor, mas São Paulo nas carta aos filipenses no capítulo 2 diz: “sim, Ele é o Senhor, mas antes ele humilhou a s i mesmo, aceitando em sua vida, a morte de cruz, mas Deus em sua misericórdia, o ressuscitou.”

Irmãos e irmãs, compreendam o carisma, a espiritualidade a partir da páscoa de Jesus, a vida fraterna, organizem a estrutura, façam discernimento do estado de vida, a partir da páscoa de Jesus, e não segundo as honrarias do mundo. Jesus foi eternamente glorificado porque foi servo de todos.

Peço ao Senhor que nos abençoe com o mistério de sua páscoa, você, com sua comunidade, acolher de um modo novo, a páscoa de Jesus, que se torne vida da sua vida.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Veja também:
:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone

:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line



Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.


 ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:

(12) 3186 2600

↑ topo