Viver em Cristo, com Ele e para Ele

Padre José Augusto
Foto: Vânia Regina/CN

Se fôssemos ateus ou nunca soubéssemos da existência de Jesus, ao ver a imagem da Cruz, perguntaríamos: “O que Ele fez para que fosse crucificado?”. Nós não perguntamos porque somos cristãos, sabemos que Ele não fez nada, mas O crucificaram porque não entenderam Sua missão.

E por que Ele se deixou crucificar? Para que não fôssemos crucificados. Ele foi crucificado por causa de nossos pecados e é isso que as leituras de hoje nos apresentam.

A Primeira Leitura, por exemplo, mostra Davi, que adulterou, e o fez com a esposa de seu melhor amigo, um soldado que o defendia da morte. Davi ainda mandou matá-lo. Mas como vemos o Salmo 50, de autoria dele [Davi], Deus perdoou todas as suas faltas.

Já no Evangelho, Lucas fala da mulher pecadora perdoada por Jesus. Ele não diz qual é o pecado dela, por isso, não podemos supor. Se fosse para saber, o discípulo teria dito. O Senhor a perdoa e o fariseu  julgue que, se Ele fosse um profeta, não permitiria que a mulher pecadora tocasse n'Ele.

Deus sempre perdoa o pecador! Jesus é a solução para a sua vida, para você que viveu ou vive o pecado, no namoro, no casamento. Vá atrás de Cristo, arrependa-se que Ele o perdoa!

Na Segunda Leitura, São Paulo diz que foi crucificado com Cristo, ou seja, Jesus carregou todos os nossos pecados e morreu por todos nós. Os nossos pecados foram crucificados com Cristo e, para começar a vida nova, precisamos nos arrepender e confessar.

Paulo ainda diz: “Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou” (Gl 2,20). O apóstolo está dizendo que agora vive para Cristo. Por Ele, para Ele, e com Ele. Eu, que sou sacerdote, vivo só para o Senhor, e a mesma coisa é para os solteiros, casais e namorados: “Quero viver só para Ele. Fazer tudo por amor a Ele”. Antes, os namorados faziam tudo que lhes "dava na telha", mas agora, depois de conhecer a Jesus, precisam fazer diferente, para não ofender o Senhor.

Hoje, comemoramos um dos santos mais populares da Igreja: Santo Antônio. Eu tive a graça de, na semana passada, visitar Pádua (Itália), onde, com um grupo de peregrinos, vi a língua intacta do santo.

Foto: Vânia Regina/CN

Agora eu vou ilustrar o que é viver para Cristo: Santo Antônio nasceu em 1195 e, aos 15 anos, entrou na Ordem dos Agostinianos porque queria viver para Cristo e entendeu que Jesus o chamou para ser apenas d'Ele e, só depois, se tornou um franciscano. Ele conhecia a Bíblia por inteiro e seu amor era tão grande por Jesus que queria morrer como Ele. Desejou ir para o Marrocos e morrer como outros franciscanos que deram a vida neste país como mártires.

Devido a uma enfermidade, acabou retornando e indo para a Itália, onde foi um grande pregador porque conhecia a Bíblia. Do seu coração só brotavam a Palavra de Deus e o amor a Jesus Cristo. Não era Antônio que vivia, mas Cristo nele! Com somente um ano depois de sua morte, ele foi declarado santo. Isso se deu porque era amante da Palavra de Deus e era apaixonado por Nosso Senhor Jesus Cristo! Era tão apaixonado pelo Ressuscitado que o Menino Jesus aparecia para ele. Por isso, na imagem desse santo há o Menino Jesus e também a Palavra.

E digo para aqueles que são solteiros: será que Deus também não o está chamando para ser inteiramente d'Ele? Para anunciar a Sua Palavra e salvar muitas pessoas para Deus? Será que não chegou a hora de assumir que só Cristo basta?

Sabe onde Antônio está agora? Na Glória de Deus! E daqui da terra, eu peço a ele: “Pede por mim, Santo Antônio, porque eu quero ir para o céu! Dá-me a graça de ser santo!”. Hoje é o dia de pedirmos a intercessão desse grande santo pela nossa família, pelo namoro, pelos nossos pais. Peça a Santo Antônio, porque só Jesus é a solução para a sua vida. Hoje é do dia de pedirmos!

 

Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova
 

↑ topo