Valente guerreiro, deixe Jesus curar suas feridas!

Padre Fabrício
Foto: Wesley Almeida/ CN

Estamos diante da leitura em que o rei Ezequias vai receber uma notícia má. Todos os que estão doentes querem receber a visita de um profeta. Esse rei recebe a Palavra de Deus por intermédio do profeta, que vai até ele e lhe transmite uma mensagem do Senhor. Esse rei estava enfermo havia vinte anos e o profeta lhe diz: “Arrume as coisas de tua casa, pois vais morrer e não viverás”. Suponha que você estivesse doente e eu fosse à sua casa lhe dar um recadinho do Senhor. E qual é a mensagem que devo lhe dar? É que você vai morrer e não viverá! Essa Palavra é para colocar você para cima ou para baixo?

É a prova concreta de que você não sabe o que o coloca para cima ou para baixo. Na vida de um cristão, de um jovem "PHN", o caminho de subida é para baixo. Que loucura! O caminho de santidade é o contrário daquilo que nos leva ao pecado; para subir tem que descer. Sabe por que não crescemos espiritualmente? Porque não queremos descer ao sepulcro que somos nós! Quem não tem coragem de descer às profundezas de si mesmo não sobe nunca. Fica tentando subir passando por cima dos outros, porque nunca teve a capacidade de descer dentro de si mesmo.

Veja o que o profeta fez com Ezequias, ele o manda arrumar a casa porque vai morrer. Que casa é essa? É a própria vida. Você também deve pôr sua casa em ordem! Perceba o que Ezequias faz quando escuta a proclamação do profeta: ele se recolhe, se volta para a parede, diferentemente de você que, quando alguém lhe diz a verdade, você vira a cara, seja seu pai, seja sua mãe. Alguns de seus amigos que fazem isso você até os exclui das redes sociais! O rei ouviu a Palavra do profeta e se recolheu, olhe a oração que ele fez: “Peço-te, Senhor, te lembres de que tenho caminhado em tua presença, com fidelidade e probidade de coração, e tenho praticado o bem aos teus olhos”. Ezequias apresenta a Deus o "currículo" dele: o coração reto, íntegro, limpo, tendo praticado o bem aos olhos do Senhor. Ele caiu em um grande choro. Se fosse você, teria a coragem de fazer a oração que Ezequias fez? Talvez você pedisse: "Oh Deus, deleta esse caminho pelo qual eu já passei!". Muitas vezes, na hora da dor, não vamos poder mostrar um "currículo" limpo como o de Ezequias, nem falar que temos um coração reto e limpo.

"É preciso acostumar os nossos ouvidos à verdade para não continuarmos errando", exorta padre Fabrício
Foto: Wesley Almeida/ CN

É preciso acostumar nossos ouvidos à verdade para não continuarmos errando. O grande desafio é falar a verdade, muitas vezes, falamos "meias verdades" e "meias verdades" são mentiras! Essa luz da verdade nos mostra onde erramos e onde estamos feridos mortalmente. Precisamos ter a coragem de rezar com a verdade que reorienta quem errou, quem caminhou errado na presença de Deus. Essa luz não vem para botar o dedo na sua ferida e dizer: “Veja como você não presta!”, não é isso; a verdade é para o libertar. Você quer continuar no caminho mau, no caminho errado e levar seu namorado, seus amigos e sua família com você? A verdade está dizendo a você: “Acorde, senão vais morrer”.

O profeta foi iluminar a vida do rei Ezequias, e o próprio Senhor vem trazer luz à minha e à sua história. Se você não tem um "currículo" de fidelidade para mostrar a Deus, mostre seu "currículo" de pecados e infidelidades. Aquilo que parecia que era para colocar você para baixo vem para botá-lo para cima, vem levantá-lo! Mais tarde o profeta volta para visitar Ezequias e lhe manda dizer: “Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas; eis que vou acrescentar à tua vida mais quinze anos, vou libertar-te das mãos do rei da Assíria, junto com esta cidade, que ponho sob minha proteção”.

A luz da verdade entra em nossa vida para retomarmos o bom caminho, a Palavra mostra o profeta que anunciou a verdade ao rei e agora lhe dá uma ordem: “Então, Isaías ordenou que fizessem uma cataplasma de massa de figos e a aplicassem sobre a ferida, que ele ficaria bom”. Assim eles fizeram e o rei foi curado, o processo de cicatrização foi restaurando o que a ferida havia corrompido. Nos guerreiros que vinham machucados da guerra também era aplicado o cataplasma, então ficavam de repouso e, logo que se recuperavam, voltavam para a guerra. Hoje eu trago para você um "cataplasma de figo" para curar as feridas com que você chegou, para você poder voltar para a luta como um valente guerreiro! 

Imagine dois leprosos juntos, cada um com uma ferida no braço. A maneira de os curar é esfregando uma ferida na outra? Não. Isso só os contaminaria mais. Estamos numa sociedade assim, de guetos em que pessoas com as mesmas feridas se unem e acabam virando sepulcros juntas e não se curam.

Valente guerreiro, hoje é preciso curar as feridas! Você precisa ter a coragem de descer dentro de si mesmo, ver suas feridas e deixar Deus curá-lo. Por isso Jesus, no Evangelho de hoje, nos diz: “Eu quero a misericórdia, não o sacrifício”. Quem é este "cataplasma"? Quem é? Você sabe? É Jesus! É Ele quem tem o poder de nos curar.

"Deus quer sondá-lo com compaixão", afirma padre Fabrício
Foto: Wesley Almeida/ CN

Deus quer sondá-lo com compaixão nesta hora. Eu quero a misericórdia e não sacrifício! Não se deixar tocar por Deus é tempo perdido! Quero convidar você a entrar num tempo de restauração para curar suas feridas. "Deus sabe o tamanho da sua dor", o que está doendo no seu coração, o que já aconteceu, o que está acontecendo e você não tem coragem de contar a ninguém. Deus sabe!

"Ele sabe até onde vai todo pecador", pensamos que escondemos as coisas de Deus, mas Ele sabe até onde vai todo pecador! Lembre que Ezequias desabou num pranto! “Lágrimas são suor de almas que lutam só”, Deus vê o que você tem lutado. Só Ele pode entender de verdade o que lhe causa dor. “Pensa no seu Senhor, recorra ao Seu amor”. Muitos estão pedindo socorro a Deus, Ele é fiel, nós não! Deus quer tocar nas suas feridas.

Assim como Deus Pai mandou ao rei Ezequias o profeta "desaforado" que lhe disse que ele iria morrer, hoje ele me manda a você para lhe dizer: “Pare de se maltratar!” Pare de culpar os outros, viva sem colocar a culpa nos outros. Deus não vai assaltá-lo, não vai acabar com a sua liberdade, Ele pede: “Estenda a tua mão e abra-se à restauração”; e só abrimos o coração diante daqueles a quem conhecemos, pelo menos antigamente era assim. Hoje é um pouco diferente: pai e mãe entregam o celular na mão do filho e dizem: “Fale com um mundo de estranhos”. É só você estender as mãos que o Senhor pode curá-lo. “Volta para o teu Senhor e se abra à restauração. Com Cristo você vai superar e todo pecado vencer, um novo homem vai nascer!” A essência do "PHN" é esta. Deixe-se ser visitado agora como você está, coloque a mão no seu coração e deixe Deus tocar em você.

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com