Um menino nos foi dado

Alexandre Oliveira

Durante estes 8 dias ainda vivemos o Natal, portanto, hoje ainda é Natal, não apenas na Missa do dia 24 e do dia 25. Esta é a promessa de Isaías 700 anos antes de Jesus nascer.

Vamos partilhar a Palavra de Deus que está em Isaías 9,1-3:
“Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo.6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”

Isaías traz um cenário de dor, terrível para o povo, que andava na escuridão, mas, enfim, a tempestade passa e assim nasce o Menino.

O mistério do Natal casou-se com a felicidade. Que Natal que produz felicidade em nós? Durante este Natal houve um grande número de violência no trânsito, muitas pessoas morreram e ficaram feridas. Daí pergunto: Por que aconteceu isso durante o Natal? Porque esquecemos que é o dia em que o Menino nasceu.
Vendo uma propaganda infantil natalina, eles falavam em ganhar brinquedos, paz, alegria, amor, etc, mas em nenhum momento falaram do aniversário de Jesus. Paganizaram o Natal! Este não é o dia do Papai Noel, é o dia em que o Filho de Deus se fez carne por amor a nós, para nossa salvação. Celebramos a festa e nos esquecemos do dono da festa.

Quando Jonas, meu primeiro filho, nasceu, eu fiquei muito nervoso, acompanhei o parto normal e minha esposa sofreu muito. Ela queria algo para morder, dei-lhe um xampu. Estava muito nervoso, não sabia como ajudar, mas fiquei segurando a mão dela. Quando o meu filho nasceu, eu parei, sentei numa poltrona e chorei por 5 minutos sem parar. Era um choro de alegria, porque havia realizado o sonho de ser pai. É esta alegria que o Espírito Santo quer colocar em nosso coração.

Hoje, nasceu Jesus! Ele foi dado a você. O que você fará com esta criança? Jesus veio para você, Ele se doou a você. Talvez você tenha passado seu Natal  cheio de mágoa ou de saudade, mas o Filho de Deus lhe foi dado. Ele quer estar em nossas mãos, em cada Eucaristia você recebe o Menino Deus.

Termine 2007 como alguém que recebeu o Menino Jesus em sua vida. Comece vencendo no perdão, no amor. Jesus quer quebrar o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro. Não termine 2007 no ódio e no vício! Ainda dá tempo! Não podemos virar o ano com situações mal resolvidas. Pare de empurrar os problemas nos outros. É momento de se rever e fazer de 2008 muito melhor.

Apresente as dificuldades aos pés da manjedoura, pedindo para Jesus fazer uma transformação em sua vida em 2008. Papai Noel não pode lhe dar este presente; mas Deus pode, o Menino Jesus pode.

Um dia, chamei meus filhos e falei para eles pedirem ao Menino Jesus o presente de Natal. Eles rezaram e os pediram ao Menino Jesus. Quando eu os presenteei, com os olhos cheios de lágrimas, eles me abraçaram e agradeceram ao Menino Jesus. Eles entenderam o que é o Natal. No shopping, em vez de ficarem impressionados com os castelos do Papai Noel, eles se encantam com um pequeno presépio.

O Menino se fez homem, como a gente, Deus quis ser igual a mim e a você. Tenha um feliz Natal.

↑ topo