Um ano de conquista

Padre Roger Luis

É uma alegria iniciarmos nosso ano com  a Santa Missa. É uma graça que a virada do ano aconteça dentro da Santa Missa.

Quando nós combatemos e enfrentamos nossas realidades com Deus, só podemos ter a vitória.

Você está começando seu ano na bênção e na vitória, pois você está experimentando o céu aqui na terra, que é a Eucaristia, e diante disso você está dando a Deus toda a oportunidade que realize neste ano toda a graça, toda força, para que você viva esse ano.

O povo israelita tinha expectativa quanto a Deus, eles esperavam por cinco realidades da parte do Senhor:

Primeiro era “Ele irá abençoá-lo e protegê-lo”, e é isso que nós pedimos nesta primeira hora do ano novo, bênção e proteção de Deus.

A segunda coisa que eles desejavam ao abençoar, era que eles fossem agradáveis a Deus. E a segunda leitura nos diz dessa possibilidade de sermos agradáveis a Deus. “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei,5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.” (Gálatas 4,4-7) Nós temos essa possibilidade de sermos agradáveis a Deus, pois fomos resgatados por Deus. Não somos mais escravos, somo filhos e temos toda a graça de sermos agradáveis a Deus neste ano que inicia, porque somos filhos e herdeiros de toda graça, de toda dádiva de Jesus Cristo. Tudo isso por graça de Deus.

Eu padre Roger quero ser agradável a Deus neste novo ano, faça você também esse compromisso com o Senhor.

A Terceira coisa é, o Senhor é misericordioso e compassivo. Que nós experimentemos do Senhor essa graça da Sua misericórdia. E não caia na artimanha do inimigo, pois terão ofertas de tentações para que caiamos, onde não sentiremos o Senhor, mas precisa existir no nosso coração a confiança que Deus não nos abandonará. Mas a artimanha do inimigo é que quando caímos, ele aponta nosso erro, não permita isso. Se você caiu, caia de joelhos na frente do padre, se confesse. E tenha certeza que Deus é compassivo e misericordioso. Deus não desiste de você.

A quarta realidade que os israelitas esperam nessa bênção, é o favor, o auxílio de Deus em cada realidade. Na plantação que estava ameaçada, na saúde, no casamento. Eles esperavam o favor de Deus como sinal que Ele estava aprovando, que o Senhor estava a favor daquilo que eles tinham escolhido para suas vidas. Jesus nos ensina no Evangelho que Deus, não é um Deus de troca e nem nós podemos ser interesseiros. Precisamos adentrar em acreditando que o Deus está em nosso favor, acreditando que sua graça e sua bênção está conosco.

A última coisa é a expectativa que Deus lhes daria a paz. Tenha no coração a expectativa de experimentar um Deus compassivo e misericordioso que lhe dá a graça da reconciliação, da paz, da paz interior. Se eu e você como Igreja, como povo de Deus nos propusermos a viver a reconciliação, o crescimento espiritual, veremos a paz. Deus conta com você para viver esse processo de purificação para ajudar o resto da sociedade a experimentar a paz. A paz começa em você. A paz para sua família, sua cidade, começa em você na reconciliação com Deus. A paz começa em cada um de nós.

Seja alegre na esperança, não desista, pois as aparências quererão fazer você desistir, não fique nas aparências. Aquele que espera recebe, aquele que não desiste contempla a vitória. Quando tudo disser que não, diga eu creio. Pois Deus disse que esse ano, será o ano da bênção.

No Evangelho, até o momento em que os pastores foram ver o Menino, Ele estava oculto, mas quando na volta, eles voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido. Deus está te dando este ano para você conquistar a sua família para Jesus, os seus amigos, testemunhe para eles, faça como os pastores que falaram da salvação que eles viram. Tenha coragem!

 Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo