Vejo o Rei sobre a montanha

O Rei se aproxima cada vez mais e nós ouvimos essa voz :Preparai o caminho do Senhor

Missa com Monsenhor Jonas Abib - 595x420

Monsenhor Jonas Abib. Foto: Arquivo CN

Ouça a pregação na completa: 

Preparai O Caminho
(Padre Jonas/Composição: Padre Jonas)

Ouço uma voz vindo da montanha,
ouço cada dia melhor.
Ouço uma voz vindo da montanha,
e eis uma voz a clamar.

Preparai o caminho (bis)
Preparai o caminho do Senhor.

Vejo um Rei sobre a montanha,
vejo cada dia melhor.
Vejo um Rei sobre a montanha,
e eis uma voz a clamar.

Meus irmãos, é esta a palavra do Senhor para todos nós no dia de hoje, sem exceção.
Preparai o caminho do Senhor porque Ele está próximo. Ele está próximo no Natal, mas está próximo também na sua segunda vinda gloriosa.

Estou muito agradecido a Dom Dominique, bispo de Toulon, na França, que quis que eu pregasse. Então, tenho a oportunidade de dizer-lhe o que o prelado me disse.
\”Continue com esse impulso evangelizador, de ao menos uma vez na semana, evangelizar alguém pessoalmente, além de todo o trabalho de evangelização. Continue, meu amigo, a preparar o caminho do Senhor na França, em toda a Europa para que o mundo todo proclame que Jesus Cristo é o Senhor. Acima de tudo, é o Senhor dizendo-lhe: \’Continue preparando o meu caminho\’.\”

O que eu disse pessoalmente a Dom Dominique, eu digo a você também. É isso que o Senhor está lhe dizendo hoje: \”Preparai o caminho do Senhor\”.
Hoje temos muitas autoridades aqui, e a vocês, escolhidos pelo Senhor para governar o povo, eu digo-lhes: \”Preparai caminho do Senhor para que o Brasil volte a ser \’Terra de Santa Cruz\’\”. Na verdade, não apenas para o Natal no dia 25 de dezembro, mas para o grande Natal, que será a segunda vinda do Senhor Jesus.

Você que é pai e mãe, você quem fez a sua família, colaborando com Deus. Você detém autoridade na sua casa. Preparai o caminho do Senhor dentro do seu coração, no coração dos seus filhos. A principal arma para isso é sua própria paternidade, maternidade. Nem sempre você consegue ser 100% como quereria, como Deus quer, mas Deus não desanimou de você, de sua família.
O Rei se aproxima cada vez mais e nós ouvimos essa voz “Preparai o caminho do Senhor”. Ele virá para instaurar céus novos e uma terra nova. E cada um daqueles sobre os quais você tem responsabilidade precisa estar nesse Reino. Há um lugar que é só seu na humanidade nova. E é por isso que todos nós precisamos nos irmanar.

Para preparar a primeira vinda de Jesus, o Pai enviou um João Batista, mas agora, para preparar a segunda, o Senhor está enviando um povo de profetas. O Senhor quer que façamos tudo isso no meio de uma grande alegria.
Muitos católicos, ao ouvirem falar da segunda vinda de Jesus, se aterrorizam, mas São Lucas diz: \”Quando virdes essas coisas acontecerem, levantai a vossa cabeça a alegrai-vos, pois a vossa libertação se aproxima\” (Lc 21,28).

O joio está pesando sobre nós. Essa massa escura de mal pesa sobre nós e muitas vezes caímos no desânimo e pensamos que não tem mais jeito. Mas a segunda leitura da missa de hoje (1Ts 5,16-24), o primeiro escrito do novo testamento, já fala da segunda vinda do Senhor. A Carta aos Tessalonicenses é que está dizendo para nós hoje: \”Estai sempre alegres!\” E diz também: \”Afastai-vos de toda espécie de maldade! Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois — espírito, alma, corpo — seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.\”

Ele nos chamou para essa humanidade nova. Você foi chamado, você é um eleito, um escolhido. \”Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso\”. Ele realizará o que? \”Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois — espírito, alma, corpo — seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!\”

Não foi Evangelho de hoje, mas se continuássemos a leitura do Evangelho de João, veríamos: \”Ele vos batizará com o Espírito Santo\”.
Meu irmão, minha irmã é assim. O grande dom que o Senhor está dando a nós para que sejamos santificados inteiramente e sejamos preparados para a sua segunda vinda é um grande derramamento do Espírito Santo.
Este mundo está em gestação. A beleza de está gerando vem com todas as coisas desagradáveis que uma gestação traz. Nós estamos sentindo apenas os “enjôos”, as dificuldades. Mas há no seio da Igreja, do mundo a Igreja nova e o mundo novo que está para surgir. Acredite nisso. E é por isso que o Senhor está derramando seu Espírito para que agüentemos firmes.


Agüenta firme, minha filha!
Agüenta firme, meu filho!

Há um mundo novo sendo gerado e aquilo que é mal, que é joio vai desaparecer, mas vai surgir um mundo novo, uma humanidade nova.

Mas agüentar firme é fácil? Não é, porque a parte de Deus Ele está fazendo, mas a nossa parte, nós precisamos fazer. Agüenta firme, mesmo havendo tanta coisa confusa na sua vida, na sua casa, na sua família, em você e que você não gostaria. Como o povo diz: “No andar da carroça, as coisas vão se ajeitando”.

Como diz Santa Tereza:
\”Nada te perturbe, nada te amedronte.
Tudo passa, a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta.\”

Mas isso não quer dizer que vamos cruzar os braços. A transformação está acontecendo em nós. É impossível haver uma transformação na nossa casa se a transformação não acontecer em nós. Cada um de nós está em construção.
O governador aqui presente e demais autoridades costumam mandar escrever muito isso: “Desculpe o incômodo. Estamos em construção.” E isso você pode dizer também. Enquanto a gente está em construção causa muito incômodo. Se um elefante incomoda muita gente, você em construção incomoda muito mais.
Quando marido e mulher entenderem que estão em construção vai ser muito diferente. E que beleza pais e filhos se dizendo: \”Desculpe o incômodo, eu estou em construção\”.

O incômodo é grande, mas o que virá será muito melhor.

 

Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Luciana Sitta

↑ topo