Tudo é possível a quem tem fé

Padre Gilson Sobreiro
Foto: Wesley Almeida
Alguns detalhes são importantes para que consigamos tomar posse das graças do Senhor. Para isso, é preciso que tomemos algumas decisões, pois ao fazê-lo estaremos eliminando das nossas vidas tudo aquilo que tem nos impedido de sermos de Deus.

A fé é o fundamento da esperança, é a certeza sobre algo que não se vê. Ela é um dom dado por Deus ao ser humano para que assim sejamos capazes de conhecer a verdadeira face do Pai.

No batismo, nós recebemos os dons do Espírito; nesse momento, somos infusos pela fé, pela esperança e perseverança em todas as promessas que Deus nos faz.

A esperança é uma das maiores virtudes que podemos receber, pois, nos momentos mais difíceis de nossa vida, ela não permite que caiamos no desespero.

Somos constantemente estimulados por Deus a receber a verdadeira fé em nossa vida. Apesar de sermos estimulados através do paladar, do tato, do olfato e da visão, não é por meio deles que iremos receber a fé. Nossa verdadeira crença vem da audição, por isso é preciso que continuemos pregando em todos os lugares e em todas as circunstâncias.

A fé é muito maior do que qualquer milagre, por isso nossa busca deve ser por ela, não pelos milagres, pois, com ela somos capazes de alcançar inúmeras graças que, ao ser humano, podem parecer impossíveis.

Quase sempre a nossa volta para Deus tem a ver com um problema familiar, para o qual não existe solução humana. Seja ela a dependência química, uma doença crônica ou terminal. Nossa fé acaba sendo substituída pela dor, pois, diante do silêncio de Deus, ficamos revoltados, desesperados e perdidos.

Nos momentos de angústia, buscamos ao Senhor de forma errada. Devemos nos colocar diante d'Ele com a certeza de que Ele tudo pode, e por intermédio d'Ele tudo podemos alcançar.

Coloque hoje na sua oração a frase: "Tudo é possível ao que crê" (Mc 9,23). Talvez Deus esteja só aguardando uma atitude firme da sua parte para conceder todas as graças. Sua fé pode estar abalada a ponto de não ter convicção naquilo que você tem pedido a Ele.

Quando alguma desgraça se abate sobre a nossa vida, pode ser a forma que Deus encontrou para nos trazer de volta para Ele. E isso não pode ser visto como desgraça, mas o retorno das graças à nossa vida.

"A fé é o fundamento da esperança." diz Padre Gilson Sobreiro
Foto: Wesley Almeida

Se Deus retira a graça de nossas vidas, nada mais nos segura; somos entregue aos prazeres do mundo. A ira do Senhor se manifesta quando Ele, perante a constância dos nossos erros, permite que caminhemos por nossa conta. Por isso, ao estarmos diante de um pecado, devemos buscar imediatamente a confissão, pois através desse Sacramento somos curados de tudo que poderia nos afastar de Deus.

O pecado pode nos tirar não só a graça desta vida, mas também a graça de ver Deus face a face. Então, é muito melhor que nos envergonhemos diante do Sacramento da confissão, ao invés de passar a eternidade humilhado e sofrendo diante do maligno.

Por tanto, permita que Jesus o levante; confesse a Ele todas as suas fraquezas e as vezes que vacilou diante do pecado. Peça a força necessária para continuar crendo no Senhor Salvador; e que todas as dificuldades que possam ocorrer durante essa caminhada sejam fonte de aproximação e reconciliação junto a Deus.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza 

↑ topo