Você tem sido degrau ou pedra de tropeço?

Padre Edimilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Nas leituras dos últimos dias, temos visto muitos avisos que Jesus faz ao povo de Seu tempo, não poupando nem os mestres da Lei.

Diante disso, temos que estar vigilantes e compreender que ninguém está livre de errar. Nós precisamos ter muito cuidado para não colocar muito peso sobre o ombro dos outros, enquanto nós não somos capazes de mover um dedo. Como no caso em que os pais obrigam os filhos a irem à igreja, mas faz anos que não participam da Santa Missa.

Se você quer que sua família participe ativamente da Igreja, você deve ser o primeiro a frequentar a Santa Missa, mesmo que ninguém vá. Porque assim, quando precisarem, eles terão uma referência para seguir e saberão onde buscar conforto e paz.

Também corremos o risco de fazer o contrário: nos dedicarmos às coisas de Deus e, em razão disso, julgar outras pessoas que não fizeram a mesma opção. Muito cuidado com os olhares e as palavras que você usa para com as pessoas que estão necessitadas de Deus. Se elas só virem julgamento de sua parte, quando elas precisarem de ajuda, você acha que elas vão procurá-la onde? Com certeza, bem longe de você, pois já cansaram de ser julgadas.

"O milagre você realmente precisa é a mudança de vida", diz Padre Edimilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com

Não queira ser responsável por afastar ninguém de Deus, pois nossa missão é justamente reunir o rebanho de Deus. Jesus nos faz um grande alerta, para que sejamos chamados de bem-aventurados e não de malditos. Pois existem muitos que não dão passos e também não permitem que outras pessoas caminhem no seguimento de Jesus Cristo.

Qual é o caminho que você tem trilhado? Você tem sido um degrau para que as pessoas se sintam mais próximas de Deus, quando estão mais próximas de você, ou é uma pedra de tropeço, que só atrapalha no caminhar delas?

Não queira ser maior do que ninguém ou se destacar pelos dons que Deus lhe deu. Se você acredita mesmo que esses dons são para elevá-lo acima dos demais, então você não entendeu nada! A única coisa que Deus quer de nós é que sejamos humildes e em posição de servir ao próximo.

Não há esperança para os que buscam a glória diante da humilhação dos demais. Eu não sei qual é o milagre que você tem pedido para sua vida ou para a sua família, mas de nada adiantam as maiores curas ou libertações se o seu coração não estiver disponível para amar ao Senhor.

O milagre de que hoje você realmente precisa é a mudança de postura, de hábitos, de linguagem e temperamento. Não seremos capazes de acolher o Senhor em nossa vida se não formos capazes de acolher nossos irmãos. Cada um de nós conhece a própria fraqueza. Não sei em que hoje você precisa mudar, mas eu ainda preciso de muita coisa. Faça a experiência de pedir ao Senhor aquilo que hoje lhe falta, não tenha medo de pedir, pois a Palavra nos fala que basta pedir para recebermos. Renuncie, nesta tarde, a toda rebeldia, inveja, sentimento de ódio e às idolatrias que hoje ocupam o lugar de Cristo na sua vida.

Peça ao Senhor, neste dia, a graça de ser portador de palavras de bênçãos e ter ações dignas de um homem e uma mulher de Deus. Que tenhamos coragem de assumir o nosso papel como cristãos diante da sociedade. Que assim, como nos pediu o Papa Francisco, não falsifiquemos a nossa Igreja, mas que a mostremos com autenticidade, assim como Cristo a fundou e a confiou aos apóstolos.


Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo