Vigilantes e orantes

Vamos conversar sobre um tema que eu gosto muito de meditar: a vigilância. Para isso, abra a sua Bíblia na Carta aos Efésios 5, 15-16: “Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus”.

Vamos permitir que o Espírito Santo nos fale aquilo que nós precisamos ouvir, vamos deixá-Lo inundar todo o nosso ser e agir em nós. O que é vigiar? É guardar, estar atento a algo, a alguém. Não podemos cochilar! Se eu sou vigia de uma casa e durmo, o ladrão entra e a rouba. Não posso sequer dormir cinco minutinhos nesse caso. Jesus hoje nos pede que vigiemos a nossa conduta para não deixarmos o maligno entrar e fazer um grande estrago em nossa vida.

Nós não podemos perder tempo com coisas que não vão nos ajudar na santificação. Perdemos tempo assistindo coisas que vão nos destruir. Deus quer falar conosco pelos sinais, além de vigiar, precisamos estar atentos, pois há uma corrente querendo nos pegar. Prova disso são as leis que estão sendo aprovadas no mundo. No Brasil, querem tirar os crucifixos dos locais públicos, estão querendo tentar tirar Deus Pai de nossas vidas. Mas isso nunca vai acontecer, sem ou com crucifixos!

Nós estamos treinando aqui na terra, nossa casa definitiva é o céu.
Portanto, enchemo-nos do Espírito, pois só Ele vai nos dar graça para passar por este mundo. Precisamos agradecer a todo momento pela nossa vida, precisamos viver bem esse tempo. Tem o pão para comer? Dê graças a Deus! Tem onde dormir? Dê graças a Deus! Pare de murmurar!

Não se esqueça: o vigia não descansa! Ele guarda a sua vida, por isso não pode dormir. É preciso que sejamos assim também. Mas agora você pode me perguntar: Como eu vou conseguir ficar em constante vigilância? A resposta está em Efésios 6, 10-18:

“Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos”.

Deus quer fazer um divisor de águas na sua vida. Ele quer separar o ontem do agora para frente. O passado ficou, eis que tudo se faz novo a partir deste momento. Cristão é aquele que assume a cruz de Cristo para valer, é aquele que não tem medo de enfrentar as batalhas do dia a dia.


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo