As bem-aventuranças são a identidade do cristão

Padre Celestino

As bem-aventuranças fogem à lógica do mundo

Padre Celestino Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Nesta tarde, vamos meditar sobre as bem-aventuranças. E ser bem-aventurado é o mesmo do que ser feliz.

Jesus, durante seu ministério, escolheu alguns discípulos. Ele não quis começar com multidões, mas preferiu começar o anúncio do Evangelho a partir dos seus discípulos.

E o Senhor traz aos seus discípulos as bem-aventuranças. Ele afirma que os bem-aventurados são os que têm um coração de pobre. E o que significa isso? Significa que são felizes aqueles que dependem totalmente de Deus! Trata-se de uma dependência que liberta o homem, pois, o liberta do pecado. Assim, o homem se torna verdadeiramente livre.

Meus irmãos, a conversão é diária. Nós nunca estaremos totalmente prontos. Sempre falta alguma coisa para alcançarmos a perfeição, daí, a necessidade de uma conversão diária.

As bem-aventuranças fogem à lógica do mundo. Veja só o que nos ensina nosso Senhor:

Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e Seus discípulos aproximaram-se d’Ele. Então, abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: “Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,1-12).

Leia mais: 
.:Caminhos para a felicidade baseados nas bem-aventuranças
.:Eu não sei ser santo! Como posso fazer isso?
.:O corpo adoece, a alma nunca adoece 

.: Baixe o aplicativo Canção Nova e tenha nosso conteúdo na palma da mão

Portanto, diante dessas palavras de Jesus, compreendemos que ser cristão é fugir à lógica do mundo. Que possamos ser misericordiosos, dependentes de Deus e vivermos em Sua lógica divina. Todos temos dificuldades? É claro que sim! Mas ser cristão faz toda a diferença, mesmo em meio a cada dificuldade. Não queira apenas as “glórias”, abrace, também, a essa cruz que lhe foi dada e siga a Cristo com amor e fidelidade.

As bem-aventuranças são a identidade do cristão. E ser cristão é viver com Jesus em todas as horas, seja na hora da alegria ou na hora da tristeza. Em todos os momentos, somos chamados a viver essa felicidade contida em cada bem-aventurança.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo