A Palavra do Senhor é viva e eficaz

Natalgil da Silva

Natalgil da Silva. Foto | Bruno Marques/cancaonova.com

Meditemos a Palavra de Deus na Carta aos Hebreus capítulo 4, versículo 12:

“Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”.

A partir desse versículo, meditemos sobre a Palavra de Deus. O mês de setembro é conhecido, na Igreja Católica, por ser o mês da Bíblia. No dia 30 de setembro, celebramos a vida de São Jerônimo, e foi ele quem traduziu a Palavra de Deus para o latim. Então, a Igreja definiu o mês de setembro como o mês da Palavra de Deus.

A Palavra é viva e eficaz

A Palavra de Deus é viva e eficaz, mas como podemos reconhecê-la? A Palavra de Deus presente em I João 1,1 diz que: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. A Palavra de Deus, em primeiro lugar, é viva, porque ela é o próprio Cristo que se encarnou no meio de nós.

Por que, na nossa vida, nos deparamos dia a dia com tantas pessoas despreparadas? Constatamos em algumas pessoas a falta de preparo e a falta de instrução. A resposta para esse despreparo é a falta da experiência com a Palavra de Deus.

Deus está nos convidando à retomada da experiência com a Sagrada Escritura. Não é sem motivos que São Jerônimo dizia que ignorar a Sagrada Escritura é ignorar o próprio Cristo. Quero mostrar que quando nos colocamos à disposição do Senhor, Ele é capaz de fazer milagres em nossa vida, mas para isso precisamos entrar em comunhão de escuta com a Palavra de Deus.

Conformar a vida em Deus

Ser cristão é conformar a nossa vida em Deus. Muitas vezes, não queremos conformar a nossa vida em Deus porque é exigente, então, exige de nós compromisso.

Não podemos cair na idolatria de colocar pessoas e ídolos no lugar de Deus, porque é a Palavra de Deus que faz as maravilhas acontecerem em nossa vida.

Deus fez maravilhas na vida da Virgem Maria porque Ela disse: “Faça-se em mim segundo a Sua palavra” (Lucas 1,38). Não tenha medo de, como a Virgem Maria, abrir-se à escuta da Palavra de Deus.

Não podemos ouvir a Palavra de Deus somente como meros ouvintes. Deus está falando conosco e não podemos ser meros ouvintes, ou seja, deixar que a Palavra entre em nós e não produzamos frutos.

“Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Isaías 55,10-11).

Leia mais:
.:Setembro, mês da Bíblia
.:Que tal começar tudo pela Palavra de Deus?
.:Na adoração, experimentamos Cristo de forma viva e verdadeira

Sejamos aplicados à escuta da Palavra

Precisamos nos aplicar para a escuta da Palavra, ouvi-la com dedicação, porque ela é útil para ensinar, formar, preparar, adorar e argumentar. Somos convidados a dar ouvidos à Palavra de Deus.

Não sejamos insensíveis à Palavra de Deus que quer realizar milagres e prodígios em nossa vida. Por meio da Palavra, temos de aprender a colocar a nossa confiança em Deus. A Bíblia é o manual de instruções que vai nos ajudar a sermos eficientes e eficazes.

O Catecismo da Igreja Católica, no capítulo 104 diz:

“Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra continuamente o seu alimento e a sua força, porque nela não recebe apenas uma palavra humana, mas o que ela é na realidade: a Palavra de Deus. «Nos livros sagrados, com efeito, o Pai que está nos Céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, a conversar com eles»”.

Não temos colocado em prática a Palavra do Senhor em nós, por isso, não temos colhido os frutos dela. Reconheçamos a voz de Deus e a coloquemos em prática em nossa vida.

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Karina Silva.

↑ topo