Vem e segue-me

Antonieta Sales
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Quando Jesus passa diante de Mateus e o chama a segui-Lo, a resposta daquele que viria a ser Seu discípulo é imediata. Ele deixa tudo que estava fazendo, deixa a coletoria de impostos e segue o Mestre.

Assim como Mateus era quando foi chamado, talvez, hoje, você também se ache incapaz de seguir o Senhor ou se sinta indigno de atender o chamado d'Ele. Mas para Jesus o passado não é importante, mas sim tudo que está por vir, e já foi planejado por Ele.

Pela ação do Santo Espírito somos capazes de dar passos para sair do pecado e da lama que nossa vida se encontra, dando, assim, passos ainda maiores para a santidade. Foi exatamente por isso que Mateus faz um banquete, para se despedir da vida velha.

Enquanto não reconhecermos que somos incapazes e pecadores, necessitados do verdadeiro médico, ficaremos prostrados no mesmo local sem sermos capazes de responder ao chamado de Jesus.

O chamado que Deus nos faz é atual, não foi apenas para o tempo dos seus discípulos, mas ainda é presente em nossas vidas. Em todos os momentos Jesus nos diz: "Segue-me". É como se a cada batida do seu coração fosse o próprio Deus o convidando para uma vida de santidade.

Esta santidade é a luz de Deus sobre nós, pois é ela que nos faz enxergar melhor e nos retira das trevas. Nosso maior exemplo de santidade é Jesus Cristo, e o convite que Ele nos faz é justamente de sermos santos, assim como Seu Filho.

O coração daquele que é contagiado pelo chamado de Deus nunca mais é o mesmo. A boca daquele que aceita o chamado do Pai pronuncia palavras capazes de curar, salvar e libertar outras pessoas. Você, sendo tomado por este chamado, é capaz de transformar sua família e todas pessoas a sua volta.

Este convite de Jesus Cristo só tem um objetivo: nos dar a liberdade que foi prometida. Sermos livres em Deus é não vacilar mesmo diante dos desafios e darmos ao próximo o melhor de nós mesmos.

"A santidade é a luz de Deus sobre nós", ensina Antonieta
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A força de Deus nos capacita, porque por nós mesmos jamais seríamos capazes de realizar as proezas para as quais o Senhor nos convida.

Talvez, o seu chamado, hoje, seja para ser um missionário no seio da sua família, no seu emprego, entre seus amigos. Ou ainda, quem sabe, dizendo seu “sim” para uma vida consagrada, uma vocação religiosa ou ao sacerdócio.

Não deixe que a insegurança do seu coração o impeça de ser completo ao chamado de Cristo. Deus chama todos seus filhos ao mesmo chamado: o Reino de Deus. Mas o Catecismo vai nos dizer que para termos acesso a este reino é preciso acolher a Palavra de Jesus, que hoje é muito clara: Vem e segue-me!

Precisamos do Espírito Santo para perseverar neste caminho, não tendo medo de nenhum desafio que pode surgir em nossas vidas. Por isso, meu irmão, clame a Deus a coragem e a ousadia dos santos, que souberam ser, em vida, imagem de Cristo não só para aqueles que eram próximos, mas também para várias gerações.

 

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo