Vida consagrada, entrega total a Deus

Monsenhor Orlando Panacci
Foto: Wesley Almeida
A Igreja se torna viva com a Palavra de Deus e a Eucaristia, as duas moedas que o bom samaritano pagou na hospedaria para que nós fôssemos curados. A nossa Igreja é o local onde o pecador é curado, é onde nos encontramos com a Misericórdia do Pai. Nosso Senhor Jesus Cristo já pagou por nossos pecados na cruz. Você tem o direito da Sua Palavra, do Seu Corpo e do Seu Sangue e pode exigir que a Igreja lhos entregue.

A nossa Igreja é santa porque Jesus é santo, e a Igreja é Jesus, é por meio dela que Ele se torna visível no nosso meio. É d'Ele que emana toda a vida da Igreja. Nós que fazemos parte desta Igreja somos pecadores. Quantas vezes ficamos escandalizados com os pecados dos leigos na Igreja? Nós nos esquecemos de uma coisa: a nossa Igreja nasceu  – no alto do Monte do Calvário – do Coração agonizante de Jesus. Nossa Igreja nasceu na "UTI", o Filho de Deus estava morrendo por nós na cruz e ela [Igreja]  nasceu às 15h. Não nasceu dos erros humanos, mas do Coração doce do Senhor. Por isso, as portas do inferno não prevalecerão contra ela (cf. Mt 16,18). Os nossos pecados jamais destruirão a Igreja!

Falando da Igreja, não posso deixar de abordar o assunto desta palestra: "vocação". O que é uma pessoa consagrada? É uma pessoa que não pertence mais a si, mas aos outros. No casamento, os dois não são mais dois, mas uma só carne. Nós somos propriedade de Deus. Não fomos nós que escolhemos Jesus; foi Ele quem nos escolheu. E você pode tudo n'Aquele que o escolheu.

Não esqueça, cristão, você é o quinto Evangelho. Você é chamado a dar testemunho do Pai. O católico é o suave perfume de Cristo. Que cheiro você está emanando? O de Deus ou o da escravidão do mundo? O que você exala?

"Não esqueça, cristão, você é o quinto Evangelho. Você é chamado a dar testemunho do Pai"
Foto: Wesley Almeida

Dentro de você, moram os sete dons do Espírito Santo. Mora o dom da fortaleza, que lhe dá força para carregar a cruz de cada dia, a sua história e responder para Jesus “amém” em tudo. Moram também o dom do conselho, para que você saiba onde buscar soluções para sua vida; e o dom da piedade, para que você possa ser Misericórdia do Senhor para os outros.

Além disso, dentro de você, moram ainda os dons da sabedoria, do conhecimento e do entendimento. E também o dom mais importante: o temor de Deus, que falta tanto neste mundo. Você quer ir para o céu? Obedeça aos mandamentos, coloque Deus em primeiro lugar na sua vida.

Você quer mais? Para aqueles que precisam de mais, se sentem chamados a dar um passo mais profundo, existe a vocação para serem missionários. Foi  ao aceitarem esse chamado que nasceram os franciscanos, os beneditinos, as carmelitas… Hoje, nascem também as Novas Comunidades, como a Canção Nova.

"O católico é o suave perfume de Cristo. Que cheiro você está exalando? O de Deus ou o da escravidão do mundo?"
Foto: Wesley Almeida

Para dar esse passo, você precisa amar, estar aberto para perdoar. Por quê? Porque vida comunitária não é brincadeira. Em casa, já brigamos com o irmão. Imagina com muitas pessoas [vivendo juntas]? Se você quer participar de Novas Comunidades, tem de gostar de gente. Na vida comunitária, você aprende muita coisa, como, por exemplo, que pode morar com seu irmão sem abusar dele, que pode morar com uma mulher, sendo homem, respeitando-a na sua essência.

Vá aprendendo a ser gente; aprenda a amar. Essa é a beleza da vida consagrada. O seu coração tem um amor indivisível. Missionário está sempre com as malas prontas, pois, aonde Jesus mandar ele vai.

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com