Vida nova pelo poder do Espírito

Vamos meditar a Palavra de Deus.

"Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito" (João 3, 1-8.).

Padre Roger Luís pregando no Rio de Janeiro
Foto: Gizeli Andrade

Só pode experimentar uma vida nova em Cristo quem abandona as obras da carne.

"De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. A lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da lei do pecado e da morte. O que era impossível à lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito. Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele" (Romanos 8, 1-9).

Temos necessidade do Espírito Santo que traz paz ao nosso coração, por isso precisamos tomar a firme decisão de sermos homens e mulheres que caminham no Espírito, que querem experimentar a força do Espírito Santo. É no Senhor que nós vencemos as batalhas, mas para sermos vencedores temos que caminhar no Espírito. Muitas vezes caímos no desânimo, mas o Senhor leva-nos além. Queira fazer uma experiência nova com o Espírito Santo.
É a experiência com Espírito Santo que pode libertar as pessoas do espírito de morte. O vento do Espírito arranca de nós as obras da carne, esse vento impetuoso é que nos dá força para vivermos o projeto do céu. Neste tempo em que vivemos, a resposta de Deus para o mundo é o Espírito Santo.

Papa Bento XVI tem nos alertado, dizendo que hoje se implanta no mundo a ditadura do relativismo aquela que penetra na nossa mentalidade e nas nossas atitudes, dizendo que não existe verdade absoluta. Somente o Espírito Santo que sopra onde quer pode alcançar a cultura ateia que tem se difundido, e Deus conta com você para levar o Espírito Santo para destruir a cultura da morte. Só o Espírito Santo pode mudar essa realidade.

Agradeça a Deus pelo Espírito Santo que está entrando em você lhe dando vida, te fazendo capaz de levar a boa nova a muitas pessoas.

Nós estamos nos deparando com ações conjuntas contra a Igreja de Cristo, e a resposta de Deus é o Espírito Santo, não tem outra, porque sem o Espírito Santo não tem como a graça acontecer.

Qual é a sua reação quando você recebe uma má notícia? Quando Neemias escutou que Jerusalém estava na miséria ele se colocou diante de Deus de joelhos pedindo pelo povo. Qual é a nossa reação quando sabemos que um jovem está nas drogas, que um casal está se separando? O Espírito Santo precisa nos retirar do comodismo, nós temos que reagir. Deus hoje está convocando você para se colocar em oração. Não é a toa que Deus te trouxe aqui, Ele quer  fazer de você um profeta.

A nossa dor precisa ser oferta para que Deus toque essas pessoas, nossos sofrimentos precisam ter sentido, saiba ofertar a sua dor.

Transcrição e adaptação: Willieny Isaias

↑ topo