Velha e nova liderança

:: Confira essa pregação em inglês

A visão da sua comunidade está colocada em alguém especial que nós chamamos de fundador. E junto dele há um carisma fundante da comunidade. E é isso que se torna atraente para outras pessoas. Esta é exatamente a intenção de Deus.

Eu sou aquele que veio depois do fundador. Nesse sentido, não sou livre para levar a comunidade para onde eu quiser. Tenho que seguir o carisma fundante e a missão para a qual a comunidade foi chamada. Caso contrário, fundaremos outra comunidade.

Nosso fundador escreveu pouco sobre o carisma fundante. Ele achou que o carisma fundante está no nosso coração – e isto é verdade. Então, uma das minhas tarefas foi reunir aquilo que ele havia escrito para que a comunidade pudesse seguir em frente, dar continuidade. Ela passou por um processo de renovação e convicção.

Ouça: "Os jovens são movidos pelo dinamismo do Espírito"

Somos fundados no dinamismo do Espírito Santo. Nossa comunidade tem 31 anos. Temos grandes expectativas, sempre esperamos os sinais do Espírito Santo, mas depois de 10, 20, 30 anos, esse dinamismo pode ir arrefecendo. É muito fácil para nossas comunidades se perderem em estrutura, institucionalismo, esquecer nosso nascimento carismático e nossa vida baseada na ação do Espírito Santo. Podemos achar que podemos as coisas, sendo que achávamos que só Deus podia.

Não podemos aprisionar o Espírito Santo. Nós é que temos que ser controlados pelo Espírito Santo de Deus.

Precisamos lembrar desse dinamismo. E esse poder do Espírito está nas lideranças jovens. Eles estão sempre prontos. Nós pensamos muitas vezes que o que eles fazem é sem sentido, mas nós é que precisamos ser renovados pelo Espírito. Com certeza, não nós sentiríamos confortáveis com as iniciativas dos primeiros apóstolos. Não se esqueçam que eles eram jovens. Temos que dar lugar aos mais jovens. Os jovens são dinâmicos, idealistas e estão preparados para darem suas vidas pela visão que Deus dá a cada um de nós.

Jovens, vocês estão prontos para doarem suas vidas? Quando fui indicado para ser o moderador, eu era o líder mais jovem na minha comunidade.

Ouça: "Como as lideranças antigas devem agir"

Falemos sobre a responsabilidade dos líderes mais velhos. Uma das experiências muito profundas foi o meu relacionamento com o meu fundador. Eu vou sempre ter em conta a oportunidade que ele me deu de ser um líder, embora eu fosse muito jovem. Como é que os líderes jovens podem crescer se não são encorajados? João Paulo II sempre nos lembrava: "Jesus Cristo acredita em vocês".

Você, liderança antiga, acredita nos jovens da mesma maneira que Jesus? Precisamos pensar seriamente sobre isso. É preciso que eu acredite nos líderes mais jovens. Acreditar nos jovens é acreditar no futuro. O futuro está sendo carregado nos corações desses jovens apaixonados por Jesus Cristo.

Quando eu tinha 21 anos de idade, entrei no escritório do meu fundador. Ele me disse que havia acabado de ler uma carta me recomendando para ser um pregador num encontro. Ele sabia exatamente o que estava fazendo. Quando fui escolhido moderador, ele escreveu para a comunidade dando apoio à minha indicação. Ele fez isso pela continuidade da comunidade. "Como fundador, eu confio neste homem".

Como líder, quero encorajar todos os líderes. Vocês têm muito a fazer para criar novos líderes. Não tenha medo de discipular os jovens líderes de uma maneira formal ou informal. Temos que ter uma visão além da nossa geração. Precisamos aproveitar toda a oportunidade para fazer nascer homens e mulheres que possam exercitar a liderança.

Algo muito importante aos líderes mais velhos. Como líderes, temos que ter muito cuidado. Não podemos levar as pessoas para nós, se não nossas pessoas ficarão em torno do líder. Os líderes têm um lugar próprio, mas não podemos transformá-los em "deuses". Vamos proteger nossos líderes fazendo com que Deus seja o primeiro líder nas nossas comunidades.

Ouça: "Nós precisamos ser fiés ao carisma fundante"

Algumas responsabilidades para os líderes jovens. A liderança cristã é o seguimento de Jesus Cristo. O líder jovem tem que amar Jesus acima de qualquer coisa. Na liderança, existem muitos desafios. Não podemos perder o propósito de Deus.

Muitos membros de nossas comunidades pressionam nossos líderes para criar um estilo de vida confortável para os seus membros. "As raposas têm suas tocas e os pássaros do céu seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Se você quiser ser popular em sua comunidade, seja popular com Deus. Preocupe-se primeiro em servir a Deus.

Como comunidade, não temos segurança nenhuma. Só a segurança que está na mente e no coração de Deus, naquilo que o Espírito Santo está construindo. Ame os seus líderes mais velhos. Ame-os e respeite-os em Nome de Jesus.


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Lucilene Silva
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo