Homilia: Preciosíssimo Sangue de Jesus

Padre Diogo Albuquerque

Preciosíssimo Sangue de Jesus

Padre Diogo Albuquerque, durante o encontro ‘Protegidos pelo Sangue de Jesus’, em sua homilia falou sobre o Preciosíssimo Sangue de Jesus.

Este é o tempo, o dia que o Senhor fez para nós. E Ele nos convida a refletirmos sobre a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, porque é n’Ele que vamos encontrar forças necessárias para este tempo que nos desafia, que tantas realidades tem trazido para nós e para nossa família, e que precisam ser combatidas.

João 23 nos recorda que bastaria uma única gota do Sangue de Cristo para que toda humanidade fosse salva, mas vemos que Nosso Senhor não derramou apenas uma única gota, mas todo o Seu Sangue por mim e por você.

Você é valioso ao Senhor. E se ninguém lhe disse o valor que você tem, Deus quer lembrá-lo que você vale muito, você vale o Sangue do Filho de Deus derramado na cruz. Quando tomamos posse dessa verdade, nós nos tornamos pessoas destemidas.

Na primeira leitura, estamos diante do testemunho de Jeremias, que viveu num período conturbado e não teve medo de denunciar a perversão que Israel havia adotado por causa de suas práticas abomináveis aos olhos do Senhor. E de modo especial, de toda idolatria que Israel estava vivendo.

Jeremias apresenta, de modo muito claro, que, por conta da infidelidade do povo, o exílio seria algo inevitável. Hoje, estamos vendo uma das partes decisivas da vida de Jeremias. Ele, podendo negar tudo o que havia profetizado, ao contrário, exorta Israel a uma conversão mais uma vez, a uma mudança de vida.

“Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós” (Jr 26,13). Essa ordem é para nós, porque só vamos experimentar o poder da força de Jesus em nós se fizermos o que o profeta está nos recomendando.

Muitas vezes, o profeta não é aceito porque as pessoas querem ouvir o que lhes faz bem; é por isso que, no Evangelho de hoje, vemos o exemplo de um homem que viveu a verdade até às últimas consequências, tendo sua cabeça entregue a seus grandes escarnecedores. E esse era João Batista.

A verdade para nós não é uma ideia, uma ideologia, algo que gera conforto. A verdade para nós é uma pessoa. Foi Jesus quem disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Quando essa verdade está no centro das nossas escolhas, a nossa vida é abençoada. Quando escolhemos Jesus e estamos com Ele, não temos a quem temer, porque a verdade nos protege, abençoa-nos. Pode olhar na sua vida, na sua casa e perceber que todo sofrimento está associado às vezes que você deixou de viver a verdade do Evangelho e passou a viver a mentira que o mundo prega.

Ou somos de Jesus ou não somos nada. Ou somos de Jesus ou nossa vida vai continuar sem sentido. Não dá mais pra sermos mornos, porque os mornos serão vomitados. O Espírito Santo vai nos convencer de tudo o que, na nossa vida, precisa ser renunciado. O Espírito nos convence, mostra-nos a direção para não nos desviarmos nem para a direita nem para a esquerda.

↑ topo