A Palavra de Deus é alimento para a nossa vida

Elza Borges

Elza Borges | Foto: Andréia Britta/cancaonova.com

Em setembro, a Igreja nos convida a meditarmos e a contemplarmos a Palavra de Deus.

A Palavra se atualiza em nós, a Palavra é cura e nos traz libertação e salvação. Hoje, Deus nos chama a experimentar a força da Palavra de Deus.

O fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, é aquele homem incansável da Palavra de Deus. Em seu livro ‘A Bíblia no meu dia a dia’, padre Jonas testemunha: “Graças a Deus não posso negar: a Bíblia faz parte da minha vida. Ela se tornou carne da minha carne e ossos dos meus ossos. Eu ‘comi’, ‘mastiguei’, ‘digeri’, ‘ruminei’, assimilei a Palavra de Deus como um alimento. Hoje, ela é como o sangue que me corre nas veias”.

A Palavra é alimento

A Igreja nos ensina que a Palavra de Deus é alimento. Assim como nos alimentamos todos os dias, também somos chamados a nos alimentarmos da Palavra de Deus diariamente, pois Sua Palavra é viva e eficaz; e quando a tomamos em nossa mão, não é qualquer livro, é Jesus Palavra que está em nossas mãos.

A Palavra de Deus se atualiza a cada dia em nossa vida. “O verbo divino se fez carne e habitou entre nós” (João 1,14). Jesus se encarnou no plano da salvação, por isso a Palavra é viva.

Não façamos da Bíblia um depósito de bilhetes, porque a Palavra de Deus é sagrada, é um tesouro em nossa vida.

Quando encontramos um tesouro, nós o guardamos com muito carinho; assim, somos convidados a guardar a Palavra, pois ela é nosso encontro pessoal com Jesus todos os dias.

Leia mais:
.:Alimento que dá a vida
.:Como podemos nos aproximar da Palavra de Deus?
.:Luz da Fé: Sagrada Escritura, alimento e força para os filhos de Deus

Precisamos nos alimentar da Palavra para não ficarmos desnutridos. Muitas vezes, estamos sem rumo e sem direção, e na Bíblia encontramos as respostas para todas as coisas.

Hoje, estamos vendo que o inimigo quer destruir as nossas famílias, por isso é tempo de nos voltarmos para Deus e para a Palavra d’Ele.

Busquemos as coisas do Alto

A Primeira Leitura do dia de ontem dizia: “Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto” (cf. Cl 3,1). E onde buscamos essas coisas? Olhando para cima? Encontramos as coisas do Alto por meio da Palavra de Deus.

A Palavra meditada está João 15,1-5:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Nesta Palavra, o Senhor nos dá uma direção. Ele nos exorta e nos chama para a conversão e para a mudança de vida. O mesmo Jesus que realizou milagres há dois mil anos é o mesmo que diz a nós hoje:

Onde você tem colocado a sua esperança?

Podemos estar como um paralítico, parados nos erros, nas lutas, mas a nossa esperança está na Palavra de Deus.

Leve a Palavra para a sua vida. O Senhor nos chama a permanecermos n’Ele, a sermos homens e mulheres da Sua Palavra. É tempo de voltarmos e buscarmos a graça de Deus. Na Palavra, somos restaurados e levantados, por isso precisamos ser homens e mulheres da Palavra de Deus.

“A Palavra de Deus é força de Deus para salvação de quem acredita” (CIC 124).

Todos nós queremos a nossa salvação e seremos salvos quando mudarmos a nossa direção, o nosso caminho, a nossa meta, e buscarmos a Palavra do Senhor.

Transcrição e adaptação: Karina Silva

↑ topo