Vigiai, o Senhor virá

Hoje, o Senhor nos propõe refletir sobre o projeto salvífico de Deus, a realidade da Igreja, do corpo místico de Jesus, sobre a nossa postura e a nossa fé.

Estamos na primeira semana do tempo do Advento, um tempo muito rico para despertarmos para a realidade da vinda do Senhor. Precisamos pensar e repensar a nossa vida na expectativa da vinda gloriosa d’Ele. A Igreja quer nos fazer despertar, porque, para ela, os acontecimentos salvíficos não aconteceram há dois mil anos, mas são atualizados diariamente na Eucaristia.

"A respeito da época e do momento, não há necessidade, irmãos, de que vos escrevamos. Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite. Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais. Mas vigiemos e sejamos sóbrios" (Ts 5,1-6).

Todas as vezes em que se fala sobre a segunda vinda de Cristo, há sempre uma polêmica, há inquietações, mas esta é uma verdade que ninguém questiona.

.: Ouça: "Nossa postura precisa ser de vigilância"

"Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes" (Mt 24,44).

Quem lhe disser que o dia do Senhor está muito longe, está enganando-o. Se alguém lhe disse que será na semana que vem, também está mentindo. A Bíblia não autoriza ninguém a dizer isso. Se ninguém sabe o dia nem a hora em que Ele virá, como pode dizer que isso está longe e que você não precisa se preocupar? Pode ser a qualquer hora, por isso, vigie.

A postura de vigilância é a postura que a Igreja precisa adotar imediatamente. Incomoda-me o fato de que ela parece estar dormindo, como se pensássemos do seguinte modo: "Na hora em que o Senhor vier, haverá um aviso extraordinário e, então, nos prepararemos".

Devemos viver a expectativa da vinda do Senhor como se Ele fosse vir esta noite.

São Paulo faz alusão às dores do parto ao referir-se sobre a proximidade da vinda do Senhor. Toda mãe sabe bem do que ele está falando, porque quanto mais perto está a hora da vinda de seu filho, maiores e mais constantes são as dores. Assim está sendo no mundo. Quanto mais próxima está a vinda de Jesus, maiores e mais constantes estão ficando as evidências.

O Papa Bento XVI tem nos chamado a atenção para o relativismo moral, em que as pessoas relativisam tudo – tudo pode, tudo é permitido – como se nada fosse acontecer. Mas Deus está tendo misericórdia de nós.

O que acontece com as guerras? No mundo, elas estão acontecendo em todos os lugares. Há quantos anos não há paz no Oriente Médio? As pessoas estão se matando por causa de etnias diferentes. No Brasil, morrem por diversos tipos de crimes cerca de cinqüenta mil pessoas, isto porque nós não estamos em guerra. Nunca vi esses números reduzirem. No Brasil, nos Estados Unidos da América, na Ásia, e em todo o mundo a fome tem aumentado intensamente. Os dados estatísticos são absurdos. Portanto, com todas essas evidências nós podemos dizer que o dia do Senhor está se aproximando.

.: Ouça: "Fica conosco Senhor"

Deus não nos quer distraídos; Ele está nos dando sinais, está nos advertindo porque tem um carinho especial por cada um de nós. Não durmamos; vigiemos! Um fato de que não podemos nos descuidar é que Ele chegará numa hora em que ninguém espera, e vai ser um dia terrível para muitos, mas para a Igreja será um dia glorioso.

Na medida em que você vir o dia do Senhor se aproximar, alegre-se, porque a sua libertação está próxima. Ninguém tem o direito de ficar distraído, de se deixar enganar. A Igreja não será surpreendida, e todos que forem fiéis não passarão pela grande tribulação que irá se aproximar, porque Deus irá poupá-los.

Pergunte para você mesmo agora: Se Jesus vier hoje, como está a sua vida, o seu relacionamento com Deus, o seu relacionamento com você mesmo, que é o templo santo de Deus? Onde estão as suas preocupações, os seus cuidados? Quais decisões você precisa tomar agora? Será que a sua casa está "desguarnecida" e qualquer ataque seria um desastre para você?

Ao mesmo tempo em que este dia se aproxima, satanás também está se aproximando violentamente, por isso, não se deixe enganar, não se distraia. A verdade, a oração e a disciplina têm de fazer parte da sua vida.

Faça a sua oração agora. A mais simples que você puder fazer.

"Pai, eu sei que o Senhor está preparando a sua Igreja, que está convocando um povo bem disposto a sair, a levar o anúncio para que ninguém seja surpreendido, para que todos se salvem". Obrigado, Pai. Amém.

↑ topo