Tudo o mais nos será dado em acréscimo

Alexandre Oliveira
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
No Sermão da Montanha, Jesus mostra um Pai providente para uma multidão preocupada, apresentando o cuidado de Deus para com Seus filhos e, com isso, pedindo que o povo não se prendesse às coisas materiais, como faziam os pagãos.

O Senhor nos pede que busquemos, em primeiro lugar, as coisas do céu e tudo mais nos será dado em acréscimo. E o nosso acréscimo vem não só em coisas materiais, mas também em um sorriso quando estamos tristes, um conselho quando estamos confusos ou uma palavra.

Precisamos ter Deus como foco de tudo, pois, no momento em que O tiramos de nossa vida, nossos problemas começam a aparecer. E só é capaz de experimentar a Providência Divina aquele que se prostra diante de Deus Pai em adoração.

Nós estamos "em estado de caminhada", ou seja, ainda não estamos prontos. E enquanto caminhamos, vamos nos aperfeiçoando, dessa forma, Deus nos molda da melhor forma possível e esse molde se chama Divina Providência.

Assim como Jesus ensinou Seus discípulos que eles não deveriam levar alimento, nem ouro, prata ou cobrar qualquer coisa por aquilo que fizessem em nome de Deus, Ele nos ensina que devemos dar de graça tudo aquilo que recebemos de graça do Pai.

Mas entenda que isso não quer dizer que devemos nos acomodar e simplesmente aguardar a ação da Providência Divina, pois Deus ajuda aquele que trabalha em Seu nome, e não aquele que busca o comodismo e a facilidade em sua vida.

Jesus diz a Pedro que aqueles que deixaram seu lar em nome d'Ele receberiam em acréscimo muitas graças e, ao fim, estariam sentados em doze tronos, de onde julgariam as doze tribos de Israel. Contudo, Cristo acresceu que, junto de tudo isso, também haveria as perseguições.

Viver da Providência Divina é cooperar com Deus, mas é preciso compreender que o caminhar com o Altíssimo não é feito apenas de bons momentos, já que Jesus nunca nos prometeu isso. O Senhor nos disse que não seria fácil, mas que, ao fim, tudo valeria a pena.

O cuidado de Deus se manifesta de muitas formas em nossa vida, desde os gestos mais simples do dia a dia à providência de grandes necessidades. Talvez esse gesto seja o sorriso do seu marido, o abraço da sua mãe ou um simples almoço em família.

"O amor de Mãe é o maior exemplo da Providência de Deus em nossa vida", ressalta Alexandre
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

O amor de Mãe é o maior exemplo da Providência de Deus em nossa vida. Essa Mãe tem um nome: é Maria. Em vez de abrir a boca para murmurar sobre os seus problemas, abra-a para pedir a intercessão de Nossa Senhora com a oração do santo terço e, com isso, faça o inferno se abalar.

Deus nos preparou o céu, e nós temos um longo caminho a percorrer ainda nesta vida. O caminho que vamos percorrer é o mesmo para todos, mas o que realmente importa é como você vai percorrê-lo. Nele será que você estará atento à ação de Deus na sua vida ou passará todo o tempo sem se preocupar com as coisas do Alto?

Para que você experimente o cuidado de Deus Pai você precisa deixar que Ele entre em sua vida. Chega de caminhar com as próprias forças, pois não conquistamos nada sozinhos! E lembre-se de que mesmo diante do seu sofrimento, Deus cuida de você.

Você quer ser feliz? Quer fazer a experiência da Providência de Deus? Então faça a experiência do amor do Pai, que nos ama com um amor de Mãe. Uma mãe jamais se esquece de seu filho, e Deus diz que, mesmo que isso aconteça, Ele jamais se esquecerá de você.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo