Um coração igual ao de Jesus

Pe. Donizete
Foto: Robson Siqueira / CN

O coração de Jesus é Sagrado porque n'Ele habita o amor do Pai e do Espírito Santo. Precisamos ter um coração como o de Jesus, devemos nos esforçar para termos um coração semelhante ao Seu.

Nós temos uma ideia de coração ligada somente a sentimentos e não ligados ao intelecto. Mas na época de Jesus, o povo hebreu ligava coração a sentimentos e pensamentos, era sentimento e razão também, a capacidade de tomar decisões vitais.

Nossa experiência com o Sagrado Coração de Jesus não pode ser somente com sentimentos, pois este nos trai. A Devoção ao sagrado coração de Jesus precisa ser com toda nossa totalidade, com garra, força, firmeza e não somente com sentimentos. Não podemos poetizar somente esta devoção.

No Sagrado Coração de Jesus existe o desejo de fazer totalmente a vontade do Pai. Tanto que Ele chegou até a morte de cruz. E no nosso coração também precisa existir esse desejo de fazer a vontade de Deus.

Eu, o SENHOR, examino o coração e experimento os rins, retribuo a cada um conforme caminhou, conforme o fruto de suas ações. (Jr 17,10) Coração para os judeus, era o homem na sua totalidade. E Deus que conhece o seu coração, assim te conhece por inteiro. Ele examina seu coração, sabe tudo o que você está vivendo neste tempo. Jesus não fica somente nos sentimentos, passando a mão na nossa cabeça, ele é radical, ele misericordioso, mas também nos coloca de pé e nos diz para levantar e não pecar mais.

Nós nos acostumamos a ter com Deus apenas um amor afetivo e quando a coisa fica difícil nós vamos embora. Jesus pede que aprendamos d'Ele a chamarmos Deus de Pai, que significa uma proximidade, um amor afetivo. Mas também aprender amor efetivo, que faz, que vive, que testemunha. Precisamos ter um coração como o de Jesus, viver o amor na sua realidade mais concreta. Se na sua vida, Cristo não colher os frutos de amor, só existe amor afetivo.

"Se na sua vida, Cristo não colher os frutos de amor, só existe amor afetivo"
Foto: Robson Siqueira / CN

:: Veja fotos no Flickr

Jesus lhe diz: “Aprendei de mim, pois sou especialista em coração”. Ele conhece o coração do ser humano. Cristo manifesta o homem ao próprio homem, é Ele que nos ensina como viver o amor. Cristo nos ensina a sermos gente., não busque aprender como amar em outro lugar, é ele que lhe ensina verdadeiramente.

“Mas o que sai da boca vem do coração, e isso é que torna impuro. É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias.” (Mt 15, 18-20) Jesus sabe que é da nossa vontade, inteligência que saem as más intenções, hoje basta ligarmos no jornal que escorre sangue. Quando você ligar na TV Canção Nova, você também verá sangue, mas é o sangue que escorre do lado aberto de Jesus na Santa Missa.

Precisamos aprender com Jesus a dar outra face. Fazer a diferença, dar respostas diferentes. Não devemos pagar na mesma moeda, o mal que nos fizeram. Porque em nós temos o sagrado coração de Jesus que pulsa em nós.

Você que pede a misericórdia de Deus no ato penitencial em cada missa, como você pode negar o perdão aos outros? Você não pode querer o perdão somente para você. Precisamos aprender de Jesus ter um coração manso e humilde igual ao d'Ele.

O Sagrado Coração de Jesus te resgata, te renova com seu amor. Lhe dá um amor novo, amor afetivo e efetivo, Ele lhe dá um novo coração. Não tem como continuar sendo o mesmo.

Seja o que for que esta tornando seu coração impuro, entregue para Jesus, pois Ele é capaz de transformar todas as realidades, deixe Seu coração te amar, e te colocar novamente diante de sua presença.

Deixe Jesus transformar seu coração, a ajudar que você viva o perdão, a reconciliação, o amor.

 Transcrição e adaptação: Regiane Calixto
 
Assista um trecho desta pregação:
 
 

Assista a um trecho desta pregação:

 

 

 


Padre Donizete Heleno


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo